Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?

É um questionamento feito por muitos produtores que nos seguem. Alguns acham que não tem necessidade, mas eles são de extrema importância para a saúde animal. Por isso, a nossa intenção com esse texto é te convencer a proporcionar a melhor nutrição possível para seu rebanho. E claro que o cálcio e fósforo para bovinos não podem ficar de fora.

Esses dois elementos são fundamentais e quando consumidos em baixa quantidade, há prejuízos na nutrição, reprodução. E claro, na engorda. Por isso, amigo produtor, para não estacionar toda a sua produção, não deixe de prestar muita atenção no manejo alimentar dos seus bovinos.

A falta de cálcio pode ocasionar raquitismo e alteração no desenvolvimento ósseo do bovino. No gado leiteiro, pode causar até convulsões, quando o consumo de cálcio é abaixo do necessário.

Faça uma análise sobre a alimentação: quais são os componentes da ração, pastagem e nutrição servidos no cocho? Se o cálcio e o fósforo estiverem de fora, é fator preocupante. Vamos te explicar melhor nas próximas linhas.

 

Cálcio para bovinos

 

 

Onde é encontrado?

Nas pastagens forrageiras. Porém, sabemos que o pasto não tem valor nutricional o ano todo. Por isso, oferecê-lo no cocho, junto ao sal mineral, é a melhor alternativa.

Já que o tema pastagem foi citado, complemente o conteúdo:

 

cálcio e fósforo para bovinos - Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?
Cálcio e fósforo para bovinos são fundamentais para a saúde e nutrição. – Foto: Rodrigo Paniago.

 

Fósforo para bovinos

 

  • Trabalha na nutrição do gado;
  • É o segundo mineral mais abundante no organismo;
  • Evita o cio irregular da vacada;
  • Auxilia na ruminação;
  • Cerca de 80% do fósforo é encontrado nos ossos do animal.

 

Onde é encontrado?

Em forrageiras no período de chuvas. Quando está em processo de amadurecimento, há grande quantidade de fósforo nas folhas verdes e sementes.

Na suplementação, que deve ser feita o ano todo, mas principalmente na seca. É preciso prestar atenção em grupos de animais jovens, já que o organismo deles tem mais necessidade de fósforo do que os animais adultos.

Para saber mais sobre suplementação, não deixe de ler:

Por exemplo, as novilhas exigem maior concentração de fósforo na dieta, em comparação às vacas adultas. Ainda, se você quer potencializar sua produção de novilhas, acesse o link: Ração para novilhas: receita para engorda.

Quer saber mais dicas? Acesse o nosso canal. Toda semana, novos conteúdos são publicados. Clique: Boi Saúde no YouTube.

Referência: 
NICODEMO, Maria Luiza Franceschi. FÓSFORO SUPLEMENTAR PARA BOVINOS DE CORTE. Embrapa Gado de Corte. Comunicado Técnico. 1996.
IDENTIFICAÇÃO DAS DEFICIÊNCIAS MINERAIS. Principais deficiências minerais em bovinos de corte. Embrapa Gado de Corte. Comunicado Técnico.

 
Boi 777 - Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?Boi 777 mobile - Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?
 

6 pensou em “Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?”

  1. Obrigado pelas dicas de nutrição
    São muito importantes na hora de explicar para o produtor a importância de investir em um mineral de qualidade o ano todo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Vagner, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  2. Francisco Ferreira disse:

    Meu gado e so a pasto como posso ta servindo calcio e fosforo aos animais

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Francisco, encontramos cálcio nas pastagens forrageiras . Porém, sabemos que o pasto não tem valor nutricional o ano todo. Por isso, oferecê-lo no cocho, junto ao sal mineral, é a melhor alternativa.

  3. João Batista disse:

    Obrigado pelas dicas.sobre fosforo e cálcio. Foi de extrema importância.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá João, obrigado pelo elogio, continue nos acompanhando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*