Como conquistar o boi gordo na entressafra?

A lida faz parte do dia a dia da produção de gado. Porém, outra rotina precisa ser acompanhada diariamente. Isso inclui estar atento às projeções econômicas da pecuária. Isso inclui saber o que é safra e entressafra do boi. O resultado será uma melhor margem de negociação e saber se aquele momento é o certo para se obter mais lucro.

Com isso, a Boi Saúde te convida para mais uma dica!  O objetivo é proporcionar mais resultados na sua propriedade.

 

O que é safra? 

 

Bom, já que nosso foco é te manter bem informado, vamos te explicar o básico.

A safra é caracterizada como a produção agrícola de um ano. Isso pode ser o resultado de uma colheita. No nosso caso, da pecuária, é a época do ano para venda do gado. Geralmente, maio é o mês considerado da safra do boi. Isso porque a oferta de boi terminado é a maior do ano.

A variação do preço pago na safra do boi depende das projeções econômicas do ano. Diversos fatores influenciam como cotações das exportações e a inflação. Da mesma forma que o clima como chuvas e estiagem que podem afetar a produção do pasto e de grãos.

Esse é um bom motivo para acompanhar as cotações. Se precisar de mais justificativas, te explicamos na dica: Por que devo acompanhar a cotação bovina?

Então, uma boa dica aqui é se programar para ter sua terminação focada em maio, aproximadamente. Isso inclui manter o gado com constante ganho de peso, mesmo na seca. Sabemos que é uma missão difícil, mas não é impossível.

Uma orientação é focar na alimentação nessa fase. Assim, o rendimento de carcaça será o esperado e o peso esperado atingido: Receita de ração para engorda de gado de corte: terminação.

Porém, se precisar de ajuda, confira os conteúdos:

 

O que é entressafra? 

 

Já a entressafra é o período entre uma safra e outra. É quando um determinado produto agrícola deixa de ser produzido. No nosso caso, o gado é produzido o ano todo, mas nem toda propriedade consegue ter boi para comercialização todos os meses.

Por exemplo, no período da seca, quando os pastos ficam se quantidade adequada para alimentação, o mercado não fica tão aquecido. No entanto, isso pode variar de acordo com o ano, a partir da economia.

 

Período da entressafra do boi 

 

A entressafra do boi acontece entre os meses de junho a novembro.

Sim, amigo produtor, é bem o período da seca.

Nesse momento é quando o mercado encontra quando dificuldade de encontrar gado para o abate. Isso se deve a falta de pasto.

As propriedades que atuam com confinamento têm uma boa margem de lucro nessa época. Ou mesmo as que adotam o sistema a pasto. Mas as que têm programas com uma alimentação adequada na seca, também conseguem bater a engorda nesses meses de entressafra.

É possível se preparar para ter sempre um rebanho adequado na fase da terminação e atender ao mercado.

Além do confinamento, existe também o semi-confinamento. Sem contar com outros métodos como o Boi 777, que proporciona giro rápido e demanda menos tempo na propriedade.

 

entressafra - Como conquistar o boi gordo na entressafra?
Algumas ações podem facilitar a comercialização na entressafra. – Foto: José Luis Nazareth Rizzatti

Como conquistar o boi gordo na entressafra 

 

Boi 777 

É o método de ganho de sete arrobas em cada fase. Sete arrobas na cria. Sete arrobas na recria, que é a mais longa do gado. E por fim, sete arrobas na terminação.

Para alcançar esses números tão expressivos, o segredo está no cocho.

Além de uma ração equilibrada, é o oferecimento de suplementos e aditivos. Sem essa complementação, fica realmente mais difícil bater essa meta.

Com a alimentação baseada em grãos, os aditivos protegem a saúde digestiva do animal.

Ainda, a virginiamicina, por ser um melhorador de desempenho, aumenta o ganho de peso médio diária em carcaça. Acima de tudo por melhorar a conversão alimentar. Esse dado é da Phibro Animal Health Corporation.

Para montar sua estratégia de Boi 777, você pode contar com a Boi Saúde. Siga as orientações na dica: Como alcançar o sistema boi 777.

 

Confinamento 

Por não depender o pasto, existe a aposta da comercialização dos bovinos na entressafra. Dessa forma, a margem de lucro pode ser maior. Já que é quando o mercado está pagando mais pela arroba quando se tem uma menor oferta.

Como a base alimentar e de engorda são 100% no cocho, ter um plano sobre o que será oferecido é realmente importante.

Muitos produtores de confinamento apostam em grãos e silagens. A Boi Saúde apenas alerta sobre a importância do equilíbrio entre os ingredientes. Quando são concentrados em grão de alta energia, a saúde pode se comprometer.

Até mesmo pequenos produtores podem aderir ao confinamento. Basta a estrutura atender o que necessidade da lida. Em conclusão, baias, cocho, bebedouro, curral.

 

Semi-confinamento 

Aqui, o produtor poderá criar a pasto nas águas. E na seca, confinar o gado. É uma boa estratégia.

Como a propriedade tem pasto, é possível fazer até silagem para oferecer no cocho.

Para atingir o peso de abate na entressafra, escolha o semi-confinamento. O método ainda não é o mais utilizado no Brasil. Porém, uma opção para reduzir as perdas da seca.

Saiba mais:

 

Essa dica te ajudou? Deixe seu comentário.

Esperamos que esse conteúdo tenha tirado suas dúvidas sobre o tema. Esteja sempre atualizado.  Acesse nossas dicas em vídeo.

Toda semana, uma orientação focada em aumentar a produtividade. Confira: Boi Saúde no YouTube.

 
Total Corte Premium - Como conquistar o boi gordo na entressafra?Total Corte Premium mobile - Como conquistar o boi gordo na entressafra?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*