Monensina para gado de leite

Gostou? Compartilhe!

Muitos problemas relacionados a produção do gado de leite estão relacionados ao manejo. Principalmente, quando se trata da qualidade e quantidade de leite produzido. Além de uma lida adequada, muito do que se oferece no cocho resulta no produto final. Aqui, você entenderá qual o papel da monensina sódica e outros suplementos para que seu lucro seja maior do que é hoje.

Mais que atuar com as boas práticas da pecuária, estar atento ao que na alimentação e suplementação faz toda a diferença no retorno dos investimento da propriedade.

Nas próximas linhas, você terá acesso a um conteúdo que irá facilitar o seu dia a dia. No final do texto, lembre-se: não deixe de comentar o que achou das nossas orientações. Caso tenha alguma dúvida, escreva para gente também, combinado?

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

O que é monensina sódica?

 

A monensina sódica é o ionóforo utilizado de forma mais intensiva na pecuária leiteira. O uso tem foco na melhora do nível metabólico. Por isso, neste texto, vamos te orientar sobre uso e os benefícios da monensina para gado de leite.

Bom, já que citamos a palavra ionóforo anteriormente, aproveitamos para te explicar o que é.

Em primeiro lugar, ionóforo é um composto que melhora a qualidade ou a quantidade de nutrientes disponíveis para absorção pelo trato gastrointestinal. O resultado? O desempenho do animal tem uma melhora significativa.

Em segundo lugar, diversos países utilizam a monensina para gado de leite. Entre eles, estão: África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia.

No Brasil, a  monensina tem o uso muito comparado ao da virginiamicina. Inclusive, se você quiser conferir a diferença entre os dois compostos, te convidamos para acessar o conteúdo a seguir: Diferença entre monensina e virginiamicina. 

 

 

Benefícios da monensina para o gado de leite

 

  • Auxilia na digestão dos alimentos;
  • Facilita o rúmen;
  • Altera a produção de gases;
  • Melhora o metabolismo energético e proteico;
  • Pode ser inserida na nutrição a qualquer momento;
  • É indicada para todas as raças bovinas;
  • Protege o organismo contra doenças e parasitas.

 

Monensina para gado de leite
Monensina para gado de leite potencializa o desempenho do plantel. – Foto: Rubens Ferreira.

Além disso, a monensina também pode ser consumida por bezerras, principalmente as com foco em gado leiteiro. No entanto, a dose precisa ser certa, pois se utilizada acima do recomendado, pode ser tóxica.

 

Por que suplementar o gado de leite?

Mesmo com um pasto de qualidade, a forrageira não tem os nutrientes completos para uma boa produção de leite e até mesmo manter a saúde do gado em dia.

Quanto mais saudáveis, menor o risco de adoecer. Então, oferecer suplementos com uma ração ideal mais o pasto, realmente vai te resultar em uma pecuária de sucesso. Claro que não é só isso. O manejo, a forma como a equipe lida com o gado, o controle da temperatura, a raça também contam bastante.

Com isso, complete a nutrição no cocho com o sal proteinado. Com minerais e proteínas na composição repõe cálcio, fósforo, potássio e muitos outros elementos responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. Para matrizes tem um papel fundamental na formação do feto.

É barato e tem manejo muito fácil. Ou seja, não tem desculpas para que o sal proteinado fique fora do cocho.

E se a Boi Saúde te disser que você mesmo pode fazer seu sal proteinado? Seria um estímulo e tanto para suas vacas leiteiras começarem a usufruir dessa nutrição, não é mesmo?

Mas se está se perguntando como fazer, a resposta está aqui! Nós te ensinamos o passo a passo, com os ingredientes, a proporção de cada um deles e o modo de preparo. E o melhor deixamos para te contar agora: tudo isso grátis, sem você pagar nada.

É só clicar neste link para receber a sua: quero a receita grátis de sal proteinado da Boi Saúde.

As vacas leiteiras têm demandas específicas. Uma delas é o cuidado com a mastite. Por mais que todos os cuidados sejam tomados diariamente, quanto mais forte e saudável for, o gado terá menos prejuízos na saúde quando acometidos por doenças como essa, por exemplo.

