fbpx

Economize água na pecuária

Partindo do princípio de que todo ser vivo precisa de água, por que o gado ficaria de fora? Um elemento fundamental para a produtividade da pecuária. E com algumas medidas é possível que economize água na pecuária, e muito mais que poupar dinheiro, é saber usar racionalmente esse recurso natural que está cada vez mais escasso.

Não importa a qualidade e quantidade de matéria seca e de nutrição que seu gado usufrui por dia, se a água está abaixo do consumo esperado, não só em relação aos litros, mas também no estado do líquido ingerido, a sua lucratividade não será a esperada. Acima de tudo, bovino hidratado não perde o peso e manter a saúde em dia e evita diversas doenças.

 

 

Entre as missões globais, a mais urgente é a preservação e economia da água. Afinal, esse item é essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Por isso, é um elemento que precisamos valorizar cada dia mais.

No entanto, infelizmente, muitas pessoas desperdiçam água, deixando torneiras, mangueiras abertas sem uso e não utilizam em formato de reuso. Por isso, na dica de hoje, a Boi Saúde trouxe algumas dicas de como você pode economizar água dentro da sua propriedade. Confira a seguir.

 

Atuar com economia da água na pecuária é preservar o meio ambiente
Atuar com economia da água na pecuária é preservar o meio ambiente. – Foto: Reprodução Internet

Economize água: dicas na pecuária

 

  • Instale calhas para fazer captação das águas pluviais, ou seja, água da chuva. Essa água pode ser armazenada em tonéis e barris com tampa. Dessa forma, esse estoque pode ser utilizado para lavar currais, salas de ordenha e outros utensílios do manejo;
  • Utilize máquinas de água sob pressão. Os dejetos dos animais são eliminados facilmente se comparados com a mangueira. A economia com o uso desse objeto pode ser de até 50%.
  • Para quem tem lavoura na propriedade, a sugestão é utilizar a irrigação noturna. Durante a noite, os ventos são em menor intensidade e o solo estará com temperatura amena. Então a água é absorvida diretamente, sem evaporação.

Para completar a dica, sugerimos que leia a dica que preparamos: Melhore a qualidade da água.

 

A importância do consumo de água na pecuária 

 

Em primeiro lugar, a água tem diversas funções no organismo dos bovinos. Impacta em aspectos como a temperatura corporal do gado, na digestão, excreção, crescimento e até reprodução.

Em segundo lugar, diversos fatores impactam o consumo de água na pecuária. Entre eles, tipo e tamanho do animal, peso, idade e genética.

Mas não para por aí. O tipo de dieta, ingestão de matéria seca e de sal, ganho de peso e produção de leite. E ainda temos os fatores ambientes: umidade, temperatura e velocidade do vento.

O animal que não consome a quantidade de água adequada pode ficar desidratado.

Os sintomas podem ser olhos secos, diminuição de urina e água nas fezes, consumo de ração abaixo do esperado, e o mais temido pelos produtores: a perda de peso.

Portanto, não deixe de monitorar o gado e conferir se está tudo bem com a saúde física dos animais. Para continuar estudando sobre o assunto, indicamos que leia: Consumo de água na pecuária: saiba o impacto 

Por fim, você também pode obter conhecimento sobre produção de gado pelo nosso canal de vídeos. Toda semana, uma nova dica é publicada focada sempre te proporcionar maior produtividade. Então acesse agora: Boi Saúde no YouTube.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×