Você utiliza inoculante para silagem, amigo produtor? Será que é realmente necessário? Não se preocupe, você saberá se está no caminho certo com esta dica! Afinal, o grande objetivo da Boi Saúde você já sabe: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.
Então, vamos começar!
Em primeiro lugar, a silagem é uma forma de alimentação que muitas vezes salva o produtor durante a seca. Além disso, é possível utilizar desde milho, que é o mais comum, até sorgo.
Em segundo lugar, é possível prepará-la durante as águas e fazer o oferecimento na seca, quando a falta de pasto acontece e os bovinos ficam sem essa opção de alimentação, por exemplo.
Acima de tudo, se preparar para ter ração adequada para oferecer aos animais no período mais crítico do ano é essencial.
Existem alternativas que podem fazer com que o gado não sofra o impacto na balança e também no desempenho da produtividade.

Para que serve o inoculante?
A fermentação é a base do sucesso de toda silagem, não importa a matéria-prima. E o inoculante é um componente com bactérias homofermentativas, responsáveis pela fermentação. Sendo assim, o PH diminui e o oxigênio no silo é reduzido.
O ácido lático que o inoculante proporciona para a silagem é a vantagem do uso. Auxilia também a evitar a deterioração do material que será oferecido aos animais.
É obrigatório o uso de inoculante para silagem?
Não é obrigatório. No entanto, em casos de necessidade rápida da silagem, o produtor pode utilizar para acelerar o processo de fermentação.
Sem o inoculante, todo o processo dura até 30 dias para que a silagem atinja o ponto ideal de fermentação para proporcionar boa nutrição ao gado. Com o inoculante, é possível acelerar esse processo para até 72 horas.
Só fique atento para sempre adquirir produtos de qualidade e de boa procedência. Isso é fundamental para a saúde e bem-estar do animal.
Por fim, se você ficou interessado em oferecer esse tipo de alimentação, preparamos uma dica só sobre a silagem de milho: Silagem de milho para gado.
Talvez você também se interesse por essas dicas:
Produção de silagem para o gado
Silagem ou cana-de-açúcar in natura para o gado?
Silagem de grão úmido é boa opção para os bovinos?
Amigo produtor, conta pra gente: essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então, por favor, compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando a sua opinião aqui nos nossos comentários!
Caso tenha alguma dúvida, também fique à vontade para nos escrever! Ficaremos felizes em te responder!
Conteúdo em vídeo…
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é! Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!
Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.
Agradecemos sua companhia até aqui. Até a próxima!


Como funciona o inoculante?
O inoculante é um componente com bactérias homofermentativas, responsáveis pela fermentação. Sendo assim, o PH diminui e o oxigênio no silo é reduzido.
O que é silagem?
A silagem é uma forma de alimentação que muitas vezes salva o produtor durante a seca. Além disso, é possível utilizar desde milho, que é o mais comum, até sorgo.
Quando é possível preparar a silagem?
Uma boa alternativa é prepará-la durante as águas e fazer o oferecimento na seca, quando a falta de pasto acontece e os bovinos ficam sem essa opção de alimentação.
É obrigatório o uso de inoculante para silagem?
Não é obrigatório. No entanto, em casos de necessidade rápida da silagem, o produtor pode utilizar para acelerar o processo de fermentação.
Sempre muito boas as dicas (informações): úteis e ministradas como seta que vai direto ao centro do alvo! Parabéns, mais uma vez!!!
Olá Hamilton, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!