Como produzir a melhor carne premium

Se você clicou neste texto pensando que encontrará uma formula mágica para a produção de carne de alta qualidade, se enganou! A pecuária exige trabalho e dedicação, mas mesmo assim é possível produzir a melhor carne premium do mercado. E é aqui que você saberá como.

Com a popularização da carne premium, principalmente nos restaurantes considerados gourmets, a procura não só pelo mercado, mas por consumidores finais está cada vez maior. Hamburguerias gourmets e boutiques de carnes estão crescendo e criando um novo formato de consumo de carne por aqui.

A estimativa é de um aumento de 30% da demanda por ano. E por que não atender a mais essa fatia de fornecedores da melhor carne distribuída pelo Brasil? Se você está preparado, aqui vamos nós.

O que faz uma produção ser considerada a melhor carne premium?

Além da maciez, tem bom índice de gordura entremeada nas fibras musculares e há em torno de 40 cortes que atende esse mercado.

O famoso marmoreio é muito esperado e tem alto valor de mercado. Por custar até 200 reais o quilo.

Ao tomar a decisão de produzir carne premium, é preciso ter cuidados específicos desde a fase da cria até a terminação.

Uma informação que o produtor precisa saber é que mesmo o boi que alcança o peso adequado para uma boa comercialização, pode não produzir a carne premium.

 

Controle do PH para a melhor carne

 

Gado com PH fora do adequado não tem produtividade de qualidade. E a melhor forma de controlá-lo? Essa sim é bem prática: está no cocho.

Inserir virginiamicina, além de garantir a engorda por meio da absorção dos nutrientes consumidos no pasto e sais mineral e proteinado, é um ótimo aliado no combate a acidose ruminal.

Para entender um pouco mais essa relação, indicamos a leitura: Virginiamicina e acidose ruminal: qual a relação?.

A virginiamicina é um composto com uso aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e potencializa o ganho de peso e rendimento de carcaça.

Saiba mais:

 

Escolha da raça e boa genética para a melhor carne

 

Angus, Nelore ou Wagyu? A forma de produção é essencial, mas ter a raça certa aliada a uma boa genética já garante meio caminho andando.

No Brasil, entre as raças escolhidas para a carne com marmoreio e melhor carne premium estão a Angus e a Nelore

A raça Wagyu, muito conhecida no Japão, inclusive com um tratamento especial e exclusivo ainda não tem tantos adeptos. Caso queria conhecer mais a respeito da raça, clique: Conheça a raça bovina wagyu.

Para saber mais sobre genética do gado, acesse as dicas:

Inclusive, para a raça Angus para utilizar o selo de carne premium, é necessária uma certificação da Associação Brasileira de Angus: Angus produz carne nobre de alta qualidade.

Outro fator é que o índice de marmoreio da melhor carne premium não se resume 100% a alimentação e às fontes energéticas oferecidas no cocho.

A genética é o ponto principal para se produzir o marmoreio esperado pelo mercado e consumidores.

 

melhor carne premium - Como produzir a melhor carne premium
Genética é responsável pela produção da melhor carne premium. – Foto: reprodução/internet.

Gordura intramuscular: como produzir

 

Quanto mais marmorizada, mais macia e com maior teor de gordura. O que significa maior valor de mercado. E para a gordura entrar no músculo, qual o processo de manejo?

Existe uma enzima que é considerada inimiga da maciez da carne. É a calpastatina. Ela é responsável pelo nível de maciez, isso significa que quanto maior o índice, menor a maciez. Por isso, é preciso ficar atento e medir esse índice sempre.

Voltando para a genética, ter no plantel animais selecionados geneticamente e fazer um acompanhamento do índice de gordura muscular por meio de ultrassom faz parte do processo.

 

Cuidados diários 

Além de todos esses quesitos, existem também os básicos da pecuária. Afinal, não adianta investir em animais com genética acima do mercado e deixar de lado o manejo do dia a dia.

Vacinas em dia, com fechamento sem estresse, que escurece a carne e libera o cortisol, hormônio que afeta a engorda:

A alimentação deve ser selecionada com ingredientes de qualidade e ser oferecida com a quantidade adequada para promover uma boa engorda e rendimento de carcaça.

Precisa de orientação a respeito? Acesse nossa página: receitas de ração para gado.

Para que o animal seja 100% saudável e consuma todas as vitaminais e sais necessários, sal no cocho.

O sal mineral e o sal proteinado repõem o que não está no seu pasto:

E para garantir que tudo isso seja absorvido, a virginiamicina também faz parte. Para conhecer mais a respeito, confira: Uso da Virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte.

 

A Boi Saúde espera que essa dica faça a diferença na sua produção. Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Quanto mais informação, melhor a nossa produtividade.

Vamos juntos tornar o Brasil, o principal produtor de carne do mundo!

Para aprimorar ainda mais seus resultados, confira as nossas dicas em vídeo sobre pecuária: canal no YouTube.

 
Raças de Gado de Corte - Como produzir a melhor carne premiumRaças de Gado de Corte mobile - Como produzir a melhor carne premium
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*