fbpx

Agenda da pecuária: como organizar as atividades da lida

 
banner banner
 

Não importa se você cria seus animais sozinho ou com apoio de funcionários, independentemente do número de pessoas envolvidas na lida, ter uma agenda da pecuária organizada com as atividades que serão feitas por dia melhora o desempenho e produtividade dos animais, para nenhuma tarefa ficar de fora. 

E como são muitas ações, a Boi Saúde desenvolveu este conteúdo para que você possa compartilhar com todos os membros da sua equipe e até mesmo, ter uma rotina pessoal. 

Cada profissional que atua na pecuária sabendo o que fazer ao iniciar cada dia cumpre aquela demanda, já que cada uma delas tem um papel fundamental. Como a pecuária com bom lucro é feita de vários fatores, nenhum pode passar despercebido. Isso vai desde abastecer o cocho de gado até a limpeza do pasto, a pesagem dos animais, a negociação com o frigorífico, entre outros. 

 

 

Agenda da pecuária – atividades diárias  

A primeira atividade do dia é conferir o preço da arroba. Claro que depois que você levantou, tomou aquele café que só o campo tem, ajeitou suas coisas, aí sim, você estará pronto para checar quais são os números do dia. Várias entidades e sites de notícias atualizam a arroba diariamente e a Boi Saúde também. Já salva nosso link para facilitar sua vida: cotação da arroba diária. 

Feito isso, é hora de sair para tratar o que move a nossa pecuária: os animais. Você tem planejado os horários de abastecimento do cocho? Mais que estratégia para aumentar o consumo, evita com que o cocho nunca fique vazio e dá condições para medir como está o escore do cocho.

E além da ração, o cocho de sal também merece atenção. Abastecê-lo e acompanhar o estado (normal, empedrado ou molhado), facilita a entender se está sendo rejeitado. Existem várias formas de melhorar o consumo de sal mineral bovino, caso seja detectado que não está com a aceitação esperada.

agenda da pecuária
Quanto mais seguir a agenda da pecuária, melhor desempenho seus animais terão.  Foto: Nelore Adir

 

O monitoramento do gado feito diariamente evita também transtornos, desde os mais leves, até os mais graves. Identifica problemas de saúde logo no início, a partir de comportamentos anormais, fora do que consideramos saudável. Caso o bovino permaneça deitado boa parte do dia ou mesmo em pé não percorra o território, não se direciona ao cocho ou bebedouro, é importante investigar.

Além das atividades diárias da agenda da pecuária, as semanais e quinzenais compõem todo um conjunto que trará o desempenho e arroba do boi gordo que a propriedade planejou ao fim do período. Quanto mais organizada, maior retorno financeiro terá, cobrindo as despesas e realmente proporcionando o lucro esperado. 

Clique e receba GRÁTIS a sua agenda da pecuária. Nossa sugestão é que você a imprima e deixe-a fixada onde todos os envolvidos na lida passam para sempre reforçar os horários e compromissos.

 
banner banner
 

 

O que organizar e oferecer por mês na pecuária 

Cada mês demanda um tipo de suplementação. Na seca, por exemplo, devido a maior falta de proteínas, o sal proteinado com ureia é o mais indicado. Já nas águas, o que mais falta no pasto são os minerais. Com isso, a melhor indicação de uso para melhorar o desempenho do gado é o sal mineral.

Programar o oferecimento na estação anterior garante um cocho sempre abastecido. Você mesmo pode produzir na propriedade e fazer um estoque. Durante as águas produzir o proteinado e durante a seca, o mineral. Basta ter espaço para armazenamento correto e sua produtividade nunca irá cair. Confira: Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los.

A ração é outro ponto importante. Alimenta os animais e nutre os ingredientes necessários para cada fase. Por exemplo, os bezerros precisam de uma ração própria, que dê condições para crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A recria, a fase mais extensa do gado, necessita de ração que proporcione a engorda diária e prepare para a terminação, na qual terá que adquirir um bom rendimento de carcaça, além de índice de gordura esperado pelo mercado.

 


banner banner
 

agenda_da_pecuaria_lida
Siga a a agenda da pecuária e forme um plantel com uma lista de compradores fiéis. Foto: Danda Agropecuária

 

Continue por aqui e enriqueça seus conhecimentos sobre pecuária:

 


banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×