fbpx

Arrendar ou comprar uma propriedade rural?

Arrendar ou comprar uma propriedade rural? Esses dois meios de adesão a um imóvel é uma das dúvidas que recebemos com frequência. Como são processos diferentes, colocar na balança as vantagens e desvantagens de cada um deles é uma tarefa trabalhosa, mas a Boi Saúde fez isso por você!

Saiba aqui o que o arrendamento, assim como a compra de uma propriedade rural, proporcionam ao interessado!

 

 

O que significa arrendar uma propriedade? 

O arrendamento de terra ou de uma propriedade significa alugar aquele espaço. Para essa atividade, é necessário ter um contrato que regulamenta o uso da terra e que proporciona segurança ao proprietário e também ao inquilino. O pagamento pelo uso da terra pode ser feito em diversos formatos, desde que acordado antecipadamente: dinheiro, mas também com produtos produzidos ali mesmo.

Ainda, existe um prazo que estipula o arrendamento de terra. No Brasil, esse período é de, no mínimo, três anos. Isso de acordo com o Decreto 69.566/66, do Estatuto da Terra.  No nosso caso, a pecuária, o prazo pode se estender até cinco anos. A partir dessa informação, fique muito atento na decisão que for tomar e na terra que irá escolher para destinar seu investimento e os próximos passos da sua vida!

Arrendar ou comprar uma propriedade rural? 

O arrendamento ou a compra do imóvel rural depende muito das condições financeiras que o produtor se encontra no momento da aquisição. Assim como tudo na vida, as duas opções têm vantagens e desvantagens. Por isso, confira informações essenciais para você colocar na balança no momento de fechar o negócio, independentemente da sua escolha.

 


banner banner
 

Vantagens e desvantagens de arrendar uma propriedade rural 

Agora que você sabe o que é arrendamento de terras, entenda quais são as principais vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Na produção, ao comprovar que aquela terra é improdutiva, basta esperar o tempo de contrato para entrega da propriedade e buscar outra com mais rendimento;
  • Você pode começar a produzir sem um grande investimento inicial, iniciando com o que já tem;
  • Caso sua produção comece a crescer e aquele espaço se torne pequeno, a procura e transferência para outro lugar é mais fácil, pois independe da venda daquele imóvel.
Desvantagens
  • Dependendo da região, o custo do arrendamento pode ser alto, com porcentagem elevada no fluxo de caixa de toda a produção;
  • Riscos da produção não render o suficiente para pagar o arrendamento.

 

Arrendar ou comprar uma propriedade rural
Arrendar ou comprar uma propriedade rural são alternativas que dependem do momento que o produtor vive. Foto: Fazenda Santa Cecília 1.

Vantagens e desvantagens de comprar uma propriedade rural 

Vantagens
  • No fim das contas, aquela terra será sempre sua, transferida para as suas futuras gerações;
  • Todas as melhorias serão para a sua propriedade, definitivamente;
  • Não há necessidade de autorização para mudanças ou implementar futuras instalações, já que a terra é sua;
Desvantagens
  • O repasse desse imóvel pode não ser tão simples assim: região, momento econômico do país, estado da propriedade e disponibilidade de estrutura contam muito no momento da venda e do quanto você receberá pela venda;

 

Independentemente da sua escolha escolha, arrendar ou comprar uma propriedade rural, não deixe de conferir:
  • As condições do clima e do solo. Se possível, converse com vizinhos e visite as cooperativas locais;
  • Verifique se a documentação da propriedade está regular, se todas as contas estão pagas, desde as mais básicas como água e luz, até IPTU e demais impostos.

 

Dicas para avaliar antes de adquirir uma propriedade rural para criação de gado 

No momento de pesquisa para aquisição de uma propriedade rural com foco em criação de gado, alguns fatores precisam ser analisados. Não importa a extensão, muitos produtores começaram pequenos e foram expandindo a pecuária aos poucos e hoje se tornaram grandes fazendeiros.

O importante é começar da forma mais certa possível para evitar prejuízos mais a frente.

  • Em primeiro lugar, além de ter foco em um número de hectares, confira detalhes essenciais para que sua produtividade tenha alta desempenho, independentemente do número de cabeças que irá implementar naquela propriedade:
  • Comece pelos hectares que precisam depender do tamanho do rebanho no momento que irá adquirir a propriedade. Para cada cabeça de gado, calcule 1 hectare;
  • Dê preferência para estruturas prontas como sede, curral, cochos e baias (este último caso queira investir em confinamento). Caso tenha, faça uma vistoria para checar as condições e se há necessidade de reformas ou mudança nos itens já instalados. Entenda mais: Como criar gado de corte em pequena propriedade;
  • Verifique sobre o acesso e fontes de água próximas, assim como a qualidade desta água. A qualidade da sua produção depende e muito desse elemento, assim como todos os humanos que viverão ali no espaço;
  • Confira como está a rede elétrica, afinal, maquinários dependem de luz para funcionar;
  • Condições do solo e do pasto. Analise as condições da pastagem, se não está tomada de ervas daninhas, parasitas, vermes e cupins e também erosões.

Além dessas orientações, não esqueça de gerenciar a sua pecuária como uma empresa. Somente dessa forma, você será o rendimento esperado:

 


banner banner
 

Referência

Arrendamento de terras: o que é e quais são suas vantagens. Canal Agro. Estadão.

Propriedade rural: arrendar ou comprar? Agrishow, 2022.

 

8 pensou em “Arrendar ou comprar uma propriedade rural?”

  1. Mário Lirio disse:

    Meu esposo tentou comprar uma fazenda financiado pelo banco, mas infelizmente é uma burocracia muito grande e muitas propriedades
    não tem todas as documentações necessárias que o banco exige.
    Estamos de arredondamento trabalhando com gado de leite.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá, muito obrigado por compartilhar conosco sua experiência, conte sempre com a Boi Saúde!

    2. Abimael José dos Santos disse:

      Em qual região vocês estão com o gado de elite?

      1. José Carlos Ribeiro disse:

        Olá Abimael, a resposta para essa e outras dúvidas, você encontra aqui, no blog da Boi Saúde: https://dicas.boisaude.com.br.

  2. Hélcio Domingues disse:

    Realmente tendo cuidados e conhecimento da área pode-se fazer uma boa produção mas lembrando arrendamento e fazer na terra dos outros terminando fica tudo lá , e bom ter opção de compra no final contrato.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Hélcio, obrigado pelo seu comentário, continue acompanhando a Boi Saúde!

  3. Paulo Henrique Balbino Melo disse:

    Essas informaçoes foram bastante úteis, no caso do arrendamento eu arriscaria falar que se a terra tiver em boas condições, seria aconselhável fazer um contrato de prazo maior, para garantir o retorno por eventuais investimentos que exigem um prazo maior de retorno

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, seu comentário é muito importante para nossa equipe! Nosso objetivo é facilitar o acesso à informação, para que nossa pecuária seja cada vez mais forte! Muito obrigado por estar com a Boi Saúde!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*