Saiba como conservar vacina para gado

A vacina para gado faz parte de um planejamento para se ter alta produtividade. O bom pecuarista sempre fica atento ao calendário vacinal para evitar doenças que podem causar dores e sofrimento, além de prejuízos. Sem contar com a possibilidade de não conseguir comprador, principalmente internacionais, quando não se tem os comprovantes do procedimento. Porém, além dos cuidados no momento da aplicação, é preciso saber como conservar o medicamento que será aplicado para se ter o resultado esperado.

 

 

Se você precisa de apoio para montar seu calendário, não se preocupe. A Boi Saúde te oferece um, de acordo com os órgãos reguladores para que você não perder nenhuma data: Calendário sanitário para bovinos: como planejar.

Agora que você já sabe a época de cada vacina, vamos te orientar como conservá-la.

 

Como conservar vacina para gado

 

O frasco precisa estar refrigerado desde o momento da compra até a aplicação. Essa refrigeração deve ser entre 2°C e 8°C. O local onde o refrigerador estará armazenado não pode ser abafado e ter entrada da raios solares, principalmente que atingem o eletrodoméstico.

E por falar nele, não misture outros itens naquele refrigerador. O mesmo deve ser exclusivo apenas para vacinas, que não devem ser armazenadas nas portas. Apenas na parte central.

No momento de vacinar o gado, a vacina deve ser transportada em caixas de isopor com gelo e que estejam bem limpas. E devem permanecer ali até o momento exato da aplicação.

 

vacina para gado
Vacina para gado deve ser conservada refrigerada para não perder a eficácia. – Foto: Guzerá Pai e Filha

Agite bem o frasco antes de inserir a pistola para que os componentes sejam misturados.

Quando for fechar os animais, foque sempre no bem-estar animal. Um manejo adequado sem violência evita que os bovinos corram, se machuquem, o que pode prejudicar não só o desempenho, mas a ação de todo daquele dia.

Quando o tema é vacinação, a higiene é fundamental. O foco é evitar doenças, porém, quando não há troca de agulhas e outros cuidados, o produtor e demais envolvidos na operação podem causar riscos.

Para evitar problemas, confira o conteúdo: Como vacinar o gado: confira 5 dicas. 

 

Referência:

Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week