Em muitas propriedades, é comum o acúmulo de lama entorno do bebedouro para gado, o que muitas vezes impede o acesso do animal à água. Além disso, pode prejudicar a nutrição, ao impedir que o bovino consuma a quantidade ideal de água por dia.
Não importa a qualidade e quantidade de matéria seca e de nutrição que seu gado usufrui por dia, se a água está abaixo do consumo esperado, não só em relação aos litros, mas também no estado do líquido que é ingerido, a sua lucratividade não será a esperada.
Bovino hidratado não perde o peso, mas manter a saúde em dia evita diversas doenças.
Por isso, nesta dica, você vai aprender um pouco mais sobre como evitar a lama entorno do bebedouro para gado. Caso tenha alguma dúvida, escreva pra gente também, combinado?
A quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de 4 litros de água para cada 1 litro de leite produzido. O gado de corte tem que consumir três litros de água para cada quilo de matéria seca consumida.
A lama atrapalha a mobilidade do animal, causando problemas graves. Entre as doenças, está o amolecimento do casco, que proporciona sérios prejuízos na saúde do rebanho. A enfermidade faz com que o produtor perca muita produtividade. Afinal, o animal deixa de se locomover em busca do alimento dentro da propriedade.
São muitas as causas que podem levar às doenças no casco: a podridão do casco, algum tipo de trauma e infecção, entre outras.

Como evitar a lama entorno do bebedouro para gado
O ideal é concretar o espaço em volta do bebedouro para que não aconteça o acúmulo de lama.
Outra sugestão é ter cochos e bebedouros móveis na propriedade. Assim, é possível mudá-los de lugar, e proporcioná-los uma nutrição adequada ao gado que terá livre acesso à ração e água. Dessa forma, a área atingida pela lama se recupera com o sol e a pastagem crescendo. Contudo, não atrapalha o trânsito dos animais.
A temperatura da água oferecida também merece atenção. Por isso, te convidamos para conferir a dica: Qual a temperatura ideal da água para os bovinos?
Talvez você também se interesse por esses conteúdos:
Consumo de água por cabeça de gado
Água na pecuária leiteira: quantos litros oferecer por dia
Qual a distância ideal do cocho ao bebedouro bovino?
Por fim, essa dica trouxe mais conhecimento para a sua pecuária, amigo produtor? Então compartilhe com a gente seu aprendizado! Sabe como? Deixando sua opinião aqui nos comentários!
Conteúdo em vídeo
Você sabia que a Boi Saúde tem um canal no YouTube com diversos materiais em formato de vídeos? Pois é!
Lá você terá dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro. Todo o conteúdo disponibilizado é totalmente gratuito. Além disso, a cada semana tem vídeo novo. Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações.
Então, acesse agora e aproveite: Boi Saúde no YouTube.
Até a próxima!


Como evitar a lama entorno do bebedouro para gado?
O ideal é concretar o espaço em volta do bebedouro para que não aconteça o acúmulo de lama. Outra sugestão é ter cochos e bebedouros móveis na propriedade.
Quais problemas a lama causa na propriedade?
A lama atrapalha a mobilidade do animal, causando problemas graves. Entre as doenças, está o amolecimento do casco, que proporciona sérios prejuízos na saúde do rebanho. A enfermidade faz com que o produtor perca muita produtividade. Afinal, o animal deixa de se locomover em busca do alimento dentro da propriedade.
Qual a quantidade de água que um bovino de leite deve ingerir por dia?
A quantidade ideal que um bovino de leite deve ingerir por dia é de 4 litros de água para cada 1 litro de leite produzido.
Qual a quantidade de água que o gado de corte deve ingerir por dia?
O gado de corte tem que consumir três litros de água para cada quilo de matéria seca consumida.