Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação

O confinamento de bezerros é um formato de produção com foco na aceleração da engorda na fase da recria. Nesta dica, você aprenderá desde o peso ideal para entrar com o bovino no sistema até o manejo e suplementação ideal para atingir bons resultados.

Pela seca ser prejudicial à produção pela falta de pasto e não promover uma engorda de giro rápido, muitos produtores aderem o confinamento para servir a alimentação diretamente no cocho, com foco na engorda mais rápida. Para isso, não basta servir qualquer ração e muito menos não estar atento ao manejo e sanidade animal. E para que seu confinamento de bezerro seja um sucesso, fique atento a dicas precisas e que irão te auxiliar a chegar cada vez mais longe.

 

Peso para iniciar o confinamento de bezerros

 

O confinamento de bezerro se enquadra na fase da recria. É a fase mais extensa da criação de gado de corte. O confinamento deve começar quando o bezerro sair do desmame e também estar com o peso mínimo de 180 quilos. Inclusive, na fase da desmama, é importante o produtor já iniciar os cuidados nutricionais. A engorda é progressiva quando o bovino recebe nutrientes adequados desde os primeiros meses de vida. Confira uma dica específica sobre a fase: Estratégia nutricional para bezerro na fase de desmama. 

Anote estas informações importantes que serão um guia para sua produtividade:

Peso ideal para entrar no confinamento: 180 kg

Peso ideal para ser atingido no confinamento: 380 kg

 

Alimentação mo confinamento de bezerros

Aqui, vamos abordar um dos principais fatores da engorda. A alimentação de bezerros confinados depende muito do que você oferece no cocho, amigo produtor.

Após a fase de recém-nascido que deve ser exclusiva de leite da matriz e após a introdução de alimentos mais sólidos, lá pelos 70 dias de vida, o produtor pode iniciar o oferecimento de concentrado e volumoso para os bezerros.

Oferecer farelo de soja e de algodão e até grão de milho que podem ser misturados ao sal proteinado é uma boa indicação.

Uma boa mistura indicada pela Embrapa é a seguinte:

  • 1 e 2 kg de concentrado;
  • 12% de proteÍna bruta
  • 66% de nutrientes digestivos totais.

Misture e sirva diretamente no cocho.

Mas se quiser uma ração para a fase da recria, a Boi Saúde oferece uma gratuita. Basta acessar o link: Receita de ração para recria.

 

Suplementação 

Não existe engorda expressiva sem a ajuda da suplementação no cocho. O sal mineral e o sal proteinado, assim como a virginiamicina podem ser inseridos na alimentação dos bezerros até antes do desmame.

Como o bezerro ainda está em fase de adquirir imunidade, oferecer nutrientes que a reforcem e também estimulem o crescimento saudável. No confinamento, o uso do sal é mais importante ainda. Já que não há pasto (a não ser que seja o sistema de semi-confinamento), todas a vitaminais e sais minerais necessários são oferecidos só no cocho.

Sal mineral: corrige as deficiências nutricionais na alimentação dos bovinos. Pode ser oferecido diretamento no cocho. Caso os bezerros não aceitem na primeira vez, é possível fazer uma mistura com fubá ou melaço de cana.

Sal proteinado: o ideal é oferecer 1g por cada quilo do animal. Citamos anteriormente, mas não custa reforçar. Esse tipo de sal auxilia na imunidade e no crescimento do bezerro.

Virginiamicina: o oferecimento pode iniciar ainda na fase da desmama.  Você pode oferecer uma mistura com os seguintes ingredientes: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina. O papel desse composto é fazer com que todos os nutrientes ingeridos no sal mineral e sal proteinado sejam absorvidos pelo organismo. Ainda, há prevenção da acidose ruminal que prejudica tanto a engorda.

 

confinamento de bezerro 1024x663 - Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação
Confinamento de bezerro precisa de cuidados nutricionais e manejo adequado. – Foto: Pixabay

Manejo e bem-estar animal 

Vamos começar por uma das fases mais estressantes da vida de um animal. Como o confinamento inicia com bezerros já desmamados, você já avaliou como é esse processo na sua propriedade? Efetivar um desmame que não estresse o animal e que promove um alto bem estar é essencial para a sua produtividade. Com isso, te indicamos seguir as orientações da dica: Desmama de bezerros correta evita estresse.

Ainda, nessa fase, há necessidade de aplicação de vermífugos e mesmo que não seja pasto, é importante monitorar a presença de parasitas. Na verdade, a melhor prevenção é evitar e deixá-los longe da sua porteira. Os parasitas causam um impacto muito alto na produção de carne. Por isso, mantenha sempre o espaço limpo e sem acúmulo de lama. Nos confinamentos é comum poças com barro. Além de insetos e vermes, doença do casco e laminite podem acometer o gado.

Não esqueça das vacinas, sim, sempre falamos delas aqui. Se você é um leitor assíduo do blog, mas notar que em quase todas as nossas dicas citamos elas. Sem vacina, seu gado está sujeito a doenças e até correm risco de morte. Seguir o calendário do estipulado por órgãos competentes é o ideal: Como realizar o manejo sanitário na recria?.

 

Adequados e estrutura física para confinamento 

Além disso, o confinamento exige algumas cuidados diferenciados da criação a pasto. É importante ter locais com árvores para que os animais se abriguem do sol e não sofram com o calor em excesso. Caso o confinamento para bezerro seja iniciado do zero na sua propriedade, confira a dica: Como iniciar o confinamento em pequenas propriedades. 

Não esqueça da água em quantidade e qualidade suficiente para consumo de todos os animais. E manter a limpeza dos cochos e bebedouros com frequência.

Quer mais dicas sobre confinamento? Acesse nosso acervo e adquira mais conhecimento para ter uma produtividade maior a cada período: Dicas sobre confinamento da Boi Saúde.

 
Ração para Bezerros - Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criaçãoRação para Bezerros mobile - Confinamento de bezerros: saiba os cuidados na criação
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*