Principais vacinas para bovinos no Brasil

Gostou? Compartilhe!

Entenda quais são as principais vacinas para bovinos no Brasil. Algumas delas são obrigatórias. Na dica de hoje da Boi Saúde você fica por dentro de quais são elas. Então, vamos começar!

 

 

O produtor rural que possui gado de corte e leite deve ficar atento ao calendário de vacinas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também das Secretarias Estaduais de Agricultura.

Doenças que acometem animais, quando não prevenidas, causam grandes prejuízos ao proprietário desde consultas a veterinários, medicamentos e até mortes de todo rebanho, já que muitas são virais, transmitidas pela saliva, água e ar. Na dúvida, sempre consulte seu veterinário de confiança.

 

principais vacinas para bovinos
Fique atento ao calendário de vacinas obrigatórias em bovinos. – Foto: Reprodução Internet

Principais vacinas para bovinos 

 

Aftosa: a mais conhecida no Brasil devido à alta incidência, causa grandes prejuízos econômicos por ser uma doença viral contagiosa. As feridas são o sintoma primário, seguida de fraqueza e falta de apetite. Cada estado tem um calendário próprio de vacinação e cabe ao produtor ficar atento às indicações das datas de cada Secretaria Estadual de Agricultura. Na maioria dos estados, a vacinação é no mês de maio em animais adultos e no mês de novembro em animais abaixo de 24 meses. Dependendo da região, a vacinação acontece duas vezes ao ano. A dosagem é 2 ml por animal com aplicação subcutânea ou intramuscular. O frasco da vacina, para ter eficiência, precisa ser armazenado em refrigeração entre 2ºC e 8ºC graus, mantido assim desde a compra até o uso no animal.

Brucelose: doença infecciosa nos animais que causa aborto. A vacina para prevenção da doença é a B19. Deve ser aplicada somente nas fêmeas entre três e oito meses. A dosagem é de 2 ml por animal, via subcutânea na tábua do pescoço.

Raiva: doença viral que ataca o sistema neurológico do gado. Para a prevenção, todos os animais devem ser vacinados, a partir do terceiro mês de vida.  Essa vacina precisa também precisa estar refrigerada, entre 2 °C e 8 °C graus, desde a compra até a aplicação. A dosagem é 2 ml por animal e a injeção é subcutânea.

 

Saiba mais sobre vacinas para gado 

 

Carbúnculo: conhecida como manqueira, é uma doença infecto-contagiosa que causa inflamação nos músculos, o que leva o animal a mancar. Além disso, a aplicação da vacina deve ser em todos os animais. Pode ser subcutânea e a dosagem pode ser de 5 ml por animal, a partir do terceiro mês de vida. Repeti-la a cada seis meses, até completar dois anos.

Mais informações sobre vacinas, você encontra aqui no blog e nós separamos abaixo. Confira:

Vacinação de bovinos: você sabe o que é necessário?

Vacina de gado: saiba tudo sobre a aplicação

Clostriodiose bovina: prevenção é feita com vacinas para gado.

Vacina de manqueira é obrigatória para bovinos?

Por fim, além do blog, a Boi Saúde tem dicas em formato de vídeo. Trata-se do nosso canal no YouTube. Vídeos atualizados e de fácil compreensão te esperam com acesso totalmente gratuito.

Acesse agora e desfrute de todas as dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. É só clicar: Boi Saúde no YouTube.

Nos vemos na próxima dica. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*