fbpx

Como aumentar o valor da arroba do boi com aditivos?

 
banner banner
 

Você sabe como melhorar o valor da arroba do boi? Muitos produtores ficam perdidos quando a cotação está em alta e não tem boi no ponto para comercializar. A saída é implementar processos de engorda em todas as fases de gado e também nas águas e na seca. Uma delas é focar no apoio nutricional, por meio de aditivos de alta performance.

Se você quer lucrar mais na próxima safra, anote todas as nossas indicações que você terá acesso neste conteúdo.

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Valor do arroba do boi

 

O valor da arroba do boi oscila de acordo com o mercado. Garantir um bom preço depende muito da negociação, do momento da venda e também da disponibilidade dos compradores.

Como existe uma variação que muda toda a semana, a Boi Saúde sempre orienta que os pecuaristas a acompanhem diariamente. Para isso, programe-se para acessar todo dia a nossa página exclusiva sobre esse dado: cotação do dia para a pecuária.

Acompanhar o valor da arroba do boi te prepara para que a venda tenha o lucro esperado, aquele que cobre as despesas e investimentos de criação e ainda te dê uma margem em cima do preço cobrado.

Se esse tema te interessa, aprenda mais:

 

Quais são os aditivos de alta performance para o gado?

 

O uso dos aditivos de alta performance melhora o desempenho dos animais, a engorda e ainda auxilia em um produto final de boa qualidade. O gado fica mais forte ao ter uma imunidade protegida contra doenças. Com isso, o custo com medicações e consultas de emergência diminui e você terá mais tempo livre para focar na lida e nos processos do dia a dia.

Abaixo vamos indicar os aditivos mais utilizados e que, por meio de estudos e pesquisas, apresentam resultados comprovados e satisfatórios. Ou seja, você poderá servi-los, que a partir da recomendação de uso e seguindo os bons princípios da pecuária, terá uma produtividade maior, quando comparado ao período sem o uso deles.

 

Virginiamicina

É um aditivo melhorador de desempenho. Atua na saúde digestiva, aumentando e possibilitando a absorção de tudo o que o gado come. Isso significa que a ração, sal e pasto consumidos nutrem realmente o animal, já que esse aditivo atua diretamente no trato gastrointestinal.

O resultado é sentido direto na balança. O uso é indicado em todos os sistemas de criação de gado: pasto, semi-confinamento e confinamento.

Inclusive, esse aditivo proporciona resultados tão expressivos que as propriedades adeptas do Boi 777, método que promove ganho de sete arrobas em cada fase de criação, o utilizam com frequência.

Afinal, engordar sete arrobas na cria, mais sete na recria e outras sete na terminação exige um esforço e planejamento muito bem programados e seguidos à risca.

Outro benefício é a recuperação do escore corporal das matrizes após o parto. Logo que o bezerro nasce, a vaca precisa passar por um processo no qual o corpo volte ao estado pré-concepção, ou seja, antes da gravidez, já que não há mais um animal em desenvolvimento no ventre. Dessa forma, poderá passar por um nova monta, resultando assim, em um bezerro por ano para a propriedade.

Para os produtores que atuam com reprodução, promover um protocolo com o uso da virginiamicina garante melhores resultados na fase também pré-monta, já que prepara o sistema reprodutivo para as matrizes que conceberam bezerros maiores.

 

Monensina

Aditivo que age diretamente no rúmen dos bovinos a partir da atuação de bactérias. Como resultado, aumenta o peso ao melhorar o desempenho do metabolismo do animal. É muito utilizada em gado de corte e de leite.

Auxilia no controle da acidose no caso de animais alimentados com dieta baseada em concentrados. Além de atuar na redução da produção do ácido lático. Ao unir todos esses benefícios, reduz os custos de produção e torna a produção animal mais eficiente.

 

Ureia

Fonte de nitrogênio é um ótimo auxiliar na seca. Atua diretamente no organismo do animal, evitando a perda de peso tão comum nessa época.

Está entre os aditivos que atuam diretamente no valor da arroba, sendo considerado de baixo custo. O principal foco da ureia é fazer com que a forragem consumida na seca, tenha uma boa digestibilidade, o que significa que terá um aproveitamento melhor dos nutrientes.

Entendemos que a forragem no período sem chuvas não tem a mesma qualidade das águas. Por isso, todo o nutriente encontrado precisa de uma força para que chegue até o organismo do animal, convertendo em arrobas, ao fornecer energia para aquele bovino.

O uso da ureia na pecuária precisa ser muito bem estudado. Em primeiro lugar, não é qualquer ureia que pode ser servida. Como existem diversos tipos no mercado, muitos produtores se confundem. Entretanto, a única indicada para bovinos é a ureia pecuária.

Em segundo lugar, caso você ainda não utilize o Total Ureia Premium, única ureia do mercado que não causa intoxicação no gado mesmo consumida molhada, os cuidados básicos precisam ser tomados.

A perda e intoxicação de cabeças de gado por ureia é muito mais comum do que se pensa. Possivelmente, você tem algum colega que, infelizmente, passou por esse problema. Para que você não passe pela mesma situação, utilize com os cuidados indicados: Tudo sobre ureia para bovinos: confira os cuidados.

 

valor da arroba do boi
Aditivos são fundamentais para se obter um bom valor da arroba do boi. – Foto: Campo Fácil.

Como aliar aditivos de alta performance ao uso de sal para gado?

 

Cada aditivo e sal tem uma função. O importante no momento de decidir qual usar é escolher um que resolverá o problema enfrentado pela propriedade naquele momento.

Por exemplo, caso esteja na seca, uma boa dica é utilizar sal proteinado, ureia e virginiamicina. Na temporada de chuvas, usar o sal protéico energético para aumentar o consumo da pastagem mais a virginiamicina.

Aliar também os aditivos na ração facilita o manejo e você já faz duas ações em uma: alimenta e suplementa o gado. Desde a fase da cria, os bovinos podem consumir os aditivos de alta performance na ração. Uma ração simples, com ingredientes fáceis de serem encontrados e com o modo de preparo que não toma muito tempo é uma ótima opção para a sua propriedade. O melhor é que você mesmo pode prepará-la.

 
banner banner
 

Desejamos que esse conteúdo seja a diferença que você espera na sua pecuária. Para mais dicas sobre como melhorar o desempenho do seu gado, inscreva-se no nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

 

Referências: 

Qual a função da ureia na alimentação do gado e como ela age em seu metabolismo. Perguntas frequentes. Embrapa.

Salman, Ana Karina Dias Utilização de ionóforos para bovinos de corte / Ana Karina Dias Salman, Solidete de Fátima Paziani, João Paulo Guimarães Soares. – Porto Velho, RO: Embrapa Rondônia, 2006.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×