fbpx

Itens básicos para começar na pecuária: quais são?

Quando uma pessoa decide tornar-seprodutor rural, precisa se preparar e entender que é necessário mergulhar de cabeça nesse universo! Muitos iniciam a atividade porque herdaram uma propriedade, outros pelo amor e paixão que a criação de gado desperta. Não importa qual foi seu caminho, saber quais são os itens básicos para começar na pecuária é o primeiro passo, além de ser fundamental para começar com o pé direito.

Para que você tenha sucesso desde o início e evitar ao máximo erros muito comuns de iniciantes, preparamos um conteúdo com o que você realmente precisa saber para se planejar e começar da melhor forma possível.

 

 

Itens básicos para começar na pecuária 

 

1 – Propriedade

Ter um pedaço de terra é o primeiro passo. Independentemente se for própria ou arrendada, você precisa da propriedade para iniciar o seu negócio. Em primeiro lugar, será onde o gado será criado e passará por todo o processo de produção.

É muito comum, a criação de gado começar com terras consideradas entre pequenas e médias e ser expandida, de acordo com o crescimento da produção e aquisição de novos animais. Por isso, não importa quantos hectares você tenha no momento, o importante é começar.

Em segundo lugar, caso você comece literalmente do zero e esteja em um momento de procura de propriedades com foco na pecuária, dê preferência para aquelas que já tenham uma estrutura pronta para essa atividade. Não se preocupe que vamos explicar sobre esse item mais a frente.

Quando você adquire uma propriedade com uma estrutura básica para criação de gado, terá menos trabalho. Mas, caso não encontre uma que seja adequada ou com as condições ideais para seu bolso, você pode começar do zero, sem problemas.

No momento da sua busca, tenha um checklist na mão e que podem te salvar de possíveis problemas que podem aparecer com o tempo:

  • Acesso à água e luz;
  • Acesso à propriedade (pense no embarque e desembarque de bovinos, além das pessoas que irão acessá-la com frequência, além de você mesmo);
  • Necessidade de instalação de cercas para delimitação de espaço e também segurança do rebanho;
  • Como estão os documentos da propriedade, assim como os impostos e demais contas básicas;
  • Qualidade do pasto. Esse item é fundamental porque a reforma de uma pastagem pode ser muito cara, dependendo do estado. Por isso, se puder, solicite uma análise do solo antes de assinar o contrato.

 

2 – Gado

Sem gado, não tem pecuária, concorda? Existem diversas formas de você adquirir um lote. Se você nunca atuou com a criação e vai começar na atividade somente agora, o ideal é começar aos poucos, principalmente se você não tem grandes investimentos financeiros para contratar funcionários, zootecnistas e demais profissionais logo de início.

Sobre a compra de animais, algumas propriedades podem já vir com rebanho, ou você pode fazer a aquisição em feiras, leilões ou diretamente com criadores.

Existem várias raças no Brasil que têm desempenho favorável ao nosso clima e com produção que agrada ao paladar dos consumidores locais.

Confira algumas informações:

 

3 – Estrutura

Como estamos falando de itens básicos, não tem como não citar os cochos e bebedouros. Esses instrumentos são fundamentais para alimentação, nutrição e hidratação do gado. Sem o consumo adequado, não há rendimento da produção e alcance dos resultados esperados.

Além dos cochos e bebedouros, o curral é necessário para o manejo. Da pesagem dos animais até a realização de procedimentos como aplicação de vacinas ou brincos de identificação, marcação a ferro ou exames ginecológicos, esse espaço é um item fundamental para a pecuária desde o início.

Hoje, vários modelos estão disponíveis, de acordo com o tamanho da propriedade e investimentos disponíveis.

 

4 – Planejamento

Para ter todos os itens acima e os que serão reflexos deles, você precisa de um planejamento. O primeiro tópico é: qual ação tomar e qual o tempo de duração dela. Por exemplo, quando você vai começar a procurar a propriedade e por quanto tempo? Após essa etapa, quando começará a pesquisar gado para compra ou fará isso paralelamente a alguma outra demanda?

Construa o hábito de ter um planejamento de todas as ações. Dessa forma, nada ficará para trás e ainda, você terá condições de estipular metas em cima de prazos e buscar maiores resultados a cada temporada.

Para você que está começando do zero ou até mesmo precisar melhorar a sua rotina, comece agora com uma agenda de planejamento própria para a pecuária:

 


banner banner
 

 

5 – Investimentos 

Nada acontece na pecuária sem investimentos. Eles podem ser para dar o pontapé inicial, mas continuam diariamente com a compra de suprimentos para manter tudo funcionando.

Caso você não seja herdeiro de uma propriedade rural, assumindo-a a partir de sucessão familiar, mas quer realmente ser um pecuarista, mas não tem investimentos suficientes para uma propriedade, gado e outros itens, estude a opção de crédito rural. Diversos bancos e entidades financeiras oferecem essa modalidade específica para o nosso setor.

Desde já, tenha muito cuidado com as finanças e realmente só se comprometa com aquilo que cabe no bolso. Nada de sair comprando o trator mais caro e moderno do mercado se agora não é o momento. Queremos sim que você prospere e tenha os melhores equipamentos, mas tudo no seu tempo e de acordo com as prioridades.

Para se organizar, uma planilha é o ideal. Baixe uma grátis aqui mesmo para você começar a sua pecuária com o pé direito:

 


banner banner
 

Crédito foto da capa: VS Assessoria Genética

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*