fbpx

Como vender gado na entressafra: aprenda a se preparar!

Aqui você vai aprender sobre como vender gado na entressafra, a ponto de ter animais na fase de terminação próximo ao abate. Acredite, pois isso é possível com um planejamento adequado, seguindo as boas práticas da pecuária.

O período da entressafra do boi, junho e novembro, passa boa parte por uma fase difícil para a maioria dos produtores: a seca. Para passar esse momento sem perder arrobas e aumentar o peso do gado, o produtor precisa adotar algumas medidas que evitam ao máximo duas situações: o gado estacionar a engorda e a pior de todas elas, o rebanho perder peso pela falta de pasto.

Você enfrenta essas duas situações? Se sim, vamos resolvê-las agora e partir para uma era de lucro na sua propriedade.

Existem várias formas de você vender gado no período da entressafra do boi, quando há mais oferta que demanda, pela falta de pasto. Os produtores que atuam com confinamento de gado têm uma vantagem aqui por terem gado para comercializar o ano todo. No regime de semi-confinamento, a mesma coisa.

Mas como a maioria das propriedades criam gado a pasto no Brasil, vamos focar nesse sistema. Afinal, será que é possível ter uma engorda expressiva, mesmo sem a principal base de alimentação e ganho de peso do país?

Te confirmamos desde já que é possível sim! O foco principal está na organização e não esperar a seca bater na porta para que você se dê conta de que precisa urgente de uma solução.

Alguns conceitos aqui são básicos e não demandam muito esforço da sua parte. Mas a dedicação e disciplina precisam estar todos os dias na sua pecuária.

Para ter gado pronto na entressafra, você precisa: 

Reforce a alimentação  

Se o seu sistema é a pasto, não tem como deixar o cocho vazio nessa época do ano. Durante os meses sem chuva, o cocho precisa ser abastecido todos os dias. Existem diversas opções de alimentação como ração, silagem e até grãos.

Siga sempre a orientação de oferecer no cocho a ração indicada para cada fase do gado. A partir do momento que você oferece o que cada animal precisa de acordo com a idade e peso, as chances de engorda são maiores. Então, se sua propriedade trabalha com mais de uma fase (cria, recria e engorda), faça rações para cada uma delas.

 


banner banner
 

Caso os ingredientes estejam em alta, existe a opção de uma ração de baixo custo. O importante é não deixar os animais com fome, pois nesse caso, é prejuízo certo.

Se você precisa de apoio nesse tipo de preparo, clica agora nos links:

Agora, se você prefere silagem, fique atento quanto ao modo de produção, de acordo com o ingrediente principal. Cada tipo de silagem tem características diferentes e demanda um tipo de preparo que começa no ponto de colheita. Caso essa seja sua escolha, estude bem como é o processo. Aqui mesmo no blog da Boi Saúde você tem acesso a diversas opções de silagens.

A partir do momento que você escolhe qual será a alimentação da seca, faça o monitoramento do consumo. Analise se os animais estão consumindo ou se está acontecendo rejeição. Se os animais não estão comendo, não irão engordar e todo o investimento de produção e tempo serão em vão, então, acompanhe sempre o comportamento do rebanho.

 

como vender gado
Mais que saber como vender gado, ter animais prontos para o abate na entressafra garante maior margem de lucro. Foto: Caroline Garcia.

Não deixe faltar sal proteinado com ureia no cocho 

O uso do sal para gado no cocho é indicado o ano todo. Dessa forma, assim que chegar na seca, o organismo do animal estará preparado e mais fortalecido para enfrentar esse período. Entretanto, o tipo de sal que você oferece conta muito e te dará mais resultados a ponto de ter gado para vender na entressafra.

Os produtores que utilizam o sal proteinado são aqueles que tem gado pronto para o abate nos meses que quase ninguém tem. Como resultado, conseguem uma margem de lucro maior, comparado com os demais pecuaristas e também por ter gado para vender em uma época que quase ninguém tem.

Mas por que utilizar o sal e ainda mais o proteinado? Pela falta de pasto, o gado não consome as proteínas suficientes para manter a engorda em dia. As proteínas são essenciais para o desempenho, crescimento e reprodução dos bovinos.

Quando é consumida abaixo do indicado, a produtividade não avança e proporciona prejuízo para a propriedade. E para que seu negócio não fique ou continue no vermelho, o sal proteinado é um investimento de baixo custo que proporciona bom retorno financeiro.

 


banner banner
 

Inclusive, além do sal proteinado, a Embrapa, a maior instituição de pecuária do Brasil e uma das principais do mundo, recomenda utilizar o sal proteinado com ureia.

A ureia, fonte de nitrogênio, também é de baixo custo e o uso não irá impactar seu caixa, pelo contrário, irá melhorar os resultados, evitando a perda de peso. Se na última pesagem, o gado mostrou perda de peso, amigo produtor, comece a utilizar o sal proteinado com ureia ainda este mês.

Se você ainda não utiliza o Total Ureia Premium, a única ureia do mercado brasileiro que dispensa adaptação e que mesmo molhada no cocho pode ser consumida no cocho com segurança, sem causar intoxicação aos animais, tome todos os cuidados necessários para evitar os danos e também a morte súbita em bovinos.

Oferecer silagem e volumoso também é outra opção para ter gado para se entressafra. Foto: Campo Fácil
Oferecer silagem e volumoso também é outra opção para a seca, além de saber como vender gado na entressafra. Foto: Campo Fácil

 

Como vender gado na entressafra

Agora, sobre como vender gado na entressafra, existem diversos caminhos:

O primeiro é negociar direto com o frigorífico. Para ter uma margem de preço melhor, não comece o contato quando o gado estiver pronto para o abate. Comece antes. Faça uma pesquisa e cote diariamente o preço da arroba. E uma dica preciosa: contate mais de um comprador. Converse com cada um deles para checar quem está pagando mais e qual será mais vantajoso para o seu negócio.

Para saber mais informações sobre como vender o gado para frigorífico, assista o vídeo:

 

A segunda opção é vender o gado em leilões. E com a internet, você e nem o gado precisam estar no local, já que hoje existe a modalidade de leilão online. Mas se ainda preferir o modelo tradicional, você precisa ter gado de qualidade e cumprir alguns requisitos, como comprovar que você é pecuarista.

Para participar, procure a associação que representa a raça que você cria, cooperativas e demais entidades do setor da pecuária da sua cidade. Em uma rápida busca na internet, você encontrará o contato para saber como funciona e qual será o evento.

E mais que vender, você também pode comprar gado em leilão:

Quer saber mais sobre pecuária? Acompanhe nosso canal de vídeos e participe das nossas lives! Toda segunda-feira um assunto novo, ao vivo, com sorteio de itens que melhoram o desempenho e produtividade do seu gado. Clique e inscreva-se grátis: Boi Saúde no YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*