fbpx

Semiconfinamento de gado: aprenda receita grátis de ração

O semiconfinamento é um sistema que cria gado a pasto e em confinamento. Mesmo com alimentação no cocho no período da seca, muitas propriedades passam por dificuldade sobre o que oferecer para ter uma engorda maior a cada dia e que não cause o efeito ao contrário, a perda de peso.

O foco principal é aumentar a arroba e reduzir o tempo de abate. Porém para que essa meta seja cumprida, mais que oferecer pasto nas águas e grãos na seca, o complemento com a ração no cocho precisa acontecer.

Neste conteúdo você terá acesso a uma alimentação específica para oferecer ao seu gado tudo o que ele precisa para ter ganho de peso. Além de rendimento de carcaça e evitar o principal problema que todo produtor enfrenta na falta de chuvas: a perda de arroba.

Dessa forma, você terá condições de chegar na entressafra, aquele período quando se tem mais procura que oferta, devido a transição da seca para as águas. com o peso adequado para a comercialização. Afinal, o seu investimento precisa ser coberto para que o lucro aconteça e você prospere mais a cada ano.

 

 

Como fazer um semiconfinamento? 

O semiconfinamento é baseado na criação de gado a pasto no período das águas e confinado durante a seca. A propriedade que adora esse sistema precisa de instalações para as baias com cochos e bebedouros, com espaço suficiente para o rebanho, além de uma área de pasto que não ultrapasse a taxa de lotação.

A estrutura adequada para semiconfinamento é a seguinte:

  • Lotes de 100 animais – no pasto, insira no mínimo, 1 animal por hectare;
  • Baias – a metragem varia entre 12,5 metros quadrados por animal a 15 metros quadrados por animal;
  • Cochos – tamanho suficiente para que todos os bovinos se alimentem ao mesmo tempo;
  • Bebedouro – água com troca frequente e limpeza sempre que necessário.

E mesmo as pequenas propriedades conseguem adotar esse modelo de criação de gado. Basta ter organização e organizar o que o método pede: Confinamento de gado em pequenas propriedades.

 

semiconfinamento
Ração própria para semiconfinamento na seca melhora o desempenho do rebanho. Foto: Danda Agropecuária

O que oferecer na seca para animais em semiconfinamento

No confinamento, os grãos são utilizados o ano todo como base da alimentação e engorda. No caso do semiconfinamento, o pasto complementado com nutrição no cocho entra com esse papel no período das águas.

Mas, e na seca, o que oferecer para o gado confinado? Será que apenas os grãos são suficientes? Eles são essenciais, entretanto, necessitam de complementos para que os bovinos não percam todo o peso que ganharam ao consumir o pasto com os suplementos no período anterior.

Então, você tem dois ingredientes base para uma receita de ração para gado em semiconfinamento na seca. O primeiro deles é o milho triturado. A compra nesse formato é mais barata que o grão inteiro, mas caso tenha estoque na sua propriedade, utilize maquinário para a trituração adequada.

O milho é um grão que proporciona alto teor de energia para o gado. Como os animais ficam confinados, concentram mais calorias e engordam.

Outra sugestão que promove bons resultados é a receita a base de casca de soja que tem energia equivalente, sendo uma substituta para o milho triturado em tempos de alta de preços.

Independentemente do ingrediente base escolhido, milho triturado ou casca de soja, sozinhos não são suficientes, por isso, os complementos são necessários. Conheça alguns deles:

  • Farelo de algodão: fonte de proteína;
  • Ureia: uma ótima fonte de nitrogênio, auxilia a potencializar a engorda na falta de pasto, diretamente no cocho. Tem medo de usar pelo risco de intoxicação dos animais? Utilize o Total Ureia Premium, a única ureia que mesmo consumida molhada, não causa intoxicação nos animais;
  • Sal mineral: para os produtores que criam bovinos, o uso desse tipo de sal é obrigatório o ano todo.

A receita completa, você adquire grátis aqui:

 


banner banner
 

Saiba mais sobre outros sistemas de criação de gado:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×