Como fazer silagem de capim elefante?

Gostou? Compartilhe!

Que a silagem quebra aquele galho durante a seca, não podemos negar. Na falta de pasto verde, garante que o gado não passe fome. Nesta dica, vamos te orientar sobre como fazer silagem de capim elefante.

Por ser uma das mais comuns e práticas, facilita a alimentação do gado quando as chuvas não molham o pasto.

Antes mesmo de programar a sua silagem, verifique se a forrageira da sua propriedade está em condições para o processo. O capim elefante tem diversas variedades. Por exemplo, o capim napier.

O ideal é que a silagem seja preparada ainda na época das águas.

 

Como fazer silagem de capim elefante 

 

Após a escolha da forrageira, feito o plantio e todos os cuidados para que o crescimento seja saudável, chegou a hora da colheita. Essa atividade pode ser manual. Ou ainda mecânica.

Em primeiro lugar, se atente ao melhor ponto de colheita de cada espécie. A planta tem que estar madura o suficiente para ser retirada. E ainda ter condições para a rebrota.

Caso sua opção de colheita seja mecânica, programe sua máquina. As partículas precisam ser pequenas, com até 3 cm, por exemplo.

Em segundo lugar, passamos para o silo. O de trincheira é uma boa opção.

Descarregue a silagem já picada no local. Não ultrapasse camadas de 25 cm. Dessa forma, a fermentação terá um melhor resultado. A compactação do material pode ser feita com um trator.

O uso de inoculantes microbianos é indicado, a partir da diluição em água e aplicação com pulverizador. Como resultado, a fermentação será favorecida por meio das bactérias que atuam na produção do ácido lático.

Em terceiro lugar, feito isso, faça a vedação do silo. Essa ação evita a entrada de água e ar. Você pode fazer isso com uma lona e prender as bordas com sacos de areia ou até mesmo terra.

Abra o silo com no mínimo 40 dias e máximo de 60 dias após o fechamento. Contudo, antes de oferecer o material ao gado, verifique a qualidade de todas as partes. Algumas delas podem estar mofadas ou ainda, estragadas.

 

como fazer silagem
Como fazer silagem de capim elefante? – Foto: Momento Agro

Não esqueça do sal 

 

Lembre-se que cada fase demanda de uma nutrição e alimentação diferente. Por isso, separe os animais por idade e produção antes do oferecimento.

Acima de tudo, não esqueça de complementar a silagem. Afinal, o sal proteinado na seca é um grande aliado da produtividade.

O melhor é que você mesmo pode produzi-lo: Como fazer sal proteinado para o gado: a receita.

 

Como armazenar silagem de capim? 

 

Assim como a produção, o armazenamento exige cuidados.

Por isso, não coloque as sacas direto no chão. Ou seja, sempre em tábuas de madeira.

O local não pode ter umidade. Ventilação é muito bem-vinda. Não permita a presença de roedores. Faça sempre vistorias no local.

Para uma melhor orientação, acesse: Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los. 

Quer mais informações para aumentar sua produtividade, amigo produtor? No nosso canal de vídeos, você encontra muito mais dicas! O acesso é gratuito e atualizado toda semana. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência

10 PASSOS PARA PRODUÇÃO DA SILAGEM DE CAPIM ELEFANTE. Embrapa Gado de leite. Novembro, 2017.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*