Falta de mão de obra rural

A escassez de mão de obra no meio rural é um problema sério que muitos produtores enfrentam. Nas últimas décadas, nosso país sofreu um êxodo rural muito grande. Muitas famílias saíram do campo e foram para os centros urbanos. O reflexo disso é a falta de mão de obra rural.

Além de conseguir funcionários e colaboradores, o produtor tem dificuldade para mantê-los. A rotatividade é muito grande. Para resolver esse problema, a Boi Saúde tem uma dica específica sobre o assunto.

O cenário da pecuária no Brasil mudou e muitos produtores se tornaram empresas. E a pecuário é mesmo uma empresa. Por isso, cabe ao proprietário incentivar ao contratado a ficarem próximos à figura dele e do negócio como um todo.

É preciso aproximar a produção dos colaboradores. A justificativa da falta de mão de obra rural é a não especialização. E cabe ao contratante dar motivos para que ele queira ficar e contribuir para o crescimento e boa lucratividade do negócio.

Porém, é possível agregar uma motivação aos funcionários da propriedade.

 

Como evitar a falta de mão de obra rural

 

Estipule metas para sua equipe cumprir dentro de determinados prazos.

Se você trabalha com leite, estabeleça uma meta de modo que, a propriedade alcançando a produtividade leiteira estipulada, os funcionários envolvidos serão premiados.

Já no gado de corte, essa bonificação pode ser feita ao atingir o peso esperado.

 

Falta de mão de obra rural
Falta de mão de obra rural prejudica a produtividade na pecuária. – Foto: Boy Fotógrafo. 

As formas de bonificação podem ser:

  • em dinheiro;
  • vale-compra;
  • aparelhos eletrônicos como televisão, antenas parabólicas ou até celular;
  • folgas extras.

Esse tipo de premiação auxilia no aumento da produtividade e diminui a rotatividade entre os funcionários. Assim, garante uma melhoria contínua dos processos e melhora a pecuária como um todo.

Quer continuar com temas de gestão? Aproveite a sabia como proceder na sucessão familiar: Sucessão familiar em propriedade rural.

 
Boi Saúde Logo Preto - Falta de mão de obra rural

Livro Digital no seu E-mail!
Conheça: Os 10 Princípios do Produtor de Sucesso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

topo