Como manter a água limpa no bebedouro de gado

Gostou? Compartilhe!

A água é de vital importância dentro da pecuária. E melhora muito o ganho de peso e a produtividade leiteira do seu gado. A água ideal para ser servida aos bovinos é aquela que nós, seres humanos, somos capazes de beber. Ou seja, limpa, inodora e sem cor. Por isso, nesta dica, vamos te ensinar como manter a água do bebedouro de gado limpa.

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado? Assim que possível, iremos te responder.

Vamos lá!

 

 

A frequência ideal de limpeza é um dia sim e um dia não. Para que sua produtividade esteja sempre em alta, siga a nossa dica para ter a água dos bebedouros sempre limpa. O gado precisa de água de qualidade para manter o organismo em pleno funcionamento. Afinal, é impossível uma propriedade ter bons resultados no ganho de arroba, sem oferecer condições de alimentação e água de forma adequada e eficiente.

 

Como manter a água do bebedouro de gado limpa

 

Em primeiro lugar, instale azulejos ou pastilhas claras na parte interna dos bebedouros da sua propriedade. Com esses itens, é possível fazer a limpeza apenas com o uso de panos. Quando não há azulejos, é preciso fazer uso de vassouras e produtos, por exemplo, para eliminar a sujeira acumulada.

Em segundo lugar, a justificativa da cor clara desse azulejo é por conta da facilidade de visualização de sujeira. Outro motivo é para facilitar na hora de verificar se a água está turva. E isso torna o manejo bem mais simples. Ainda, é uma dica de baixo custo, o que não afetará o caixa do seu negócio de maneira expressiva.

Contudo, não esqueça de manter os arredores sem lixo e lama. Manter insetos, moscas e parasitas longe previne doenças graves que causam grande impacto na pecuária. Portanto, monitore sempre o consumo da água e fique atento a qualquer comportamento anormal do gado.

 

Como manter a água do bebedouro de gado limpa
Como manter a água do bebedouro de gado limpa. – Foto: reprodução/CPT

Para complementar essa dica, sugerimos que continue sua leitura com outros conteúdos que preparamos:

Como limpar o cocho e o bebedouro de bovinos

Onde instalar o bebedouro para bovinos?

Consumo de água por cabeça de gado

Qual a quantidade ideal de água para um gado de qualidade?

Esperamos que essa dica tenha sido uma fonte de informação e conhecimento para seu negócio, amigo produtor. E antes de terminar, conte nos comentários o que achou do conteúdo. Afinal, preparamos o nosso material com um único objetivo: proporcionar mais resultados dentro da sua propriedade.

 

Não pare seus conhecimentos aqui!

 

Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso gratuito no canal da Boi Saúde no YouTube. Que tal dar uma passadinha por lá? São diversas dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro toda semana.

Então, acesse agora e desfrute de todo o conteúdo já disponível por lá: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*