Assim como o boi gordo, a vaca gorda tem cotação de arrobas diárias que indicam a comercialização.
Nesta dica, você vai aprender o que é vaca gorda, a alimentação e manejos adequados. E como evitar que ultrapasse o peso ideal a ponto de prejudicar a saúde e também a reprodução.
E mais uma curiosidade: você sabia que o preço da arroba da vaca gorda e do boi gordo são diferentes?
Segundo a Embrapa, há uma diferença entre 10% a 15% no valor. Sendo da vaca gorda com essa porcentagem menor do que o boi gordo.
Você cria boi gordo na sua propriedade? Potencialize seus resultados:
Alimentação e nutrição
Para atingir a meta da vaca gorda, a alimentação e nutrição precisam ser um foco diário.
Como há diversos sistemas de criação de vaca gorda, é preciso estudar como potencializar para que tenha não só uma carne de qualidade.
O índice de gordura também merece atenção. Assim como o rendimento de carcaça.
No confinamento e semi-confinamento, temos a ração como base de alimentação. Saiba o que oferecer de acordo com cada fase: receitas de ração para gado.
E para complementar, mesmo que seu sistema seja a pasto, não esqueça da importância dos aditivos e suplementos. Principalmente, se o foco da criação é vaca gorda.
Eliminar o efeito-sanfona é outro princípio básico da pecuária. Quando acontece a engorda nas águas e a perda de peso na seca é prejudicial para a saúde dos bovinos. Portanto, também para os negócios em si: Efeito sanfona na engorda de gado: saiba como evitar.
Já pensou entrar na entressafra com a vaca gorda com o peso em dia?
Não pense que não é possível. Acima de tudo, conquistar essa meta está ao seu alcance.
Você tem o hábito de usar sal mineral, sal proteinado, ureia e a virginiamicina? Indicamos a leitura das dicas específicas sobre cada um. Como resultado, você irá obter conhecimento sobre como podem auxiliar com o ganho de peso:
- Como fazer sal proteinado para o gado: a receita
- Virginiamicina: saiba tudo sobre o composto;
- Como fazer sal mineral com ureia para bovinos
Além da alimentação complementada com aditivos, siga as dicas abaixo sobre manejo, além da prevenção de doenças e bem-estar animal.
Manejo
Escolha do gado que farão parte da criação
É preciso mais que escolher a raça adequada para seu clima e região. Ter animais com boa genética e em condições de saúde que não afetam a próxima geração que irá compor o rebanho é necessário.
Pense que na pecuária, para se tem rendimento que compense o trabalho e também o investimento, é sempre necessário promover a melhora. A cada nova safra, produzir animais melhores, com maior ganho de peso. E também com a carne que seja destaque no mercado.
- Angus e brangus: conheça a diferença entre as raças;
- Conhecendo um pouco mais das raças de gado da pecuária brasileira;
- Raças de gado de corte para confinamento.
Evite doenças
Existem diversas doenças que impactam a produção de uma vaca gorda.
As formas de transmissão e desenvolvimento de doenças são várias. Algumas mais graves ou nem tanto. Mas o importante é que todas sejam eliminadas ao primeiro sinal. E que ações preventivas façam parte da lida diariamente.
Transmitidas por bactérias, parasitas, falta de vitaminas e nutrientes adequados, os problemas de saúde viram transtorno não só financeiro. São necessários medicamentos, veterinário, cirurgias. Em casos mais graves ou até mesmo a perda do animal.
Funcionários são direcionados das tarefas para tratarem os animais adoecidos. Portanto, pode sobrecarregar a função dos demais.
Há também o sofrimento animal. Dor, desconforto e mal estar impedem que o bovino tenha uma qualidade de vida adequada.
Devido a todos esses aspectos negativos, será que te convencemos que a prevenção é sempre a melhor saída?
- Síndrome da Vaca Caída: previna a doença;
- Sintomas de vaca intoxicada;
- Como evitar a doença da vaca louca no gado.
Muitas dessas enfermidades pode ser prevenidas com vacinas. A gente sabe que fechar o gado não é uma atividade fácil e que é um momento estressante para os animais. Porém, é possível reduzir os riscos:
- Clostriodiose bovina: prevenção é feita com vacinas para gado;
- Bem estar animal: fechar bovinos sem estresse;
- Calendário sanitário para bovinos: como planejar.
Bem-estar animal
Indo além da prevenção de doenças, o bem-estar animal inclui outros fatores.
A qualidade e quantidade da água e ração no confinamento e pastagem, caso seja o sistema de pasto. Animais que passam fome ou sede não produzem. Ou seja não têm bom desempenho.
Manter a limpeza do cocho e bebedouro é outra atividade que precisa ser incluída no manejo: Como limpar o cocho e bebedouro de boi.
O controle do estresse, amenizar altas temperaturas ao oferecer sombras no pasto/confinamento e também galpões no frio. Higiene com redução de lama, lixo e dejetos em excesso dão condições para que a vaca gorda se desenvolva em condições ideais:
- Descubra a importância da sombra na pecuária;
- Controle de gado: como proteger do frio?;
- O calor pode afetar o peso do gado de corte?
Síndrome da vaca gorda
Quando está acima do peso, a vaca pode desenvolver algumas doenças. Entre elas, o acúmulo de gordura no fígado, maior possibilidade de contaminação por mastite, retenção de placenta e também ovários policísticos.
Outra informação que não pode passar. Quando a vaca gorda está acima do peso ideal, não pode ser direcionada para a reprodução. A saúde dela e também do bezerro pode será ser prejudicada.
Para saber como evitar alguns dos problemas citados, não deixe de ler:
- Mastite em vacas de leite: o que é, como prevenir;
- O que fazer quando há retenção de placenta em vacas;
- Retenção de placenta pode ser evitada com suplementação.
Monitoramento do peso
Por mais que a vaca precise ganhar peso, é necessário tomar cuidado para que não ultrapassar a margem.
Uma vaga gorda é sinônimo de boa produtividade. Porém, quando o limite é ultrapassado, o animal pode ter a saúde prejudicada. Conforme já indicado mais acima.
A alimentação precisa ser bem balanceada. E mesmo em sistemas de confinamento, fique atento a porcentagem do concentrado. Balancear com o volumoso entre em uma proporção 60 por 40 é o melhor para evitar problemas digestivos. E também excesso de gordura.
E para continuar com bons resultados na sua pecuária, acesse mais dicas da Boi Saúde. Confira nosso canal no YouTube: dicas de pecuária em vídeos.
Referência:
Restabelecimento do Cio Pós-Parto. Agência de Informação Embrapa.