Criação de bovinos: tamanho da propriedade rural

Qual o tamanho ideal da propriedade rural para a criação de bovinos? Essa é uma das dúvidas mais frequentes que a Boi Saúde recebe.

Será que existe um local com hectare mínimo? E existe diferença entre a pecuária de leite e a de corte? Se você deseja investir na atividade está na dica certa.

Vários aspectos interferem no tamanho da propriedade para a criação de gado. A começar, pela escolha da pecuária. Corte ou de leite?

Tomada essa decisão, o futuro produtor precisa se dar conta da estrutura de cada uma. Aqui, vamos citar por tipo de pecuária.

Um dos principais fatores é o número de animais que deseja ter. Garantir um conforto mínimo para os bovinos. Esse é um dos princípios para uma alta produtividade.

Ainda, a propriedade escolhida precisa ter um espaço adequado para pasto. É possível formar a forrageira do zero. Mesmo que não tenha esse capim. Isso de acordo com o clima e solo.

Está no momento da procura pela propriedade ideal? Em primeiro lugar, saiba quais são as definições que podem te auxiliar na busca do melhor local para iniciar sua criação de gado. Confira a dica: Chácara, sítio ou fazenda?

Agora, vamos partir para as nossas orientações. Caso você tenha alguma dúvida ao terminar esse conteúdo, escreva nos comentários. Combinado?

 

Criação de bovinos de corte: tamanho da propriedade rural

 

Na nossa pecuária, há três métodos de criação. São eles: o sistema a pasto, semi-confinamento e o confinamento.

No pasto, o ideal é não ultrapassar 100 animais por lote.

Para saber o porquê desse número, confira: Taxa de lotação de pastagens: quantos animais por lote?

Outro fator importante é como esses lotes são separados. Não pode ser feito de qualquer forma. É preciso estudar os grupos. O foco é sempre um melhor resultado no manejo. Clique: Manejo de gado de corte para reagrupamento de lotes.

Inclusive, nesses dois sistemas, é possível prever o número de animais por hectare.

Baixe sua planilha para cálculo: Planilha para calcular a quantidade de Animais por Hectare. O material é gratuito. Ou seja, nada é cobrado.

No confinamento, o ideal é a metragem de 15 metros quadrados por animal. O cocho linear deve ter 35 centímetros por cabeça. E, no máximo, 120 animais por lote.

Quer saber mais sobre cada método? Então, não deixe de conferir:

 

Pecuária de leite

 

Além de estrutura adequada para curral, sala de ordenha, equipamentos para ordenha mecânica (caso tenha condições), o tamanho da propriedade precisa ser de acordo com todas essas necessidades.

E claro, tudo depende do número de animais que irá iniciar a produção. Ou de acordo com sua pretensão de expansão do negócio.

Na criação de gado de leite é possível também produzir laticínios. Por isso, o tamanho da propriedade depende se você deseja inserir essa opção. E ainda, cada produto derivado demanda de condições sanitárias. Elas devem ser seguidas à risca.

Para isso, basta consultar a Vigilância Sanitária do seu município para atuar de acordo com as regras. O que vai te ajudar a iniciar sua produção com o pé direito.

Para saber a estrutura ideal de uma propriedade de pecuária de leite, acesse: Estrutura adequada para fazenda de vaca leiteira.

Além de:

 

criação de gado 1024x682 - Criação de bovinos: tamanho da propriedade rural
Tamanho da propriedade rural para criação de bovinos. – Foto: Pixabay

 

Mais que estrutura física, é necessária mão de obra qualificada 

 

Não basta ter uma propriedade com excelentes instalações. A mão de obra que irá operá-la precisa ser suficiente. Caso contrário, deixa a desejar no manejo.

Para atender toda a demanda do gado, é necessária mão de obra adequada. Por exemplo, dois funcionários para cada 200 animais. Está com um bom capital? Se deseja iniciar seu negócio com mil animais, faça um planejamento. Deixe uma montagem para o pagamento mensal de cinco colaboradores.

Mais que cuidados com a alimentação. Limpeza do cocho e dos bebedouros, fechamento do gado para vacinas são parte da rotina. Certamente, o gado precisa de constante monitoramento. O objetivo é checar o progresso da engorda. E também sobre possíveis sinais de anormalidade.

Para contratação e retenção de funcionários, não deixe de ler:

 

A criação de bovinos vai além da propriedade

 

Os investimentos não devem parar na propriedade. Afinal, apenas com a sede, o negócio não deslancha.

Acesse a nossa página exclusiva de receitas para gado. Lá, você encontra ração para cada fase. E de acordo com a pecuária: receitas de ração.

É preciso ter animais da raça que mais se adequa a sua região. Além das vacinas e funcionários. Conforme citamos acima.

Para saber sobre a raça mais adequada, acesse as dicas:

Sem contar em também montar uma estratégia alimentar. Não esqueça dos nutrientes. Eles são fundamentais para manter a produção em dia.

Os suplementos são essenciais para garantir uma produção de qualidade. Ainda, evitam que a seca cause prejuízos. Muitas vezes, podem ser irreversíveis. Tudo isso, já que a intensidade pode variar. De acordo com o estado, região e pelo clima de cada ano.

Para você já ir tomando a rédea sobre o assunto, indicamos a leitura das dicas:

Gostou dessa dica, amigo produtor? Deixe um comentário com sua opinião.

Amplie seus conhecimentos. Confira nossos vídeos. Dicas sobre pecuária de corte e de leite atualizadas toda semana no nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

 
Os 10 princípios do produtor de sucesso - Criação de bovinos: tamanho da propriedade ruralOs 10 princípios do produtor de sucesso mobile - Criação de bovinos: tamanho da propriedade rural
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*