Você conhece todos os tipos de cochos para bovinos?

Gostou? Compartilhe!

O local onde a ração e os suplementos são oferecidos é uma parte importante da estrutura de toda a propriedade. Existem diversos formatos e modelos. Por isso, a Boi Saúde te orienta sobre os tipos de cochos para bovinos.

Qual o melhor para sua propriedade? É uma escolha que só você poderá fazer. Tudo depende do que poderá investir no momento e dos seus sistemas de produção.

Entretanto, fique atento a alguns itens básicos:

  • O ponto principal é que seu cocho tenha capacidade de alimentar todos os animais ao mesmo tempo;
  • Facilidade para limpeza, essa que realmente precisa acontecer e entrar na rotina da lida;
  • Ter cobertura. Ainda existe uma certa resistência. Mas proteger ração e aditivos do sol e chuva mantém uma melhor nutrição. Além disso, evita a intoxicação, caso você sirva ureia aos animais;
  • Escolha um local de fácil acesso e próximo ao bebedouro.

Com essas primeiras dicas, te convidamos a saber mais sobre os modelos mais usados na pecuária nas linhas abaixo. Boa leitura.

 

Quais são tipos de cochos para bovinos?

 

Madeira 

Um dos mais utilizados no Brasil. Basta escolher uma boa madeira e montá-lo. No entanto, tenha cuidado com pregos e outros objetos que podem ferir os animais ao ficarem expostos.

A manutenção varia de acordo com a madeira e tempo de existência do cocho. Outro fator de duração é a manutenção. Ou seja, reserve um tempo para checar a cobertura, trocar pregos enferrujados. E até tábuas de madeiras que possam estar apodrecidas.

Contudo, escolha madeira de qualidade. Alguns produtores usam até o próprio tronco cortado ao meio, deixando oca a parte interna.

Outros já planejam uma estrutura maior com tábuas até envernizadas. Tudo vai de acordo com sua situação financeira no momento.

E se puder, invista em um bom cocho.

 

Cimento 

Tem alta durabilidade. O custo depende do tamanho e também da empresa que irá construir. Ou de materiais, caso seja você e sua equipe que ficará com o trabalho.

É muito comum nos confinamentos. Além disso, tem facilidade de limpeza e não demanda de manutenção como os construídos com outros materiais.

 

tipos de cocho para bovinos
Você conhece todos os tipos de cochos para bovinos? – Foto: Campo Fácil

Plástico

Se você quer um cocho moderno, escolha o de plástico. Dependendo do seu sistema, esse formato de comedouro pode facilitar bastante a lida.

Por não ter necessidade de ser fixado no chão e de material mais leve, trocá-lo de lugar é bem mais fácil.

Em propriedades que tem mais acúmulo de água, com formação de poças de lama, por exemplo, é uma boa escolha.

Se essa é uma alternativa para sua produção, indicamos mais detalhes na dica: Cocho de plástico é prático e tem alta durabilidade.

Além disso, evitar que o gado tenha acesso a esses locais com lama previne a doença do casco. Confira:  Doença no casco de bovinos diminui a produtividade. 

 

Cochos para bovinos: mais orientações 

 

Evite desperdício. Um cocho em más condições de uso e instalado em local errado faz com que o gado não acesse a alimentação.

E mais que ter um cocho adequado, o que você oferece nele é o reflexo da engorda do seu rebanho.

Potencialize seu lucro oferecendo a ração certa para cada fase. Além disso, não esqueça do sal. Esse suplemento é uma força extra na conquista de arrobas. Entenda como fazer a ração e sal proteinado na propriedade:

 

Esperamos que esse conteúdo sobre tipos de cochos para bovinos tenha ajudado!

Mais dicas sobre produtividade na pecuária, você encontra no nosso canal de dicas. Acesse: Boi Saúde no YouTube. 

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*