Crédito rural para compra de gado vale a pena?

Gostou? Compartilhe!

O crédito rural para compra de gado é um produto muito oferecido por grandes bancos e credoras. Alguns pecuaristas que já têm produção e desejam aumentá-la e ou até mesmo aos que pretendem iniciar na atividade ficam pensativos sobre aderir ou não a esse financiamento.

Por isso, nesta dica, você vai ter acesso a informações sobre o que é esse tipo de crédito, os cuidados antes de assinar um contrato e se vale a pena aderir ou não.

Como o Brasil tem a economia baseada no agronegócio, muitas instituições financeiras elaboraram uma carteira de crédito própria para os profissionais que atuam no campo.

Essa é uma forma de incentivar, ampliar o negócio e ainda, atender as características do setor. Dessa forma, a facilidade de adesão é maior e a de potencializar o crescimento da propriedade também.

Se você ainda não sabe o que é crédito rural, vamos explicar agora mesmo. É, acima de tudo, um financiamento destinado aos produtores rurais. As atividades comerciais precisam envolver produção e comercialização de produtos agropecuários.

A contratação pode ser via pessoa física, pessoa jurídica ou via cooperativas.

 

Crédito rural para compra de gado vale a pena?

 

Vale a pena sim, amigo produtor. Desde que seja uma tomada de decisão com cautela e muito estudo.

Como resultado, não haverá prejuízos, ao invés de um retorno financeiro que pode ser de médio a longo prazo.

Por isso, se você deseja crédito rural para compra de gado, analise alguns fatores antes de assinar qualquer contrato:

  • Em primeiro lugar, qual o custo dessa nova compra? Quantas cabeças de gado, qual a raça e como seria o pagamento;
  • Em segundo lugar, essa compra teria qual objetivo? Compra para engorda? Reprodução? No caso de pecuária leiteira, aumentar a produção?

 

crédito rural para compra de gado
Crédito rural para compra de gado vale a pena? – Foto: Hélio Nelore Pintado

O foco aqui é te orientar a realmente não ter uma dívida sem necessidade. Querendo ou não, a prestação entrará com uma despesa no seu fluxo mensal.

Verifique se cabe no bolso de propriedade para não correr riscos futuros. Portanto, isso significa que você precisa saber tudo o que entra e sai das finanças da sua propriedade.

Uma dica bem válida é atualizar sempre que acontecer uma operação de compra, venda e investimentos. Se precisar de um modelo de planilha e orientações sobre como preenchê-la, te ajudamos aqui: Como preencher uma planilha de controle de gado?

 

Cuidados ao aderir a um crediário 

 

Mais que querer expandir sua propriedade, é preciso consultar primeiro o seu caixa, conforme indicamos acima.

Depois disso, que tal fazer uma pesquisa de instituições de confiança que oferecem crédito rural para compra de gado? Tenha como foco bancos e credoras reconhecidas. Consequentemente, o risco de cair em golpes e estelionatos é mínimo.

Além disso, consulte a tabela de juros. E negocie sempre. Faça sua contraproposta. E já chegue ao local com uma projeção de quanto poderá pagar por mês e em quanto tempo. Por exemplo, o valor solicitado poderá ser pago em 18 parcelas de 500 reais (valor ilustrativo apenas para explicação).

Contudo, antes de partir para o banco, verifique se alguns documentos essenciais para a contratação do crédito rural para compra de gado estão em situação regular.

Alguns deles são:

  • Matrícula da propriedade;
  • Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR);
  • Imposto Territorial Rural (ITR);
  • Declaração ambiental.

Todos eles estão em dia, amigo produtor? Se a sua resposta for negativa, comece a resolver essa situação.

Ainda, outros documentos podem ser solicitados. Em outras palavras, cada banco/instituição financeira tem um protocolo próprio. Mas esses citados acima são os básicos, exigidos pela maioria delas.

 

Já que citamos a compra de gado, você pensou em contratar seguro para seus animais? Mais conteúdo sobre o tema, você encontra no link: Seguro de gado: preciso fazer?

Por fim, para mais informações sobre pecuária, com objetivo de aumentar sua produtividade e lucro, acesse nossas dicas em vídeo. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*