fbpx

Ração para gado barata: como preparar?

 
banner banner
 

Em tempos de alta dos alimentos, os produtores rurais são afetados duplamente, no momento de alimentar a família e também os animais. Recorrer a alternativas que não impactam tanto o bolso é uma das indicações. Mas, será que qualquer ingrediente pode ser substituído na ração para gado?

Se você é pecuarista e está no momento de produção da alimentação para o rebanho nos próximos meses, esse conteúdo foi feito para você. Aqui, você saberá o que substituir na ração sem ter redução de peso dos bovinos e garantir uma produção de qualidade.

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Por que oferecer ração para gado?

 

Tem épocas que o gado não ganha peso de jeito nenhum. Mesmo com a pastagem saudável, os quilos estacionam na balança. A ração nesse caso é uma solução para dar um apoio e evitar possíveis prejuízos.

Além disso, na estiagem, quando o pasto está seco, não tem como fugir da ração. Abastecer o cocho com ingredientes ideais para cada fase melhora o desempenho do gado e complementa a alimentação. Afinal, o gado precisa se alimentar para não ficar com fome e também se desenvolver conforme o esperado.

A qualidade do produto final e do rendimento de carcaça, assim como a porcentagem de gordura dependem muito do que é oferecido no cocho.

Se você tem dúvidas sobre como preparar a ração, aprenda o passo a passo em uma receita gratuita. Clique aqui e tenha acesso aos ingredientes e modo de preparo. 

 

Como escolher a melhor ração bovina?

 

A melhor ração para gado é aquela que nutre de acordo com o desenvolvimento do bovino. Por exemplo, ao iniciar a introdução alimentar, você sabe o que oferecer ao bezerro? Na primeira fase de vida de um bovino define-se o ritmo de crescimento, saúde e evolução das arrobas na recria e terminação.

Com a desmama, é preciso substituir o leite por um alimento sólido equivalente aos nutrientes. E a ração precisa ser exclusiva para esses novos animais. Estimule o oferecimento em um espaço exclusivo onde apenas os bezerros tenham acesso, conhecido como creep-feeding. Entre sessenta e noventa dias de vida, o bezerro já tem habilidade para consumidor e digerir alimentos concentrados e volumosos.

A ração ideal para os bezerros dá condições para um crescimento saudável e ganho de peso.

 
banner banner
 

 

 

Como preparar ração bovina em período de inflação?

 

Escolhendo ingredientes que estejam com preço dentro do caixa financeiro da propriedade. Em primeiro lugar, negocie. Caso o seu fornecedor parceiro tenha feito um reajuste muito alto no preço, tente negociar. Quanto maior a quantidade, maior o desconto. Mas antes de fazer uma grande compra, leve em consideração se há local para estoque e também a validade do que será comprado.

Em segundo lugar, pesquise outros fornecedores para verificar se há preço e frete mais baratos e que compense aquela compra. Verifique a qualidade dos itens e prazo de entrega. Se mesmo assim aquele produto estiver fora do orçamento, busque substituições.

O milho ou farelo dele, além da soja, são muito utilizados como base da ração. Porém, é possível substituí-los, sem perder a qualidade nutricional.

 

ração para gado
Ter uma ração para gado barata evita prejuízos no caixa e alimenta os animais com bom desempenho. – Foto: Confinamento OBS

Por exemplo, quando o farelo de soja estiver com preço acima daquele que você costuma pagar, substitua a metade ou pelo menos 30% por outro ingrediente. Entre as sugestões estão:

 

Ureia

Fonte de nitrogênio de baixo custo com uso indicado para o gado. Muito comum na seca, agrega valor nutricional e é um auxiliar na prevenção da queda do peso. Muitos produtores não a utilizam pelo risco de intoxicação, mas ao utilizar o Total Ureia Premium, produto inovador que mesmo molhado pode ser consumido, esses problemas deixam de preocupar as propriedades. Para saber mais sobre esse novo tipo de ureia, que é o único do mercado brasileiro com essa característica, leia: Total ureia premium: ureia que pode ser molhada no cocho.

