Cocho para confinamento: como melhorar o consumo

Já que a ração é a principal fonte de engorda do gado confinado, ter uma estrutura adequada que faça com que os bovinos se alimentem bem é fundamental. Nesta dica, você vai saber como melhorar o consumo de ração em cocho para confinamento.

O confinamento ainda não é o sistema de criação de gado mais usado no país, mas a cada ano, ganha mais adeptos.

O método tem boas vantagens, principalmente em relação a engorda rápida, até na seca, desde que o foco seja a alimentação.

E não tem como falar em alimentação sem citar no cocho.

Como está o seu? Já parou para analisar se essa ferramenta está adequada?

E não é apenas o material e o estado dele que precisam ser analisados: o tamanho para que todos os animais se alimentem ao mesmo tempo, a altura, a cobertura… Viu, são detalhes que podem passar desapercebidos no seu manejo diário.

Mas não se preocupe, nesta dica, durante a orientação sobre cochos para confinamento, você também irá adquirir muito conhecimento para aumentar os bons resultados da sua produção.

 

Como melhorar o consumo no cocho para confinamento 

 

A primeira observação é checar se a estrutura é ideal para não machucar ou ferir os bovinos.  Verifique se não há pregos soltos ou qualquer outro material que possa trazer danos.

Feito isso, o formato precisa ser adequado para que todos tenham acesso.

O ideal é que 70 centímetros para cada animal. O certo é que todos possam comer ao mesmo tempo. Assim, não há disputados e os animais menores também conseguem chegar no alimento.

Não confine mais que 100 animais por baia. O monitoramento é mais fácil em todos os aspectos: alimentação, doenças, ganho de peso.

E caso ofereça ureia, mesmo no confinamento, o cocho precisa ser coberto: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados.

Acesse e saiba mais:

 

cocho para confinamento 1024x576 - Cocho para confinamento: como melhorar o consumo
O cocho para confinamento é elemento fundamental para ter uma boa produtividade. – Foto: Confinamento OBF

O que oferecer no cocho para confinamento 

 

A ração é a base não só de alimentação, mas de engorda do gado confinado.

Como há ausência de pasto, a não ser que o método escolhido seja o semi-confinamento, todo o que é consumido é oferecido 100% no cocho.

Avalie se o consumo está adequado: Como medir o escore de cocho?

Analise se a ração está atendendo a demanda nutricional de acordo com cada fase do gado: cria, recria e terminação. De acordo com a idade, o bovino tem uma potencialização de engorda. Por isso, adequar a ração é o ideal.

Caso precise de orientação, confira: dicas de receitas de ração para gado.

A cana faz parte da rotina? Como é um atrativo para as abelhas, evite que elas fiquem no cocho e afugentem os bovinos: Como evitar o acúmulo de abelhas no cocho de animais?

 

Mantenha o abastecimento em dia, além da ração 

 

Sobre ir além da alimentação, a suplementação no confinamento é mais que uma aliada na engorda.

Os aditivos protegem o organismo do animal, já que muitas propriedades fazem uso de ração baseada em concentrado, ou seja, alto teor de energia.

Esse formato de alimentação pode causar diversos problemas de saúde, como acidose ruminal e timpanismo.

Além disso, segundo a Embrapa, a suplementação aumenta a capacidade digestiva do bovino. Isso significa que proporciona maior ganho a partir da melhora da eficiência alimentar.

 

Foque não só no cocho 

 

Por mais adequado que seja o modelo escolhido de acordo com sua produção, faça regulamente uma avaliação sobre o consumo.

E não esqueça de manter a limpeza sempre em dia. Antes de servir uma nova ração, que pode ser no período da manhã, quando a temperatura é mais amena, tire os resíduos da que foi oferecida no dia anterior.

A justificativa é que os insumos utilizados como ingredientes podem estar com fermentação, o que pode prejudicar o consumo.

Você pode basear o abastecimento e programar o manejo nos horários de maior consumo: Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos.

O bebedouro é outro elemento muito importante na pecuária. No caso de confinamento, podem ser fundos de fosso. E fique atento ao volume. Cada bovino precisa consumir 12,5% do peso vivo por dia.

E assim como o cocho também demanda de limpeza: Como manter a água do bebedouro de gado limpa.

E como boa pecuária é resultado de uma série de fatores, ofereça também sombra aos animais.

Bem-estar animal faz parte do processo e evitar o estresse térmico protegendo o gado do calor excessivo é necessário.

É muito comum os confinamentos não terem árvores ou locais para abrigo do sol forte, mas pense em readequar sua propriedade.

 

Confira:

A Boi Saúde, junto com os milhares de pecuaristas, quer tornar o Brasil, o maior produtor de carne do mundo. Quer vir com a gente?

Não deixe de aprimorar ainda mais seus conhecimentos. Acesse as nossas dicas em formato de vídeo: canal da Boi Saúde no YouTube.

Para saber mais sobre confinamento, acesse:

 

Referência:

Confinamento na prática: sistemas alternativos. Comunicado Técnico Embrapa Gado de Corte.

 
Ração para Terminação - Cocho para confinamento: como melhorar o consumoRação para Terminação mobile - Cocho para confinamento: como melhorar o consumo
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*