Inoculante para silagem de milho é necessário?

Gostou? Compartilhe!

Você utiliza inoculante para silagem, amigo produtor? Será que é realmente necessário? Não se preocupe, você saberá se está no caminho certo com esta dica! Afinal, o grande objetivo da Boi Saúde você já sabe: proporcionar mais resultados aí dentro da sua propriedade.

Então, vamos começar!

Em primeiro lugar, a silagem é uma forma de alimentação que muitas vezes salva o produtor durante a seca. Além disso, é possível utilizar desde milho, que é o mais comum, até sorgo.

Em segundo lugar, é possível prepará-la durante as águas e fazer o oferecimento na seca, quando a falta de pasto acontece e os bovinos ficam sem essa opção de alimentação, por exemplo.

Acima de tudo, se preparar para ter ração adequada para oferecer aos animais no período mais crítico do ano é essencial.

Existem alternativas que podem fazer com que o gado não sofra o impacto na balança e também no desempenho da produtividade.

 

Inoculante para silagem de milho é necessário?
Inoculante para silagem de milho é necessário? – Foto: Reprodução Internet

Para que serve o inoculante? 

 

A fermentação é a base do sucesso de toda silagem, não importa a matéria-prima. E o inoculante é um componente com bactérias homofermentativas, responsáveis pela fermentação. Sendo assim, o PH diminui e o oxigênio no silo é reduzido.

O ácido lático que o inoculante proporciona para a silagem é a vantagem do uso. Auxilia também a evitar a deterioração do material que será oferecido aos animais.

 

É obrigatório o uso de inoculante para silagem?

 

Não é obrigatório. No entanto, em casos de necessidade rápida da silagem, o produtor pode utilizar para acelerar o processo de fermentação.

Sem o inoculante, todo o processo dura até 30 dias para que a silagem atinja o ponto ideal de fermentação para proporcionar boa nutrição ao gado. Com o inoculante, é possível acelerar esse processo para até 72 horas.

Só fique atento para sempre adquirir produtos de qualidade e de boa procedência. Isso é fundamental para a saúde e bem-estar do animal.

Por fim, se você ficou interessado em oferecer esse tipo de alimentação, preparamos uma dica só sobre a silagem de milho: Silagem de milho para gado.

Talvez você também se interesse por essas dicas:

Produção de silagem para o gado

Silagem ou cana-de-açúcar in natura para o gado?

Silagem de grão úmido é boa opção para os bovinos?

Amigo produtor, conta pra gente: essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então, por favor, compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando a sua opinião aqui nos nossos comentários!

Caso tenha alguma dúvida, também fique à vontade para nos escrever! Ficaremos felizes em te responder!

 

Conteúdo em vídeo…

 

Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com mais informações e diversos materiais em formato de vídeos? Pois é! Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana!

Você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.

Agradecemos sua companhia até aqui. Até a próxima!

 
banner banner
 

Como funciona o inoculante?

O inoculante é um componente com bactérias homofermentativas, responsáveis pela fermentação. Sendo assim, o PH diminui e o oxigênio no silo é reduzido.

O que é silagem?

A silagem é uma forma de alimentação que muitas vezes salva o produtor durante a seca. Além disso, é possível utilizar desde milho, que é o mais comum, até sorgo.

Quando é possível preparar a silagem?

Uma boa alternativa é prepará-la durante as águas e fazer o oferecimento na seca, quando a falta de pasto acontece e os bovinos ficam sem essa opção de alimentação.

É obrigatório o uso de inoculante para silagem?

Não é obrigatório. No entanto, em casos de necessidade rápida da silagem, o produtor pode utilizar para acelerar o processo de fermentação.

2 pensou em “Inoculante para silagem de milho é necessário?”

  1. HAMILTON ANDRADE disse:

    Sempre muito boas as dicas (informações): úteis e ministradas como seta que vai direto ao centro do alvo! Parabéns, mais uma vez!!!

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Hamilton, muito obrigado pelo carinho! Mensagens como a sua nos motivam a trabalhar cada vez mais e melhor! Vamos juntos construir um agro cada vez mais forte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*