O sal proteinado e a ureia são importantes na manutenção do peso do gado. Você sabe como utilizar corretamente o sal proteinado com ureia? Existe uma dosagem específica que garante a engorda e mantém o gado saudável.
Antes, vamos entender a função de cada um desses componentes na saúde do gado:
A ureia para bovinos é um composto que mantém o peso com baixo custo e resultados bem interessantes. O uso da ureia para bovinos pode ser realizado em todas as épocas do ano, mas principalmente na seca, período que o solo fica pobre em nutrientes e o pasto não fornece as substâncias nutricionais necessárias para manter a saúde do animal, e consequentemente, continuar a engorda.
Já o sal proteinado é um componente que aperfeiçoa o aproveitamento dos nutrientes, reduz o tempo para o abate e promove excelentes resultados na pecuária de leite e corte, além de evitar queda na produtividade e o uso é necessário. Nada mais é que um suplemento enriquecido com proteínas, que além desse macronutriente, oferece minerais complementares para manter ou repor a deficiência no organismo do animal como: cálcio, ferro, zinco, fósforo, vitaminas A e E, entre outros. A deficiência mineral causa um quadro de sintomas gerais no gado, que afeta diretamente o dia a dia do animal.

Dosagem ideal de sal proteinado e ureia
A dosagem correta do sal proteinado é de um grama por quilo vivo do animal. Ao adicionar ureia, acrescente a proporção de 12% na mistura.
Cuidados
- Não sirva ureia para bovinos famintos, que ficaram muito tempo sem acesso a algum tipo de alimentação por longos períodos, pois o consumo será muito grande de uma vez só, o que pode causar algum tipo de intoxicação;
- O cocho precisa ser coberto. A ureia, quando em contato com a água, se torna tóxica, pois água da chuva pode estar contaminada;
- Nunca use a ureia agrícola, apenas a pecuária. Mais de quatro mil bovinos morrem por ano no Brasil por intoxicação.
Quer potencializar o uso desse tipo de sal na seca? Acesse a dica: Sal proteinado na seca.


Boa noite! Poderiam me informar se é possível usar a silagem de grão úmido moído, no sal proteico energético, substituindo o milho seco moído? Pergunto, pois seria o “pulo do gato”, uma vez que o armazenamento do grão em silos é caro e melhorariamos o poder de compra no auge da safra.
Olá Eduardo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!