Conheça aqui as raças de gado brasileiro

Gostou? Compartilhe!

O Brasil é um país referência na pecuária. Somos um dos maiores produtores de carne do mundo, sendo destaque na exportação e qualidade do nosso produto. Além das raças que desembarcaram por aqui desde o início da colonização, ou seja, há mais de 500 anos. Conheça nesta dica, algumas das raças de gado brasileiro.

Entretanto, com o desenvolvimento da tecnologia e por meio de cruzamentos, várias raças se originaram aqui no Brasil e outras se estabeleceram muito bem. O foco é o melhoramento genético e ainda trazer mais produtividade com raças adaptadas ao nosso clima tropical.

Nesta dica, você vai conhecer algumas das raças de gado brasileiro para ter uma criação com resultados já satisfatórios. Por mais que nem todas tenham origem no Brasil, muitas são criadas em grande número. Portanto, conhecê-las é fundamental.

Aqui, vamos abordar apenas algumas delas. Para ter mais conhecimento, te indicamos a leitura: A melhor raça de gado para corte para você.

Caso você crie leite, tem conteúdo para você também: Principais raças de gado leiteiro.

 

Raças de gado brasileiro

 

Nelore 

Entre as raças de gado brasileiro é a mais produzida aqui. De origem indiana, se dá muito bem em climas tropicais. Na região Centro-Oeste, domina a produção de carne. A pelagem inconfundível, passou a fazer parte do cenário do agronegócio brasileiro.

Existem vários motivos pela Nelore ser a raça dominante no Brasil. Com boa produtividade, os resultados são satisfatórios, além da qualidade da carne.

Se essa é a sua raça escolhida, confira mais detalhes: Por que o gado nelore é o mais produzido no Brasil?

 

Guzerá

O rebanho todo corresponde a 4% do gado no Brasil, com 450 mil exemplares até o ano de 2017. Tem dupla aptidão com resultados acima da média em ambas as produções.

É um animal belo, com pelagem cinza e pode ter longos chifres. Tem também uma página só com informações sobre ela aqui no nosso blog: Guzerá: o que você precisa saber para criar a raça.

 

raças de gado brasileiro
Conheça aqui as raças de gado brasileiro – Foto: Guzerá Jovem

Tabapuã 

Essa sim é de origem brasileira. Além de ser uma raça muito bonita, a Tabapuã se destaca cada vez mais no cenário nacional. Se o seu regime de produção é confinamento, coloque essa raça como uma de suas opções.

Contudo, o índice de fertilidade é alto. Por nascerem sem os chifres, já dispensam a tarefa de descorna da lida.

Não deixe de ler: Tabapuã: zebu brasileiro ideal para confinamento

 

Por fim, outras raças de gado brasileiro fazem parte da nossa pecuária. Alguns com maior, outras com menor intensidade. Acima de tudo, o importante é que as características sejam compatíveis com seu clima e solo.

Além da escolha da raça mais adequada, não esqueça do básico. Estamos falando do bem-estar animal, ração muito bem balanceada, pasto sadio e prevenção de doenças.

Para isso, nunca deixe de se manter bem informado. Separe alguns minutos do seu dia para melhorar cada vez mais seus resultados. Além do blog, a Boi Saúde conta com um canal de vídeos, atualizado toda semana. É só clicar e saber como ter uma produtividade cada vez mais alta: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*