Água para gado de boa qualidade evita a perda de peso

Esse fator geralmente é esquecido pelos pecuaristas, mas é imprescindível ter água para gado de boa qualidade na propriedade.

 

 

Em primeiro lugar, a qualidade da água para os bovinos oferecida precisa ser constantemente analisada pelo produtor. Mais que oferecer um sal mineral de qualidade, uma boa pastagem e praticar o manejo correto, se o gado não tiver uma água limpa, não haverá bom desempenho. Como o Brasil é um país rico em recursos hídricos, muitas propriedades possuem lençóis freáticos, córregos e até lagos. Mas nem sempre a qualidade dessa água é boa para consumo, não só humano, mas para os animais.

Porém, o bovino não tem reserva de água no organismo. Toda vez que sente falta de água, o corpo dele tende a buscar em órgãos para suprir a demanda. Consequentemente, nos músculos, o que causa perda de peso imediata.

Além disso, um animal adulto tem que consumir em torno de 45 litros de água por dia. Essa medida varia de acordo com o clima, umidade e variações da região onde está localizado.

Procedimentos de baixo ou zero custo podem ser implementados na propriedade, evitando que os bovinos percam peso. Além de garantir uma boa qualidade da água que estarão consumindo.

 

Água para gado de boa qualidade evita a perda de peso
Água para gado de boa qualidade evita a perda de peso. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para adquirir água para gado de boa qualidade

 

Portanto, dilua 250 ml de água sanitária em quatro mil litros de água. Essa mistura poderá sem oferecida aos animais, pois deixará a água límpida, sem impurezas. As bactérias serão eliminadas e a saúde do bovino não será afetada.

Coloque blocos de feno na frente do cocho de bebedouro. Os animais ainda terão acesso ao local, mas ao se virarem, vão evitar que urinem ou defequem. Essa atitude irá evitar que a água seja contaminada com esses dejetos e cause doenças como infecções e diarreias.

Quer saber mais? Continue no assunto:
Água salobra para gado 
Economize até 30% de água na pecuária 

 
banner banner
 

2 pensou em “Água para gado de boa qualidade evita a perda de peso”

  1. Gilberto eloy disse:

    Podemos usar águas de um posso que cria peixe. Para dar ao gado.??

    1. José Carlos Ribeiro disse:

      Olá Gilberto, obrigado pela pergunta, sugiro que envie um e-mail para “contato@boisaude.com.br” para que possa obter uma resposta completa! Continue nos acompanhando, abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Black Week