fbpx

Bezerros: como aumentar os nascimentos na sua propriedade

 
banner banner
 

Imagine o seguinte cenário… Você investe em reprodução e não tem o retorno esperado. Os bezerros até nascem, mas não com a qualidade e peso que você esperava no nascimento. Se essa é a realidade da sua propriedade, pedimos sua atenção. Se os investimentos não estão com o resultado desejado, algum erro grave está acontecendo na reprodução do seu gado.

Neste conteúdo, a Boi Saúde vai te orientar sobre como aumentar o nascimento dos bezerros na sua propriedade. E mais que ter um crescimento significativo, a qualidade diferenciada, com bezerros mais pesados, contará muito na sua produtividade. Afinal, qual produtor não gostaria que cada vaca de cria produzisse um bezerro ao ano?

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Como aumentar o nascimento de bezerros na sua propriedade

 

Os cuidados começam logo no planejamento da reprodução. Abaixo vamos descrever alguns pontos importantes para você considerar durante a organização da estação de monta da sua propriedade.

 

Como planejar a estação de monta

 

A estação de monta deve ser planejada antecipadamente. Alguns motivos são:

  •  Seleção das matrizes a partir da avaliação do escore corporal. Caso algumas vacas de cria não estejam em condições adequadas para a monta, é possível melhorar a saúde e condições corporais com nutrição. Aprenda como fazer essa análise aqui mesmo no blog: Seleção de matrizes bovinas: escore corporal;
  • Quanto mais nutridos e saudáveis as matrizes e o touro, maior será a qualidade dos bezerros e chances de gestação;
  • Você terá tempo suficiente para adequar a propriedade para o acolhimento dos novos animais. Já pensou em instalar um pasto maternidade? É uma estrutura muito simples e que traz ótimos benefícios para a matriz e o bezerro recém-nascido. Saiba mais: Pasto maternidade: conheça as instalações. 
  • Sobre o touro: procure estabelecer um animal reprodutor que tenha melhoramento genético. Tenha em mente que a qualidade dos futuros bezerros depende também da genética que será transmitida pelos reprodutores;
  • Organize um calendário com datas para as seguintes atividades: seleção das vacas, implementação do protocolo nutricional, observação do cio das vacas, diagnóstico da gestação e previsão de data de nascimento.

 

bezerros
Para aumentar o número de bezerros na propriedade, algumas estratégias precisam ser adotadas antes da estação de monta. – Foto: Ludimilla Barbosa.

Nutrição para matrizes e touro

 

A partir do momento que você seleciona as matrizes e o touro que farão parte da estação de monta, faça o planejamento de um protocolo nutricional. Muitos produtores ainda encaram a nutrição como um item desnecessário para a produção. Entretanto, são os suplementos que melhoram e aumentam a qualidade dos animais, resultando-os em produtos finais diferenciados.

Apenas o pasto e a ração não são suficientes para nutrir o gado, principalmente as vacas de cria envolvidas no aumento do rebanho.

O sal mineral e o sal proteinado têm benefícios na dieta da matriz e do touro. Porém, para elevar os resultados, indica-se adicionar e complementar esses suplementos com outros aditivos. Por isso que o planejamento é tão importante, amigo produtor. Abastecer o cocho das matrizes 60 dias antes da estação de monta com suplementação adequada trará resultados diferenciados.

Segundo a Phibro Animal Health Corporation, a virginiamicina, um aditivo desenvolvido em laboratório, manipula a fermentação ruminal e com isso aumenta a eficiência na digestão e absorção dos nutrientes. A partir de estudo apresentado que compara status energético das vacas de cria com e sem uso do aditivo, as que consumiram virginiamicina 60 dias antes da monta demonstraram uma taxa de prenhez positiva. Ou seja, se o seu objetivo é aumentar o número de bezerros nas propriedades, insira esse suplemento na sua estratégia nutricional.

