Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse

Gostou? Compartilhe!

Se você acompanha o blog da Boi Saúde com frequência sabe que bem-estar animal é fundamental e precisa estar presente diariamente na vida dos bovinos.

Por isso, na dica de hoje queremos abordar o assunto e te ensinar como fechar os bovinos em estresse, transtorno e acima de tudo, promovendo o bem-estar.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

Então, vamos lá!

 

 

O fechamento do gado acontece quando o produtor precisa aplicar alguma vacina ou manejo específico. Algumas táticas auxiliam a propriedade ter agilidade nesse processo e também evitar o estresse ao animal.

 

Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse
Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse. – Foto: Reprodução Internet

Passo a passo para fechar com bem-estar animal os bovinos

 

Papel e caneta na mão, amigo produtor? Anote o passo a passo:

1- Em primeiro lugar, toda vez que o gado for fechado, traga o animal para um curral menor.

2-  Lembre-se: poucos animais, sem lotar o curral.

3- Deixe esses animais por um tempo nesse local e leve um a um ao tronco.

4- Observe que em todo rebanho existe uma hierarquia. E claro, um líder. Sendo assim, visualize esse líder que será manejado por último. Se ele passar primeiro pelo tronco, irá liberar o feromônio, hormônio de comunicação do gado que indica perigo. Assim, os demais irão se afastar do local e ficarão mais arredios e resistentes.

5- Passe os animais individualmente no tronco com agilidade. No entanto, não precisa ser corrido, mas a agilidade faz com que o animal não identifique o perigo. Perceba que o animal urina aos poucos, deixando um rastro de identificação de perigo para o próximo.

6- Assim que terminar o manejo, leve o gado para outro pasto. Em seguida, água fresca e uma boa pastagem precisam ser oferecidos para que toda vez que esse animal passe por algum estresse, ele perceba que será recompensado com um bom ambiente, por exemplo.

O fechamento de gado é uma prática comum, principalmente nas tarefas de manejo como vacinas, pesagem, acompanhamento de desenvolvimento. Contudo, para facilitar, algumas propriedades estão implementando brincos eletrônicos que, por código, contém todas as informações daquele animal. Além da identificação, que evita a marcação de ferro, também proporciona maior facilidade de agilidade no manejo. Por isso, invista em tecnologia na sua propriedade, amigo produtor. São investimentos que proporcionam mais produtividade e trazem maior retorno no lucro para a sua propriedade.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Para continuar no assunto de bem-estar animal, acesse outras dicas que preparamos:

Como manejar o gado com menos estresse

Bem-estar bovino: conceito deve estar presente na pecuária

Criação de gado: 7 dicas para iniciar com sucesso

Principais vacinas para bovinos no Brasil

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Novas orientações são publicadas toda semana.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio. Nos vemos na próxima. Então, até lá!

 
banner banner
 

2 pensou em “Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse”

  1. Willian Bavaresco disse:

    Como identificar o lider dos bovinos? Como funciona a hierarquia nos bovinos?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Willian, muito obrigado por nos acompanhar. Interessante, poderia me enviar por e-mail por favor? josecarlos@boisaude.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*