Como fazer silagem de cana para bovinos

Gostou? Compartilhe!

A silagem é uma ótima alternativa para alimentar e nutrir o gado no período da seca. A cana, por ser muito comum no solo brasileiro, é barata e o melhor, pode ser cultivada na propriedade. Uma ideia que economiza recursos e auxilia na manutenção de peso é produzir a própria silagem de cana para bovinos. Então, vamos aprender como se faz?

No final do texto, não deixe de comentar o que achou das dicas. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?

 

 

A cana tem boa porcentagem energética, devido a grande quantidade de açúcar. O primeiro passo é triturar a cana, quando estiver no ponto de colheita.

Quando triturada, a cana precisa ser servida no mesmo dia para não perder as características nutricionais. Além da evitar a fermentação. Mas, amigo produtor, vamos compartilhar uma dica muito interessante que vai facilitar seu manejo. Continue a leitura e saiba mais.

 

Como fazer silagem de cana para bovinos

 

Para preservar a cana adequada para oferecer ao animal, sem proporcionar prejuízos à saúde e potencializar o peso, adicione 1% de cal hidratada para cada 100 quilos de cana. Essa quantidade significa 1 quilo de cal hidratada para cada 100 quilos de cana. A cal deve ser inserida aos poucos e misturada de forma completa. O produtor irá observar que a cana ficará verde. Mas não se assuste, é normal.

A cal permite a conservação da cana triturada por até três dias. Além disso, o cálcio da cal será mais um benefício para a nutrição. Para saber a importância do cálcio no organismo dos bovinos, leia a dica que a Boi Saúde preparou: Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?. 

Contudo, outro ponto positivo de inserir a cal na silagem de cana para bovinos, segundo a Embrapa, é o aumento da digestibilidade.

 

silagem de cana para bovinos
A silagem de cana para bovinos pode ser conservada para facilitar o manejo. – Foto: Rural em pauta/@ruralempauta

Deixe abelhas e marimbondos longe do cocho 

 

Acima de tudo, mais que conservar, a cal deixa as abelhas e marimbondos longe do cocho. Se você já percebeu que esses insetos impedem que o gado consuma a silagem devido ao açúcar da cana, esse problema será resolvido.

Mas fique tranquilo, amigo produtor. A cal não irá interferir na saúde das abelhas, apenas não irá atraí-las por inibir o odor doce da cana.

Se você tem dúvida sobre a melhor forma de oferecer cana ao seu gado, iremos te ajudar. Preparamos uma dica especial sobre o tema: Silagem ou cana-de-açúcar in natura?. 

Amigo produtor, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! É muito fácil. Basta deixar sua opinião aqui nos comentários!

 

Boi Saúde no YouTube

 

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube.

Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Acesse e desfrute do conteúdo: Boi Saúde no YouTube.

Por fim, aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado?

Até a próxima dica!

 
banner banner
 

10 pensou em “Como fazer silagem de cana para bovinos”

  1. ARILDO SOARES PASCOAL disse:

    Eu posso colocar o volumoso em barris e socar para tirar o oxigênio e servir para o gado depois de quantos dias?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Arildo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  2. Nesta fica de fazer a silagem de cana, depois da mistura do cal, onde é como guardar está
    silagem por três dias? Tem que cobrir como silagem normal?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Lucoano, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

  3. Gostaria de saber se
    A cal usada na cana, é está cal comum que jogamos no curral

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Otávio, obrigado por nos acompanhar, sim, esse mesmo!

  4. EGYDIO LIMA NETO disse:

    Sou novo nessa publicação mas estou deveras satisfeito com as dicas! Muito obrigado.

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Egydio, obrigado por nos acompanhar. Conte sempre com a Boi Saúde!

  5. Gostaria de saber se é interessante acrescentar sal branco comum na receita do sal proteinado ?

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Jair, obrigado por nos acompanhar, no link a seguir terá dicas para tirar suas dúvidas, acesse: https://dicas.boisaude.com.br/?s=sal+proteinado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*