Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos?

Com o crescimento do confinamento no Brasil, os produtores que optam pelo sistema, ao adequarem a propriedade, precisam estar atento aos tamanhos ideais das baias para bovinos.

 

 

No confinamento, a alimentação é baseada na ração no cocho, aliada a boas doses de suplementação. Ter um planejamento não só nutricional, mas também de manejo, auxilia a garantir uma boa engorda rápida e expressiva, a partir do consumo de grãos e silagens de diferentes tipos.

 

Estrutura das baias para bovinos 

 

As baias precisam de estrutura adequada para atender as necessidades dos animais e também protegê-los, seja do sol forte, da chuva e do frio. Por mais que muitas propriedades que confinam gado não utilizam esse tipo de estrutura, garantir sombra aos animais é essencial. Caso a estrutura física seja uma opção econômica viável, escolha materiais que não abafem muito a temperatura, causando assim, mal estar nos animais. Fique atento também à altura. Os bovinos precisam estar confortáveis no espaço.

Em propriedades de grande extensão ou sem custos para as baias cobertas, plantar árvores para sombra protege o gado nos dias mais quentes.

O calor em excesso prejudica o desempenho e a produtividade. Para saber como evitar os prejuízos, acesse a dica: Gado de corte: o calor pode afetar o peso?. 

 

baias para bovinos 1024x618 - Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos?
Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos? – Foto: Pixabay

Sobre os tamanhos 

 

O número de animais por lote é ideal que seja, no máximo, 100. Essa quantidade evita conflitos e um melhor acompanhamento. Com esse dado, o produtor já pode ter uma base sobre quantas baías deve construir. Ainda, em rebanho menores, o produtor pode construir espaços que supra as necessidades do manejo e proporcione conforto aos animais.

Entre os tamanhos diferentes, estão:

Baias individuais: por mais que o nome sugira que seja apenas para um animal, no sistema de confinamento não atenderia. Imagine, um rebanho de 100 animais, com baias para um único animal? Por isso, as baias individuais atendem podem atender até quatro animais. O espaço adequado é 10 metros quadrados por animal.

Baias coletivas: a metragem pode variar entre 12,5 metros quadrados por animal a 15 metros quadrados por animal. Essa variação pode ser de acordo com o peso que os animais são inseridos no confinamento. Para se ter uma dimensão mais exata. Para um lote de 20 animais, uma área de 300 metros quadrados atende bem a demanda.

 

Fique atento ao tamanho dos cochos 

 

Os cochos precisam atendem todos os animais da baia ao mesmo tempo. O tamanho ideal é que tenha sete centímetros lineares por cabeça. Assim, mesmo o animal mais leve e magro, não precisa competir com o mais forte para ter acesso à alimentação.

E como o confinamento é um sistema de engorda rápida, mesmo na seca, já que usa a ração como alimentação, os suplementos auxiliam e previnem problemas como fermentação e acidose ruminal, que impedem o ganho de peso esperado. Caso tenha dúvidas sobre o que oferecer nesse tipo de sistema, te auxiliamos na dica: Nutrição ideal para confinamento de gado.

 

O gado de leite também pode ser confinado. Existem diferentes formatos e com certeza um se encaixa na sua propriedade. Para conhecê-los, clique na dica: Tipos de confinamento de bovinos de leite.

 
Total Corte Premium - Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos?Total Corte Premium mobile - Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos?
 

2 pensou em “Baias para bovinos no confinamento: quais os tamanhos?”

  1. A partir de quantos meses de vida pode começar a dar ração para o bezerro.
    Tenho uma bezerrinha de 3meses e um de 4meses

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Valdir, obrigado por nos acompanhar, a partir de 90 dias o Bezerro começa a lamber o sal e a se alimentar com ração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*