Sal mineral para bovinos

O que é e para que serve o sal mineral?

O sal mineral tem a função de corrigir as deficiências de minerais na dieta dos ruminantes, como cálcio, ferro, enxofre, entre outros e não são encontrados na pastagem ou encontrados parcialmente. Dessa forma, esses elementos devem ser complementados com o uso desse sal.

É muito importante o uso do sal, uma dieta rica em proteína e energia, sem cálcio ou magnésio suficientes, não proporcionam o ganho de peso esperado.

Dosagem do sal mineral

Geralmente a dosagem recomendada pelas marcas mais encontradas no mercado é um consumo de 50 a 100 gramas animal/dia. Um consumo acima da dosagem é prejuízo. Mantenha sempre a média de consumo definido na embalagem. A dosagem abaixo do recomendado na embalagem é com certeza o mais preocupante, porque o fabricante vai balancear a composição para aquela dosagem, dessa forma os resultados não apareceram.

Seguem 4 dicas importantes para o uso do sal mineral:

  1. Para encontrar o consumo animal/dia, coloque uma quantidade de sal e após a ingestão, divida pelo número de animais e pelos dias de consumo. Por exemplo: Faça a divisão de 10kg/35animais/3 dias. Neste caso o consumo será próximo de 100 gramas/dia;
  2. Se o consumo estiver muito alto, misture sal branco ao mineral;
  3. Se o consumo estiver baixo, coloque um pouco de melaço, fubá ou outros palatabilizantes para incentivar o consumo;
  4. Verifique se o tamanho do cocho atende o número de animais. Para sal mineral, o ideal é 6cm de comprimento por animal.
Cocho de sal mineral com creep-feeding
Cocho de sal mineral com creep-feeding