Dengue na zona rural é prevenida com eliminação de larvas


Entenda como evitar a dengue no meio rural.

Dengue na zona rural: dicas simples para eliminar focos na propriedade evitam a proliferação de larvas do Aedes aegypti.

Cada vez mais as pessoas têm se infectado com a dengue nas zonas rurais, porém agora o perigo é maior ainda, pois além da dengue, o Aedes aegypti transmite o zika e o chikungunya. Alguns pesquisadores constataram que o mosquito chegou a essa zona em objetos contaminados pelas larvas.

Para zelar pela saúde da família e funcionários que atuam na propriedade e também de todos que circulam em torno dela, faça uma varredura periódica para eliminar focos de proliferação.

Elimine a dengue na zona rural. O mosquito transmissor do vírus é o Aedes aegypti.
Elimine a dengue na zona rural. O mosquito transmissor do vírus é o Aedes aegypti.

Dicas para evitar a dengue na propriedade

  • É importante o produtor checar locais com água parada;
  • Verificar as lonas que ficam sob os silos. Caso tenham alguma brecha, podem acumular água da chuva com potencial para reprodução do mosquito;
  • Verifique cochos abandonados ou inativados temporariamente, além de bebedouros dos animais e possíveis pneus velhos, garrafas pet e demais utensílios que podem ter algum acúmulo de água;
  • Uma dica importante é lavar todos os dias e trocar a água do bebedouro dos animais. Locais com água limpa e parada é o principal foco para proliferação das larvas do mosquito.

A doença que tem presença marcante na época das chuvas, também está com incidência na seca devido o aumento da resistência do mosquito. A febre amarela é outra enfermidade transmitida por insetos e por ter dois tipos ciclos, o rural e o urbano, é aconselhável que todos os profissionais e pessoas da propriedade se protejam. A vacinação é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde.

A água oferecida aos animais deve ter cuidados específicos não só para prevenir o vírus, mas outras doenças. Oferecer esse líquido potável evita contaminação de bactérias. Clique na dica e saiba mais: seu gado está consumindo a quantidade ideal de água?.

topo
Bitnami