Se você clicou neste texto pensando que encontrará uma formula mágica para a produção de carne de alta qualidade, se enganou! A pecuária exige trabalho e dedicação, mas mesmo assim é possível produzir a melhor carne premium do mercado. E é aqui que você saberá como.
Com a popularização da carne premium, principalmente nos restaurantes considerados gourmets, a procura não só pelo mercado, mas por consumidores finais está cada vez maior. Hamburguerias gourmets e boutiques de carnes estão crescendo e criando um novo formato de consumo de carne por aqui.
A estimativa é de um aumento de 30% da demanda por ano. E por que não atender a mais essa fatia de fornecedores da melhor carne distribuída pelo Brasil? Se você está preparado, aqui vamos nós.
O que faz uma produção ser considerada a melhor carne premium?
Além da maciez, tem bom índice de gordura entremeada nas fibras musculares e há em torno de 40 cortes que atende esse mercado.
O famoso marmoreio é muito esperado e tem alto valor de mercado. Por custar até 200 reais o quilo.
Ao tomar a decisão de produzir carne premium, é preciso ter cuidados específicos desde a fase da cria até a terminação.
Uma informação que o produtor precisa saber é que mesmo o boi que alcança o peso adequado para uma boa comercialização, pode não produzir a carne premium.
Controle do PH para a melhor carne
Gado com PH fora do adequado não tem produtividade de qualidade. E a melhor forma de controlá-lo? Essa sim é bem prática: está no cocho.
Inserir virginiamicina, além de garantir a engorda por meio da absorção dos nutrientes consumidos no pasto e sais mineral e proteinado, é um ótimo aliado no combate a acidose ruminal.
Para entender um pouco mais essa relação, indicamos a leitura: Virginiamicina e acidose ruminal: qual a relação?.
A virginiamicina é um composto com uso aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e potencializa o ganho de peso e rendimento de carcaça.
Saiba mais:
Escolha da raça e boa genética para a melhor carne
Angus, Nelore ou Wagyu? A forma de produção é essencial, mas ter a raça certa aliada a uma boa genética já garante meio caminho andando.
No Brasil, entre as raças escolhidas para a carne com marmoreio e melhor carne premium estão a Angus e a Nelore
A raça Wagyu, muito conhecida no Japão, inclusive com um tratamento especial e exclusivo ainda não tem tantos adeptos. Caso queria conhecer mais a respeito da raça, clique: Conheça a raça bovina wagyu.
Para saber mais sobre genética do gado, acesse as dicas:
- Evolução genética na pecuária é fundamental;
- Impacto da genética na carne macia;
- Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?
Inclusive, para a raça Angus para utilizar o selo de carne premium, é necessária uma certificação da Associação Brasileira de Angus: Angus produz carne nobre de alta qualidade.
Outro fator é que o índice de marmoreio da melhor carne premium não se resume 100% a alimentação e às fontes energéticas oferecidas no cocho.
A genética é o ponto principal para se produzir o marmoreio esperado pelo mercado e consumidores.
Gordura intramuscular: como produzir
Quanto mais marmorizada, mais macia e com maior teor de gordura. O que significa maior valor de mercado. E para a gordura entrar no músculo, qual o processo de manejo?
Existe uma enzima que é considerada inimiga da maciez da carne. É a calpastatina. Ela é responsável pelo nível de maciez, isso significa que quanto maior o índice, menor a maciez. Por isso, é preciso ficar atento e medir esse índice sempre.
Voltando para a genética, ter no plantel animais selecionados geneticamente e fazer um acompanhamento do índice de gordura muscular por meio de ultrassom faz parte do processo.
- Carne maturada e carne marmorizada: entenda a diferença;
- Cruzamento industrial na pecuária: o que é.
Cuidados diários
Além de todos esses quesitos, existem também os básicos da pecuária. Afinal, não adianta investir em animais com genética acima do mercado e deixar de lado o manejo do dia a dia.
Vacinas em dia, com fechamento sem estresse, que escurece a carne e libera o cortisol, hormônio que afeta a engorda:
A alimentação deve ser selecionada com ingredientes de qualidade e ser oferecida com a quantidade adequada para promover uma boa engorda e rendimento de carcaça.
Precisa de orientação a respeito? Acesse nossa página: receitas de ração para gado.
Para que o animal seja 100% saudável e consuma todas as vitaminais e sais necessários, sal no cocho.
O sal mineral e o sal proteinado repõem o que não está no seu pasto:
- Como aumentar o consumo do sal mineral bovino?;
- Qual a diferença do sal proteinado nas águas e na seca?
E para garantir que tudo isso seja absorvido, a virginiamicina também faz parte. Para conhecer mais a respeito, confira: Uso da Virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte.
A Boi Saúde espera que essa dica faça a diferença na sua produção. Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Quanto mais informação, melhor a nossa produtividade.
Vamos juntos tornar o Brasil, o principal produtor de carne do mundo!
Para aprimorar ainda mais seus resultados, confira as nossas dicas em vídeo sobre pecuária: canal no YouTube.