Como melhorar o desempenho do boi gordo hoje

Gostou? Compartilhe!

O produtor que chegou neste texto pensando que iria encontrar uma fórmula mágica… se enganou. Nós já citamos diversas vezes que a pecuária não tem segredos e a melhoria do desempenho do seu boi gordo hoje é possível com muita dedicação. Ainda, com o acerto de alguns detalhes que vamos te explicar agora.

Então, continue com a Boi Saúde e aumente a produtividade do seu rebanho.

Em primeiro lugar, o bom desempenho do gado de corte não depende de um único fator, mas de um conjunto, que quando muito bem alinhado e administrado, proporciona resultados até acima do esperado.

Se você já atua com gado de corte e quer checar se está fazendo de acordo com o que é necessário para se ter uma rentabilidade adequada, utilize nossas orientações abaixo para um check-list. Mas se está com dificuldade ou pensando em iniciar a atividade, sem problemas. Pedimos apenas atenção redobrada aos detalhes. E se tiver qualquer dúvida, escreva nos comentários, combinado? Assim que possível iremos te responder.

 

Como melhorar o desempenho do gado de corte

 

Pastagem do boi gordo hoje

Já checou como está a sua? Mais que ter uma forrageira adequada para seu tipo de solo e região, é preciso de manejo para mantê-la saudável e nutritiva. Quer saber mais? Te orientamos na dica: Manejo correto da pastagem. 

 

Sanidade animal

Ter o calendário vacinal é muito mais que seguir as normas do MAPA e da Vigilância Sanitária local, amigo produtor. Acima de tudo, é uma proteção contra as doenças que acometem os bovinos e consequentemente, uma segurança financeira que irá te livrar de prejuízos evitáveis. Portanto, para se planejar e não deixar de lado nenhuma vacina obrigatória, confira a dica: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

 

Como melhorar o desempenho do boi gordo hoje
Como melhorar o desempenho do boi gordo hoje – Foto: Reprodução Internet

Nutrição do boi gordo hoje

Não tem como fugir dela. Por mais que o pasto seja a nossa primeira opção na nutrição e engorda, precisamos fazer a reposição dos nutrientes que tem menor índice na pastagem. A melhor forma de fazer essa correção é no cocho, por ser mais prático e barato.

Além disso, existem diversos suplementos que atendem a essa necessidade e a escolha varia de acordo com o seu plano de produtividade. Te explicamos melhor cada opção aqui no link: Gado de corte: suplementos e melhor época para oferecê-los.

 

Manejo e bem-estar animal

Por último, mas não menos importante, a forma como a lida dos animais é executada conta muito. Ou seja, desencadear o estresse nos bovinos por ações violentas e agressivas no manejo, apenas prejudica o desempenho do gado. Por isso, amigo produtor, oriente sua equipe a atuar de acordo com o bem-estar animal.

E mais que evitar traumas, os bovinos se desenvolvem de forma saudável e com a engorda esperada.

Por fim, outra maneira de se atualizar e obter conhecimento sobre produção de gado é pelo nosso canal de vídeos no YouTube. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*