fbpx

Falta de mão de obra rural no Brasil

A escassez de mão de obra rural no Brasil é um problema sério que muitos produtores enfrentam. Nas últimas décadas, nosso país sofreu um êxodo rural muito grande. Muitas famílias saíram do campo e foram para os centros urbanos. O reflexo disso é a falta de mão de obra rural.

Além de conseguir funcionários e colaboradores, o produtor tem dificuldade para mantê-los. A rotatividade é muito grande. Para resolver esse problema, a Boi Saúde tem uma dica específica sobre o assunto.

Então acompanhe em nossa dica de hoje!
 

 

O cenário da pecuária no Brasil mudou e muitos produtores se tornaram empresas. E a pecuário é mesmo uma empresa. Por isso, cabe ao proprietário incentivar ao contratado a ficarem próximos à figura dele e do negócio como um todo.

Sendo assim, é preciso aproximar a produção dos colaboradores. A justificativa da falta de mão de obra rural é a não especialização. E cabe ao contratante dar motivos para ele querer ficar e contribuir para o crescimento e boa lucratividade do negócio.

Porém, é possível agregar uma motivação aos funcionários da propriedade.

 

Como evitar a falta de mão de obra rural no Brasil

 

Em primeiro lugar, estipule metas para sua equipe cumprir em determinados prazos.

Se você trabalha com leite, estabeleça uma meta de modo que, a propriedade alcançando a produtividade leiteira estipulada, os funcionários envolvidos serão premiados.

Já no gado de corte, essa bonificação pode ser feita ao atingir o peso esperado, por exemplo.

 

Falta de mão de obra rural no Brasil
Falta de mão de obra rural prejudica a produtividade na pecuária. – Foto: Boy Fotógrafo.

Em segundo lugar, veja algumas formas de bonificação que você pode oferecer:

  • Em dinheiro;
  • Vale-compra;
  • Aparelhos eletrônicos como televisão, antenas parabólicas ou até celular;
  • Folgas extras.

Esse tipo de premiação auxilia no aumento da produtividade e diminui a rotatividade entre os funcionários. Além disso, garante uma melhoria contínua dos processos e melhora a pecuária como um todo.

Quer continuar com temas de gestão? Aproveite e saiba como proceder na sucessão familiar com a dica que preparamos a seguir: Sucessão familiar em propriedade rural.

Tem mais dúvidas sobre como aumentar a mão de obra na sua propriedade? Continue em nosso blog, insira sua dúvida no campo de busca. Contudo, não deixe de comentar o que achou das dicas que proporcionamos no conteúdo de hoje, pois o seu trabalho é essencial para nós.

 

Continue aprendendo sobre agro!

 

Confira outros assuntos que podem ser de seu interesse:

Como criar cabeça de gado com lucro no Brasil

Contrato de prestação de serviços de mão de obra rural

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube.  Todo o conteúdo disponibilizado por lá é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Acesse: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal. Dessa forma, toda vez que um vídeo novo for ao ar, você será notificado por e-mail, combinado?

Nos vemos na próxima dica, amigo produtor. Então, até lá!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×