A mastite realmente causa um impacto negativo na produção leiteira. Saber como preveni-la com ações fáceis e de rotina já é um avanço contra possíveis prejuízos: Mastite bovina: como evitar a queda na produção de leite.

 

Ração mais indicada para gado leiteiro com uso da monensina

Já que você aprendeu a fazer o sal proteinado e a importância desse suplemento, vamos para a alimentação do gado de leite.

A ração, quanto mais específica para determinada produção, mais leite trará. E o que te impede de oferecer uma ração própria para vacas leiteiras?

O fubá de milho, farelo de soja, ureia, sal mineral e fosfato de cálcio têm funções excelentes. Quando unidos em uma única ração, aumenta o desempenho do gado.

Quer fazer a partir de hoje na sua propriedade essa receita? Então, comece agora mesmo: receita de ração para gado de leite.

 

Bem-estar animal garante uma alta produtividade

A produção de leite que dá resultado está muito além do uso da monensina, do sal e da ração, além da prevenção de doenças como a mastite.

A temperatura do ambiente onde as vacas estão tem impacto direto no aumento ou queda dos litros de leite, sabia?

Em lugares muito quentes, nos meses de intenso calor, as vacas chegam a produzir 20% a menos em comparação com outras épocas mais frias.

Mas não se preocupe, pois é possível evitar esse problema: Manejo de gado leiteiro: tolerância térmica.

E a qualidade e quantidade de água estão em dia? Já que o leite é composto por mais de 80% de água, a hidratação do gado é obrigatória.

Deixe os bebedouros em locais de fácil acesso. Lave-os e troque a água regularmente. E verifique se a temperatura não está acima ou abaixo do ideal: Qual a temperatura ideal da água para bovinos?

Para a redução do estresse, instale escovas para as vacas se esfregarem. É uma atitude simples, que custa pouco, e deixa as vacas mais tranquilas.

Caso tenha condições financeiras, construa um galpão para ser usado no inverno e verão. Essa instalação traz mais conforto em dias de chuva e sol muito quente. Além de ser um local para descanso após a ordenha.

 

A monensina sódica é uma estratégia para a boa produtividade leiteira. Foto: Jadir Bison
A monensina sódica é uma estratégia para a boa produtividade leiteira. – Foto: Jadir Bison

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo em nosso canal no YouTube. Novas orientações do nosso consultor José Carlos Ribeiro são publicadas toda semana. Tudo isso de forma totalmente gratuita.

O foco é sempre melhorar sua produtividade com investimento de baixo custo. Então, para acessar é simples! Basta clicar: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? 

Contudo, não termine essa dica sem deixar seu comentário. Afinal, a sua opinião é muito importante para o nosso trabalho. É por meio de suas sugestões que conseguimos fortalecer nosso agro.

A Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Nos vemos em breve.

Então, até a próxima dica!

 

Referência

GRANDA, J.R. Avaliação do uso da monensina sódica em rações de vacas leiteiras: desempenho produtivo e resíduos no leite. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Medicina veterinária) – Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2009.
O. CAMPOS NETO; A.A. RAMOS  M.J. ESCOBAR; J.A. DALANESI3; C.H.W. DE BEM. AVALIAÇÃO DA MONENSINA SÓDICA EM VACAS LEITEIRAS. UNESP Botucatu, Sci Agric., Piracicaba, 52(2): 268-273, mai-ago. 1995.

 
banner banner
 

Para que serve a monensina?

A monensina sódica é o ionóforo utilizado de forma mais intensiva na pecuária leiteira. O uso tem foco na melhora do nível metabólico.

O que é ionóforo?

Ionóforo é um composto que melhora a qualidade ou a quantidade de nutrientes disponíveis para absorção pelo trato gastrointestinal. O resultado? O desempenho do animal tem uma melhora significativa.

Quais os benefícios da monensina para o gado de leite?

Existem diversos, como: auxilia na digestão dos alimentos, facilita o rúmen, altera a produção de gases, melhora o metabolismo energético e protéico, pode ser inserida na nutrição a qualquer momento. Além disso, é indicada para todas as raças bovinas e protege o organismo contra doenças e parasitas.

Bezerras podem consumir monensina?

Sim. Principalmente as com foco em gado leiteiro. Porém, a dose precisa ser certa, pois se utilizada acima do recomendado, pode ser tóxica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*