O que é conversão alimentar em bovinos

Essas palavras são citadas com frequência na pecuária: conversão alimentar em bovinos. Mas o que será que significa? Tem relação com o ganho de peso? É o que vamos descobrir agora.

Estar atendo a todo processo e estratégia alimentar e nutricional do gado faz parte de uma propriedade com alta produtividade. Mais que abastecer o cocho e manter o calendário de vacinas em dia, entender como atua o organismo do gado em relação a ração e aditivos é fundamental para avaliar se o investimento está valendo a pena. E mais além, se realmente o oferecimento está sendo feito de forma correta.

A Embrapa recomenda que a alimentação, manejo e genética são fatores mais que essenciais para se ter boa conversão alimentar.

Se você está se perguntando o que a sua pecuária tem a ver com isso, a resposta vem logo agora!

 

Conversão alimentar em bovinos

 

Parece um termo complicado, mas longe disso. O significado nada mais é que quantidade de matéria seca que é consumida com foco no ganho de 1 quilo de peso vivo do animal. Simples, não é? Em outras palavras, representa a eficiência com que o animal converteu o alimento consumido em carne.

A partir do resultado, é possível fazer uma estratégia econômica para evitar custos extras e efetivar realmente o que é investido para obter um melhor rendimento na carcaça.

 

conversão alimentar em bovinos 1024x743 - O que é conversão alimentar em bovinos
O que é conversão alimentar em bovinos – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Raças zebuínas e resultados de cruzamento entre zebuínos e taurinos apresentam bons resultados bons resultados.

E como fazer para se ter bons resultados e boa conversão? Conforme indicação da Embrapa, aderir animais com boa genética e também um manejo adequado.

Agora, se quer saber como alcançar uma produtividade acima da média, clique na dica: Como obter uma boa conversão alimentar de bovinos

 
Referência:

TELLES, Denise ZamboniConversão alimentar e ganho de peso. Maio, 2016.

Ganho de Peso, Conversão Alimentar, Ingestão Diária de Nutrientes e Digestibilidade de Garrotes. R. Bras. Zootec., v.33, n.6, p.2403-2411, 2004 (Supl. 3).

 
Sal Proteinado - O que é conversão alimentar em bovinosSal Proteinado mobile - O que é conversão alimentar em bovinos
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*