Como limpar o cocho e bebedouro de boi

Gostou? Compartilhe!

Que a água e a nutrição são elementos fundamentais para a manutenção da saúde e processo de engorda, os bons produtores sabem. Mas manter a higiene do cocho e do bebedouro é algo necessário. Afinal, por meio de bactérias e acúmulo de lama, limo e lodo, os bovinos podem adoecer e adquirir doenças. Com isso, vamos te ensinar a limpar o cocho e bebedouro de boi.

Tendo alguma dúvida, já sabe, né? Basta escrever nos comentários, pois assim iremos esclarecer. Combinado?

Então, vamos lá!

 

Como limpar o cocho e bebedouro de boi

 

Bebedouro de boi

O bebedouro é um item importante no pasto. Por isso, você deve fornecer água limpa, sem cheiro ou cor e sabor aos bovinos. Isso significa que a mesma água oferecida ao gado, deve ser própria para consumo humano. Ou seja, ao menor sinal de limo e outros dejetos, faça a limpeza imediatamente.

 

Para a limpeza:

  • Esvazie o bebedouro;
  • Esfregue todo o local bem, principalmente nas áreas onde houver limo e lodo (o que não pode acontecer, o bebedouro precisa sempre estar limpo);
  • Se apenas a água não bastar para eliminar a sujeira, utilize água sanitária, mas enxágue bem para não deixar nenhum resíduo do produto na água que será oferecida para o gado;
  • Após todos os resíduos serem eliminados, o bebedouro pode ser novamente abastecido com água para consumo do gado.

Contudo, a frequência da limpeza depende muito de quantos animais fazem uso do bebedouro, e também do acúmulo de sujeira. O formato de limpeza citado acima não leva mais que 30 minutos.

Para saber tudo sobre o papel da água na nutrição dos bovinos, acesse a dica que preparamos: Água para bovinos: dicas para alavancar a produtividade. 

 

bebedouro de boi
bebedouro de boi – Foto: Cristina Brito

Cocho

 

Em primeiro lugar, o ideal é não deixar sobras de ração diárias no cocho. Afinal, isso pode atrair moscas, dependendo da nutrição fornecida. E se da espécie da mosca for transmissora de alguma doença, pode trazer grande risco à saúde dos animais e também dos humanos.

Em segundo lugar, você pode lavá-lo com frequência, da mesma forma que o bebedouro, sempre que restos de ração e suplementos estiverem acumulados, por exemplo.

Em terceiro lugar, mas não menos importante, o cocho merece uma atenção especial ao redor dele. Fezes, lama, poças de água e lixo são vilões quando se trata de sanidade animal. Por isso, uma dica é concretar a área ao redor do cocho. Isso evita até a famosa doença do casco. Se quiser potencializar seus conhecimentos, clique no texto: Cocho tem segredos de manejo para melhorar a produtividade.

 

Boi Saúde no YouTube

 

Por fim, para complementar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos, te convidamos para conhecer o canal da Boi Saúde no YouTube.

Vídeos de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade.

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

4 pensou em “Como limpar o cocho e bebedouro de boi”

  1. Paulo Sergio Negrini disse:

    Boa tarde, acompanho o trabalho da Boi Saúde a 02 anos e tenho aprendido muito. Tenho um ótimo material guardado. Não sou pecuarista ainda, mas devo adquirir uma propriedade ate final de 2022, e nesse período venho estudando muito o assunto.. tenho acompanhado as LIVES todas as Segundas Feira. Vou trabalhar com gado de corte. Sou de Londrina, Norte do Pr e ainda estou em duvida qual a melhor raça para trabalhar. Muitas propriedades da região trabalham com o NELORE, mas estive pensando no Senepol… A Boi Saúde tem me ajudado muito, tenho apreendido e tirado muita dúvidas. Agradeço o trabalho de vcs e principalmente ao José Carlos pois em suas LIVES tem esclarecido muitas duvidas minhas.. Parabéns a toda equipe….

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

  2. Curso De Cabeleireiro disse:

    Aqui é a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Camila, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*