A água é de vital importância dentro da pecuária. E melhora muito o ganho de peso e a produtividade leiteira do seu gado. A água ideal para ser servida aos bovinos é aquela que nós, seres humanos, somos capazes de beber. Ou seja, limpa, inodora, sem cor. Por isso, nesta dica, vamos te ensinar como manter a água do bebedouro de gado limpa.
A frequência ideal de limpeza é um dia sim e um dia não. Para que sua produtividade esteja sempre em alta, siga a nossa dica para ter a água dos bebedouros sempre limpa. O gado precisa de água de qualidade para manter o organismo em pleno funcionamento. É impossível uma propriedade ter bons resultados no ganho de arroba, sem oferecer condições de alimentação e água de forma adequada e eficiente.
Como manter a água do bebedouro de gado limpa
Instale azulejos ou pastilhas claras na parte interna dos bebedouros da sua propriedade. Com esses itens, é possível fazer a limpeza apenas com o uso de panos. Quando não há azulejos, é preciso fazer uso de vassouras e produtos para eliminar a sujeira acumulada.
A justificativa da cor clara desse azulejo é a facilidade da visualização de sujeira e se a água está turva. E isso torna o manejo bem mais simples. Ainda, é uma dica de baixo custo, o que não afetará o caixa do seu negócio de maneira expressiva.
Não esqueça de manter os arredores sem lixo e lama. Manter insetos, moscas e parasitas previne doenças graves que causam grande impacto na pecuária. Monitore sempre o consumo da água e fique atento a qualquer comportamento anormal do gado.

Para complementar essa dica, acesse uma sobre como limpar os cochos e bebedouros: Como limpar o cocho e o bebedouro de bovinos.

