fbpx

Dengue na zona rural é prevenida com eliminação de larvas

Entenda como evitar a dengue na zona rural na dica de hoje da Boi Saúde.

Acompanhe!
 

 

Dengue na rural: dicas simples para eliminar focos na propriedade evitam a proliferação de larvas do Aedes aegypti.

Cada vez mais as pessoas têm se infectado com a dengue nas zonas rurais, porém agora o perigo é maior ainda, pois além da dengue, o Aedes aegypti transmite o Zika e o Chikungunya. Alguns pesquisadores constataram que o mosquito chegou a essa zona em objetos contaminados pelas larvas.

Sendo assim, para zelar pela saúde da família e funcionários que atuam na propriedade e também de todos que circulam em torno dela, faça uma varredura periódica para eliminar focos de proliferação.

 

Elimine a dengue na zona rural. O mosquito transmissor do vírus é o Aedes aegypti.
Elimine a dengue na zona rural. O mosquito transmissor do vírus é o Aedes aegypti. – Foto: Reprodução Internet

Dicas para evitar a dengue na zona rural

 

Confira as dicas que preparamos:

  • Em primeiro lugar, é importante o produtor checar locais com água parada;
  • Verificar as lonas que ficam sob os silos. Caso tenham alguma brecha, podem acumular água da chuva com potencial para reprodução do mosquito;
  • Verifique cochos abandonados ou inativados temporariamente, além de bebedouros dos animais e possíveis pneus velhos, garrafas pet e demais utensílios que podem ter algum acúmulo de água;
  • Contudo, uma dica importante é lavar e trocar todos os dias a água do bebedouro dos animais. Afinal, locais com água limpa e parada é o principal foco para proliferação das larvas do mosquito.

A doença que tem presença marcante na época das chuvas, também está com incidência na seca devido ao aumento da resistência do mosquito. No entanto, a febre amarela é outra enfermidade transmitida por insetos e por ter dois tipos de ciclos, o rural e o urbano. Dessa forma, é aconselhável que todos os profissionais e pessoas da propriedade se protejam. A vacinação é gratuita e está disponível no Sistema Único de Saúde.

Além disso, a água oferecida aos animais deve ter cuidados específicos não só para prevenir o vírus, mas outras doenças. Acima de tudo, oferecer esse líquido potável evita contaminação de bactérias. Por isso, sugerimos que você clique na dica e saiba mais: seu gado está consumindo a quantidade ideal de água?

Por fim, a Boi Saúde deseja muita prosperidade nos seus negócios. Caso tenha ficado com alguma dúvida não tem problema. Basta deixar sua pergunta abaixo nos comentários. Será um prazer te responder, amigo produtor.

 

Não pare seus conhecimentos por aqui!

 

Confira outros conteúdos sobre o assunto que separamos para sua leitura e que podem ser de seu interesse:

Quantos litros de água um boi bebe por dia?

Bebedouro para gado: como evitar lama ao redor?

Agora, se você quer saber mais informações, mas prefere o material em formato de vídeos, acesse nosso canal no YouTube.  Todo o conteúdo disponibilizado na plataforma é totalmente gratuito e atualizado a cada nova semana com dicas e orientações do nosso consultor, José Carlos Ribeiro.

Então não perca tempo e acesso agora mesmo: Boi Saúde no YouTube.

Aproveite e se inscreva no canal e não perca nossas atualizações, combinado? Até a próxima!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

×