Outro benefício do uso da virginiamicina é a melhora na produção de leite, que é o primeiro alimento que o bezerro consome logo depois que nasce. Como resultado, com um leite melhor, a engorda logo nas primeiras semanas é maior.

 

Como oferecer virginiamicina para vacas de cria

Diretamente no cocho, em nenhuma atividade a mais na lida. A gente sabe muito bem como é o dia a dia de uma propriedade. Então, amigo produtor, quanto mais facilidade, melhor para você e sua equipe.

Você oferece a virginiamicina junto à ração própria para vacas de cria. São dois objetivos em uma única ação: alimentação e nutrição. O melhor deixamos para te contar agora. Você mesmo pode produzir essa ração. Clique aqui e ganhe a receita grátis. Dessa forma, suas vacas trarão um resultado maior logo na próxima temporada.

 

Colostro para bezerros

E não esqueça de inserir o colostro na sua estratégia nutricional. Esse líquido vale ouro e é considerado a primeira vacina do animal ao proporcionar imunidade contra parasitas, vermes e bactérias que causam desnutrição e diarreia que podem levar o animal à morte. Entenda mais: Quais os benefícios do colostro bovino?

 

matriz e bezerros
Quanto mais bem nutrida a matriz, maiores as chances de aumentar o número de bezerros da propriedade. – Foto: reprodução/@neloreboi

Melhor época para nascimento de bezerros

 

A melhor época para o nascimento dos bezerros é na seca. Pode parecer estranho, pois é um período que o pasto não está em quantidade e qualidade suficientes para uma boa engorda. Porém, amigo produtor, a base da alimentação do bezerro nas primeiras semanas de vida é o leite gerado pela matriz. Mas a principal justificativa vem agora: os bezerros nascem com imunidade fraca e nas águas, a infestação de vermes e parasitas é maior. Para não correr o risco de perder o animal por essas doenças, planeje o nascimento para os meses sem chuva.

Outro motivo é que nas águas, como já dissemos, o pasto está no ápice nutricional. Então, durante a gestação, momento de formação do bezerro no útero, a vaca tem acesso a forrageira nutritiva, além do sal, ração e virginiamicina aliados no cocho. Algumas propriedades até separam as áreas com o melhor pasto para a vacada prenhe.

Quando a vaca consome elementos fundamentais para a boa formação óssea do bezerro, como o cálcio e o fósforo, o sucesso ao fim da temporada de reprodução é certo.

 

Recuperação das matrizes no período pós-parto

 

A recuperação no período pós-parto faz parte de uma boa estratégia de reprodução. Em primeiro lugar, proporciona bem-estar para a vaca. Em segundo lugar, ao estar recuperada de um parto mais rapidamente, as chances de uma gestação seguida com sucesso aumentam. E só para esclarecer, o tempo médio de uma gestação bovina é em torno de 290 dias, segundo a Embrapa.

Lembra-se do pasto-maternidade que citamos lá no começo do texto? Essa estrutura também faz parte de uma boa recuperação. Longe da agitação do rebanho e dos outros animais, a vaca tem mais condições de se recuperar e, em breve, entrar na próxima estação de monta ou até mesmo por protocolo de IATF.

Para a recuperação mais rápida, a nutrição também entra como estratégia para atuar no organismo, preparando a matriz para a próxima gestação, ao repor os componentes e elementos perdidos no pasto. Com isso, problemas como distocia bovina e retenção de placenta são reduzidos.

 

Aprenda mais

 

Aprenda muito mais dicas e informações fáceis para melhoria da sua produtividade. No canal da Boi Saúde no YouTube, você encontra mais de 100 dicas com acesso 100% gratuito. Todo o conteúdo foi pensado para que você aumente seu lucro. Clique aqui, inscreva-se no canal e nos acompanhe.

E antes de encerrar a leitura, escreva nos comentários como a reprodução da sua propriedade é planejada.

 

Referências

Nutrição na cria. Boletim Técnico. Phibro Animal Health Corporation.

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*

×