fbpx

Como acabar com a verminose em bovinos

A verminose em bovinos é uma doença comum que atinge gado de corte e leite e proporciona grandes prejuízos.

É por isso que na dica de hoje da Boi Saúde você vai aprender como combatê-la. Então, acompanhe!

Vamos começar?
 

 

O que é a verminose em bovinos?

 

É muito comum no Brasil, por ser um país tropical e os vermes se proliferam em local quente e úmido. A incidência é alta nas propriedades rurais em regime de pasto.

Por ser parasitária, ela compete com o animal infectado por minerais e nutrientes, o que causa sintomas como emagrecimento, anemia, sinais de baixa nutrição, falta de apetite, pelos crespos, pelagem de aspecto ruim ou com queda.

 

Como prevenir a verminose em bovinos?

 

Em formato simples, a prevenção evita a proliferação dos ovos e larvas do parasita que transmite a verminose e atinge principalmente animais mais jovens.

Eliminar ovos e larvas do parasita que se proliferam no pasto é a forma de prevenção de contaminação dos animais.

Muitos proprietários fazem a aplicação de vermífugos nos animais, o que não é incorreto. No entanto, apenas 5% dos vermes estão nos animais, os outros 95% estão na pastagem.

 

Como acabar com a verminose em bovinos
95% da verminose em bovinos estão nas pastagens. – Foto: Reprodução Internet

O vermífugo elimina os vermes do animal, mas não do ambiente, onde as fezes do animal que contaminará o solo, transmitindo as larvas aos outros animais.

Sendo assim, não deixe a pastagem abaixo dos 20 centímetros, pois contém alta quantidade de verminose no solo.

Com uma régua ou trena comum, por exemplo, você pode medir a altura do pasto e deixar os animais em pastos com a medida ideal que é de 50 a 60 centímetros.

Além disso, o cocho não deve estar muito baixo para evitar contato com a pastagem, senão a água da chuva lava a pastagem, passa pelo cocho e deixa ali os ovos da verminose que serão consumidos junto a água e alimento do gado.

Acima de tudo, é importante que seja realizada a prevenção de todos os parasitas na propriedade. Para isso, preparamos um conteúdo sobre as 5 ações para o controle parasitário em bovinos.

 

Como tratar

 

O tratamento deve ser aplicado em todo o rebanho e não apenas nos animais doentes. O diagnóstico é feito por exame de fezes, que avalia a quantidade de ovos e apresentação dos sintomas descritos acima.

Por fim, não pare seus conhecimentos aqui, amigo produtor! Confira a dica que preparamos: A silagem substitui o pasto?

E não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho.

 

Boi Saúde no YouTube

 

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal de vídeos no YouTube.

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito. Acesse agora e desfrute das dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.
É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Agradecemos sua companhia e leitura. Até a próxima!

 
banner banner
 

5 pensou em “Como acabar com a verminose em bovinos”

  1. wanderley moreira disse:

    Uso alho em pó mais torta de neem no sal para combate às verminoses bovinas. 1 kg de alho em pó mais 250 kg de torta de neem por saco de 25 kg de sal mineralizado. Gostaria que Boi Saúde comentasse sobre isto.

    1. wanderley moreira disse:

      Desculpe , 250 gramas de torta de neem.

    2. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Wanderley, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. sergio moacir de andrade disse:

    Boa tarde, informações super importantes para o produtor, vcs estão de parabéns

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Sergio, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×