Curral para gado de corte: existe modelo certo?

Será que existe um modelo ideal de curral para gado de corte? Bom, sabemos que o manejo é essencial para se ter uma produtividade em dia. E qual a melhor estrutura para atender todas as demandas da lida?

Se essas são suas dúvidas, continue aqui. A Boi Saúde irá promover conhecimento sobre elas com foco no aumenta da sua produção. E consequentemente, do seu lucro. Está preparado?

Para começar, para que serve um curral?

Mais que fazer parte da estrutura da sua propriedade, ele precisa ser funcional.

O foco desse espaço é proporcionar facilidade na lida. Entre as ações, estão aplicação de vacinas. Além de procedimentos veterinários. E até pesagem.

Sem contar que, dependendo do modelo, pode ter até rampa de embarque.

Ou seja, é muito funcional.

 

Melhor modelo de curral para gado de corte 

 

Em primeiro lugar, você precisa ter muito bem estabelecidas as ações do seu manejo. E ainda, saber quando é necessário fazer o fechamento do gado.

A partir desse calendário e saber as demandas, ficará mais fácil de entender qual estrutura de curral para gado de corte é necessária.

Não existe um modelo certo. Mas sim, um ideal que atenda a sua produção. Além disso, o foco no bem-estar animal precisa ser respeitado. As funcionalidades vão depender do quanto é possível investir no momento da construção.

Outro ponto importante é: qual será a funcionalidade? Será apenas um espaço os animais? Apenas para vacinas? Apenas para pesagem? Você pode começar aos poucos. A extensão dos demais manejos pode ser feita aos poucos.

Se for construir um do zero, verifique o número de animais. Até mesmo as pequenas propriedades podem ter um. Inclusive, as com poucas cabeças

No momento da construção, estude materiais que são mais duráveis. Já existem no mercado alguns que até demandam menos manutenção.

Oriente ao pessoal que atua na propriedade sobre a higiene do espaço. Todos devem contribuir.

 

curral para gado de corte - Curral para gado de corte: existe modelo certo?
Curral para gado de corte precisa atender as demandas de cada propriedade. – Foto: reprodução/@brasilcaipira

Investimento 

 

O custo de um curral para gado de corte varia bastante. Modelo, material, tamanho são fatores que determinam o quanto será pago.

Ainda, existem empresas especializadas que constroem já com o material incluso. Em casos de estrutura mais simples, você mesmo poderá construir.

Se precisar de uma força na parte de investimento, existe o crédito rural. Antes de recorrer a essa possiblidade e até fechar contrato, estude se as parcelas caberão no seu fluxo de caixa.

Saiba mais: Crédito rural é alternativa para produtores de todos os portes

Investimentos e melhorias devem ser o foco da pecuária para aumento do lucro. Porém, não deve exceder a receita. Além de criar dívidas que podem virar dor de cabeça.

E como curral para gado de corte é um tema muito procurado pelos leitores da Boi Saúde, temos outras dicas complementares:

Essa dica fez a diferença na sua pecuária? Compartilhe com seus amigos.

Para obter mais conhecimento, acesse nossas dicas em vídeo: Boi Saúde no YouTube.

 
Boi 777 - Curral para gado de corte: existe modelo certo?Boi 777 mobile - Curral para gado de corte: existe modelo certo?
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*