Gado de corte: o calor pode afetar o peso?

O Brasil sofre com altas temperaturas no verão. Com as alterações climáticas frequentes, as mudanças bruscas acontecem de um dia para o outro. Ou até mesmo, é possível se ter as quatro estações no mesmo dia. E como fica o organismo do gado de corte com todas essas temperaturas? Será que o calor pode afetar o peso do gado de corte?

O calor é sim m vilão do boa produtividade da pecuária. Cabe ao produtor elaborar estratégias que minimizem as consequências. E mais ainda, proporcione um melhor bem-estar animal aos bovinos.

 

O que o calor pode causar no gado de corte 

 

Síndrome distérmica: causada pela ingestão de pasto infectado com vários endófitos gerando uma substância chamada alcaloides da cravagem do centeio. É gerada por substâncias que agravam o efeito de calor e intoxicação por água associada à ingestão excessiva de água são adicionados a indivíduos com muita sede.

Estresse térmico: a radiação solar direta nos bovinos pode causar perda de peso. Isso porque as altas temperaturas causam grande impacto e incômodo na saúde dos bovinos. Você mesmo fica confortável quando está exposto. Falta de apetite e até a limitação dos movimentos são fatores preocupantes.

Desidratação: Um animal adulto tem que consumir em torno de 45 litros de água por dia ou o gado de corte tem que consumir três litros de água para cada quilo de matéria seca consumida. Essa medida varia de acordo com o clima, umidade, variações da região onde está localizado. Já a quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de quatro litros de água para cada um litro de leite produzido. A água fria auxilia no esfriamento do organismo do animal, proporcionando bem-estar.

gado de corte
Gado de corte precisa ser protegido do calor. – Foto: @aloofotos 

Para amenizar as altas temperaturas 

 

A dica aqui é muito simples. Plante árvores! Faça corredores florestais e proporcione sombra em pontos estratégicos.

Ter galpões de abrigo para sol e chuva, principalmente para as tempestades de verão. O local deve ter alto e com materiais que não deixem o espaço abafado.

Até mesmo em confinamento, que infelizmente, é muito comum não ter nenhuma árvore na área dos animais, é preciso ter árvores. Plante árvores para os animais se abrigarem do sol em todo o espaço de confinamento. E não esqueça da água, que deve ser fresca e limpa!

Para saber como a água é fundamental para a produtividade do seu gado de corte, acesse: Importância da água para o gado

 
Boi Saúde Logo Preto - Gado de corte: o calor pode afetar o peso?

Total Corte Premium:
Suplemento vitamínico e mineral com virginiamicina!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo
Bitnami