Confinamento bovino tem bons resultados

Estima-se que 10% do gado do Brasil tem origem no confinamento bovino. E é um mito achar que no confinamento de bovinos sempre há um bom retorno. Na verdade, é preciso cuidados indispensáveis para obter giro rápido, carne com qualidade e boa criação na propriedade.

 

 

Ração para boi em confinamento

 

Em primeiro lugar esse quesito, amigo produtor, o equilíbrio é fundamental. A ração para boi em confinamento não pode se apoiar totalmente em concentrados, que são os ingredientes com energia e pobres em fibras. Por mais que a ansiedade em ter uma engorda diária expressiva seja alta, quando há excesso de grãos com alto teor de energia, o animal pode até não resistir devido a problemas como acidose ruminal.

Por isso, ao elaborar a ração para boi em confinamento, foque nos seguintes cuidados:

  • Proporção mais indicada é: 60% de concentrado e 40% de volumoso;
  • Os ingredientes mais utilizados podem ser milho, sorgo e cana, como base de volumoso. As silagens são uma boa opção e as também forrageiras são um bom recurso ao cocho;
  • Não deixar de oferecer suplementos e aditivos. O gado confinamento tem necessidades específicas devido a dieta consistir em alto grão. Por isso, a ração para boi inserido nesse método, precisa conter além de sal mineral e proteinado, a virginiamicina.

 

confinamento de bovinos - Confinamento bovino tem bons resultados
Confinamento de bovinos precisa seguir regras para bom resultado. – Foto: Reprodução Internet

Cinco dicas importantes sobre o confinamento bovino

 

1- A escolha dos animais: foque sempre na genética para obter bom ganho de peso. Então a estratégia de escolher animais mais baratos e com ganho de peso limitado quase sempre não traz resultado esperado.

2- Pesagem intermediária: poucos produtores fazem, mas pode ser um diferencial no confinamento. Quando é feita, é possível observar se o ganho de peso está correto. E se existe algum ajuste no confinamento. Além de estudar  se tem animais que podem sair antes desse confinamento.

3- Respeite o espaço mínimo: 12 metros por animal é o adequado e o cocho com 15 cm por cabeça.

4- Molhe os currais com frequência: essa ação segura a poeira, e além disso proporciona mais conforto aos animais e evita doenças respiratórias.

5- Faça uma faixa de cal na entrada do confinamento: funcionará como uma barreira higienizadora. Então, todo automóvel ou pessoa que entrará no ambiente não o contaminará, pois evita a transmissão de vírus e bactérias.

 

Essas cinco dicas são simples, mas trazem bom resultado, e consequentemente, sucesso na propriedade.

Caso queira implementar o confinamento , siga nossa dica: Confinamento a pasto de baixo custo na fase de terminação.

Não pare seus conhecimentos aqui, acesse o canal da Boi Saúde no Youtube

 
Total Corte Premium - Confinamento bovino tem bons resultadosTotal Corte Premium mobile - Confinamento bovino tem bons resultados
 

4 pensou em “Confinamento bovino tem bons resultados”

  1. Boa tarde quero iniciar com apenas 3 cabeças, apenas na ração de engorda, preciso da opinião de vcs

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Paulo, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa!

  2. Cezar Barroso de oliveira disse:

    Em caso de pequeno confinamento 10 cabeças , tenho um plantio de capim elefante com irrigaçao .Posso completar a dieta dos animais com este capim alem da ração expecifica de engorda .Teria ganho de peso com esta dieta

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Cezar, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*