Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?

O Wagyu é um gado muito cobiçado devido a produção da carne marmorizada, que é uma das mais valorizadas do mercado. Como tem boa adaptabilidade para o clima frio, nem toda região brasileira está propícia para a criação. Mas, e será que um cruzamento entre o gado wagyu com o nelore, que é a raça mais produzida no Brasil devido a boa adaptabilidade, tem bons resultados?

Sim, amigo produtor, com o consumidor cada vez mais exigente, precisamos aprender a produzir e atender aos gostos e os novos modelos de mercado. A carne com marmoreio é aquela com gordura entre o músculo. E a produção tem como principal fator a genética do gado. E entre as raças principais a Wagyu é a primeira no ranking. Aqui no Brasil, alguns produtores de destaque na produção desse tipo de carne também utilizam a angus e brangus. A Wagyu tem em torno de cinco mil cabeças no Brasil. O principal rebanho está localizado em Bragança Paulista, interior de São Paulo, é da empresa Yakult, responsável por trazer os primeiros animais da raça.

E o Nelore? Nossa tão amada raça que tem resultados satisfatórios em todo o território nacional. É possível produzir a carne com a mesma qualidade das citadas acima?

 

gado wagyu com nelore - Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?
O cruzamento de gado wagyu com nelore tem resultados promissores na produção de carne com marmoreio no Brasil. A foto é de um touro Wagyu. – Foto: Reprodução G1.

Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?

 

O cruzamento existe e é realidade no Brasil. Como a Wagyu tem desvantagens de criação no Brasil. Existem vários projetos no Brasil, por meio de fazendas especializadas em genética e reprodução. Nas pesquisas e estudos, existem as seguintes possibilidades:

  • cruzamento entre as duas raças que busca aprimorar cada vez mais a produção da carne com o certificado de premium;
  • diminuir os custos da engorda ;
  • desenvolver uma raça, a partir do cruzamento, que seja mais adaptada ao clima tropical brasileiro;
  • o cruzamento é entre touros Wagyu com vacas de cria Nelore. O responsável, Toshio Hisaeda, batizou a nova raça de Walore.

E então, o que você acha de partir para esse tipo de produção? Para produzir uma carne macia, além da possibilidade do cruzamento entre gado wagyu com nelore, alguns outros cuidados precisam ser tomados. A escolha do gado é essencial, já que a genética é a base do resultado. Para saber mais detalhes sobre a produção, acesse: Como produzir a melhor carne premium.

 
Raças de Gado de Corte - Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?Raças de Gado de Corte mobile - Gado Wagyu com Nelore: existe o cruzamento?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*