A escassez de mão de obra rural no Brasil é um problema sério que muitos produtores enfrentam. Nas últimas décadas, nosso país sofreu um êxodo rural muito grande. Muitas famílias saíram do campo e foram para os centros urbanos. O reflexo disso é a falta de mão de obra rural.
Além de conseguir funcionários e colaboradores, o produtor tem dificuldade para mantê-los. A rotatividade é muito grande. Para resolver esse problema, a Boi Saúde tem uma dica específica sobre o assunto.
O cenário da pecuária no Brasil mudou e muitos produtores se tornaram empresas. E a pecuário é mesmo uma empresa. Por isso, cabe ao proprietário incentivar ao contratado a ficarem próximos à figura dele e do negócio como um todo.
É preciso aproximar a produção dos colaboradores. A justificativa da falta de mão de obra rural é a não especialização. E cabe ao contratante dar motivos para que ele queira ficar e contribuir para o crescimento e boa lucratividade do negócio.
Porém, é possível agregar uma motivação aos funcionários da propriedade.
Como evitar a falta de mão de obra rural no Brasil
Estipule metas para sua equipe cumprir dentro de determinados prazos.
Se você trabalha com leite, estabeleça uma meta de modo que, a propriedade alcançando a produtividade leiteira estipulada, os funcionários envolvidos serão premiados.
Já no gado de corte, essa bonificação pode ser feita ao atingir o peso esperado.

As formas de bonificação podem ser:
- em dinheiro;
- vale-compra;
- aparelhos eletrônicos como televisão, antenas parabólicas ou até celular;
- folgas extras.
Esse tipo de premiação auxilia no aumento da produtividade e diminui a rotatividade entre os funcionários. Assim, garante uma melhoria contínua dos processos e melhora a pecuária como um todo.
Quer continuar com temas de gestão? Aproveite a sabia como proceder na sucessão familiar: Sucessão familiar em propriedade rural.

