Uso de aditivos tamponantes para ruminantes

Mesmo com um pasto abundante no período das águas e estar bem preparado para a seca com bom estoque de silagens e grãos, o uso de suplementos no cocho garante não só a engorda, mas também a prevenção de alguns problemas de saúde. Para promover uma boa produtividade no seu negócio, a Boi Saúde aborda nesta dica o uso de aditivos tamponantes para ruminantes. 

Os tamponantes são componentes responsáveis pela regulação pH ruminal. O foco é manter o índice do pH adequado, evitando a acidose ruminal, que impacta diretamente na saúde e na engorda do animal.

Além da acidose, existe também o problema de abscessos hepáticos.

Para saber mais sobre esses temas complementares, acesse:

O uso de aditivos tamponantes para ruminantes tem bons resultados. Os tampões químicos, conhecidos como aditivos, ou biológicos, atuam no excesso de ácidos produzidos no rúmen.

Quando o pH ruminal não anda bem, ou seja, em desequilíbrio, o boi apresenta falta de apetite. E boi não come, não engorda, não é mesmo?

Com isso, há uma melhora na produtividade. Sem contar que evita problemas no metabolismo do animal.

 

Uso de aditivos tamponantes para ruminantes
Uso de aditivos tamponantes para ruminantes no cocho aumenta a engorda e protege a saúde do animal. – Foto: Fazenda Uberada

Uso de aditivos tamponantes para ruminantes

 

O oferecimento é simples. Basta adicionar o aditivo escolhido no cocho, aliado a dietas de alto grão.

Os animais confinados, que não tem tanto acesso a pastagem, necessitam de maior consumo de aditivos tamponantes. Como o consumo de fibra, sem o pasto, é menor, a produção de salivação é também é menor.

São considerados aditivos tamponantes: bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, carbonato de magnésio e bentonita.

Na pecuária de leite, o uso dos tamponantes pode auxiliar na digestibilidade da matéria seca e até com a concentração da gordura: Como aumentar a gordura do leite?.

Entre os aditivos que auxiliam a absorção de nutrientes e também combatem a acidose ruminal temos a virginiamicina e a monensina sódica.

Por atuarem no pH ruminal, agem como tamponantes: Uso da Virginiamicina na fase de engorda de bovinos de corte.

Para ter acesso a mais dicas, confira nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

 
Referência:

RIBEIRO, Pedro Henrique; GOBETTI, Suelen Tulio Córdova. ALIMENTOS TAMPONANTES PARA BOVINOS. Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL.

BULA, Tatiani. Benefícios do uso de virginiamicina para bovinos de leite. Zootecnista, especialista em produção de ruminantes e assistente técnica da Phibro Animal Health.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*