 

Caroço de algodão

Se o seu sistema de criação é confinamento, possivelmente você já utiliza ou utilizou esse grão. Considerado uma fonte de energia, estimula a ruminação e é considerado um alimento completo por fornecer os nutrientes necessários para alimentação e engorda.

Inclusive, se encontrar uma boa oferta e queira comprar grande quantidade, aprenda como armazenar: Como armazenar caroço de algodão para ruminantes.

 

Farelo de amendoim

A composição é bem parecida ao do farelo de milho. Tem alto teor de proteínas, sendo também um bom substituto ao farelo de soja. No momento de compra, questione sobre o prazo de validade. Quando rançoso ou muito velho, é rejeitado na ração. E no gado de leite, afeta a produção reduzindo a quantidade. O Estado de São Paulo é o maior produtor de amendoim do Brasil, se estiver na região, o custo é menor devido à distância quando comparado a outras regiões.

 

Levedura

As leveduras vivas da espécie Saccharomyces cerevisiae são consideradas um aditivo natural. Reduzem a incidência de acidose e melhoram a presença de microorganismos. Isso significa que atua direto no peso, proporcionando resultados positivos.

O rendimento dos bovinos também é significativo mesmo com essas substituições que vão agregar valor nutricional à ração, barateando os custos quando a inflação estiver em alta.

E não esqueça do uso do sal. Suplementar o gado nas águas e na seca evita a perda de peso, melhora o desempenho e ainda aumenta o rendimento de carcaça. A virginiamicina é outro complemento que evita doenças e atua diretamente na absorção dos nutrientes, aumentando, dessa forma, o peso final na balança.

 

É possível fazer uma ração para gado barata com alta qualidade. Foto: Geossinteticos do Brasil

 

Ração de baixo custo para gado: uso na seca

 

A Embrapa indica o uso de farelo de arroz ou subprodutos desse cereal muito comum na nossa terra, considerado o principal alimento para a maioria dos países. Ambos têm porcentagem de proteína adequada para a nutrição de gado, principalmente se a ração for oferecida na seca. Acrescentar a ureia, também é indicado nessa mistura. Só reforçamos os cuidados, caso você não utilize o Total Ureia Premium.

A região que domina a produção de arroz no Brasil é a Sul. Se você for dessa região, o preço na aquisição é menor que as demais devido ao frete.

Essa formulação de ração para gado é a seguinte:

  • 29% de xerém de arroz;
  • 17% de cuim ou farelo de arroz;
  • 11% de uréia;
  • 29% de sal comum;
  • 14% de fonte de fósforo e micronutrientes.

A recomendação é que um animal consuma 250g/dia para não perder peso.

Ainda, reforçamos que nessa época a deficiência de proteínas é maior, devido a falta de pasto. E além de uma boa ração para gado, não esqueça de complementar com o sal proteinado no cocho durante esse período. Aprenda como fazer o sal proteinado com uma receita grátis. Clique aqui e receba agora mesmo. 

Para mais dicas sobre produtividade na pecuária, inscreva-se no canal de vídeos: Boi Saúde no YouTube.

 

Referência:

Alimentação de bezerros. Embrapa Gado de Leite. Sistemas de Produção, 1 ISSN 1678-314X Versão eletrônica. Jan./2003
Prosa Rural – Ração de baixo custo para alimentação de bovinos no período da seca. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Farelo de amendoim. Perguntas Frequentes. Gado de Corte. Embrapa. 
Uso de levedura na alimentação de bovinos de corte: uma revisão sistemática-metanálise. Universidade Federal do Rio.

 
banner banner
 

4 pensou em “Ração para gado barata: como preparar?”

  1. Rodrigo Alfredo forte clemencio Alfredo disse:

    Boa noite, preciso receita de proteínado para bezerras de desmama baixo consumo.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Rodrigo, contate-nos pelo WhatsApp dizendo qual receita precisa que te enviaremos, basta adicionar o número a sguir (17) 997574411 .

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jonas, obrigado pelo comentário, continue nos acompanhando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×