Você sabe como acabar com as ervas daninhas ou plantas invasoras na sua propriedade? Por causarem um grande prejuízo na pecuária, essas ervas competem luz solar, água e nutrientes com o pasto. Por isso, a eliminação dessa vegetação precisa ser feita.
As ervas daninhas são uma praga. Portanto, aparecem em qualquer terreno. No caso do pasto, elas roubam os nutrientes que seriam destinados ao gado e deixam o solo pobre e sem vida.
Então, não deixe de se programar. Inclua no seu calendário de tarefas que devem ser executadas na fazenda durante o ano.
Por ter um crescimento rápido e grande produção de semente que competem com o pasto água, luz e nutrientes, precisam ser eliminadas com frequência. Alguns pastos podem ter até 90% da extensão dominadas por esse tipo de erva.
Além dessa competição, as plantas invasoras podem ser consumidas pelos animais e provocar alguma intoxicação.
Para evitar prejuízos e promover uma pecuária muito produtiva, siga as dicas abaixo.
- Intoxicação de bovinos por samambaia;
- Quando aplicar herbicida para pastagem?;
- Como realizar a limpeza de pastagem?
Como acabar com as ervas daninhas
1- A principal dica é você se antecipar ao problema. Isso é feito evitando o aparecimento de plantas invasoras. As falhas no pasto são as principais causas de plantas invasoras. Quando a luz solar incide sobre o solo descoberto, germina a semente dessa planta, proporcionando o desenvolvimento dela. Para evitar, observe a quantidade correta de sementes em áreas plantadas.
2- Faça o plantio da pastagem de maneira uniforme. E se esforce o máximo possível para evitar falhas. Assim, não deixará espaços para as ervas brotarem.
3- Não deixe seu pasto abaixar demais. Um pasto em altura média ou alta, sufoca a planta invasora e as ervas daninhas. A altura pode variar de uma espécie para outra. Mas fique atento para que tenha condições de nascer novamente. Para ter uma base, confira: Pastagem: lote ideal, ganho de peso e altura do pasto.

4- Controle mecânico: quando é utilizado o trator. Mas é necessário ser feito com frequência. Esse tipo de manejo não elimina o problema pela raiz. Retira a erva daninha apenas pela superfície. Ou seja, em pouco tempo, novas folhas nascerão.
5- Foice manual: que tem um grande trabalho e esforço humano. Dependendo dos hectares do pasto, o produtor pode perder dias com essa atividade. Porém, é uma forma que arranca a erva pela raiz. Você pode contratar mão e obra apenas para essa tarefa. Assim, as demais atividades da lida não ficarão em falta.
6- Controle químico: o herbicida interrompe o crescimento total da erva daninha. O alerta é a escolha. O produto não pode ser tóxico ao animais e aos trabalhadores do local. Foque também na preservação do ambiente e na saúde dos consumidores do produto derivados do gado. Aqui no blog, você encontra uma dica sobre o tema: Quando aplicar herbicida para pastagem?
Aprenda mais!
Para continuar no tema de limpeza da propriedade, os cupins são problema no seu pasto? Acesse a dica: Como eliminar cupins no pasto.
E ainda:
Para melhorar sua produtividade, que tal acessar nossos vídeos? No nosso canal, você encontra mais informações sobre lida, manejo e lucratividade na pecuária. Te esperamos lá: Boi Saúde no YouTube.


Por que ervas daninhas devem ser eliminadas do pasto?
Esse tipo de erva compete luz solar, água e nutrientes com o pasto, roubando os nutrientes que seriam destinados ao gado e deixam o solo pobre e sem vida
Como evitar ervas daninhas no pasto?
As falhas no pasto são as principais causas de plantas invasoras. Quando a luz solar incide sobre o solo descoberto, germina a semente dessa planta, proporcionando o desenvolvimento dela. Para evitar, observe a quantidade correta de sementes em áreas plantadas. Faça o plantio da pastagem de maneira uniforme. E se esforce o máximo possível para evitar falhas. Assim, não deixará espaços para as ervas brotarem.
Como acabar com as ervas daninhas?
Entre as formas mais conhecidas estão: 1) controle mecânico - quando é utilizado o trator. Mas é necessário ser feito com frequência. Esse tipo de manejo não elimina o problema pela raiz. Retira a erva daninha apenas pela superfície. Ou seja, em pouco, novas folhas nascerão; 2) foice manual: que tem um grande trabalho e esforço humano. Dependendo dos hectares do pasto, o produtor pode perder dias com essa atividade. Porém, é uma forma que arranca a erva pela raiz. Você pode contratar mão e obra apenas para essa tarefa. Assim, as demais atividades da lida não ficarão em falta; 3) controle químico: o herbicida interrompe o crescimento total da erva daninha. O alerta é a escolha. O produto não pode ser tóxico ao animais e aos trabalhadores do local.
Quais são os riscos das ervas daninhas na pecuária?
Por ter um crescimento rápido e grande produção de semente que competem com o pasto água, luz e nutrientes, precisam ser eliminadas com frequência. Alguns pastos podem ter até 90% da extensão dominadas por esse tipo de erva. Além dessa competição, as plantas invasoras podem ser consumidas pelos animais e provocar alguma intoxicação.