Pecuária: erros que impedem a engorda do gado

 
banner banner
 

Gado que não engorda resume-se a uma única palavra: prejuízo. Se você é aquele pecuarista que faz tudo o que os bons princípios da pecuária indicam e mesmo assim as arrobas não sobem na balança, sentimos dizer, mas você está perdendo dinheiro. A pecuária é feita de detalhes, desde os mínimos, até os mais complexos. Erros acontecem e eles precisam ser corrigidos. Na verdade, eles devem ser eliminados em caráter de urgência, se você não quer que sua propriedade declare falência.

Como não queremos que isso aconteça com você, separemos os erros mais comuns que impedem uma produtividade adequada, a ponto de deixar o seu fluxo de caixa no azul. E como citamos, são detalhes que precisam estar programados e muito bem planejados. Com esforço e dedicação você conseguirá mudar a sua realidade e entrar para o time de fazendeiros ricos. Quer fazer parte desse grupo? Então, leia as nossas orientações abaixo agora!

 

 

Neste conteúdo, você terá acesso aos temas:

 

 

Erros simples e mais comuns da pecuária

 

Escolha de animais

O melhoramento genético é um dos grandes diferenciais de um fazendeiro de sucesso. No momento de aquisição, analise as características corporais, principalmente se você atua com a reprodução na propriedade. 

 

Falta de manejo no pasto

Na seca e nas águas, mantenha o pasto saudável para evitar a degradação e faça com que a forrageira ofereça um bom índice nutricional, de acordo com a espécie. Adubos e fertilizantes fazem parte da rotina. Cigarrinhas, cupins, ervas daninhas, plantas venenosas são inimigos da pecuária. Por isso, estabeleça um plano de cuidados para o pasto. 

Estude mais a fundo:

 

Achar que suplementação é besteira

Suplementação não é artigo de luxo. Todos os produtores devem usar, desde os pequenos até os maiores fazendeiros. Se você quer entrar no time de produtores ricos, mude sua mentalidade de que os suplementos são dispensáveis. Os mais usados como o sal mineral, sal proteinado, ureia e virginiamicina têm benefícios comprovados por meio de estudos e pesquisas, inclusive, são indicados por entidades como a Embrapa. 

 

 

Limpeza da propriedade

Muitos deixam esse processo de lado, mas lama, excesso de fezes, acúmulo de lixo, presença de animais roedores e transmissores de diversas doenças transmitem doenças graves aos animais. E vamos concordar, essa tarefa não é das mais difíceis, não é mesmo? 

 

Erros considerados médios

 

Não planejar a alimentação na seca

Muitos produtores só lembram da importância desse planejamento quando a seca está quase na porta. Ainda nas águas, comece a produção de silagens. Existem diversas opções que salvam os rebanhos da falta de pasto e que podem ser cultivadas e produzidas na propriedade. Na época sem chuvas, adicione ureia e termine o período sem prejuízos na balança. 

 

Não seguir os princípios do bem-estar animal

Animal estressado não engorda. Ao liberar cortisol, hormônio do estresse, o gado não come e não produz. Com isso, todo o investimento vai por água abaixo. Oriente sua equipe para deixar a violência de lado. Além dos maus tratos, outros fatores como exposição ao calor e frio em excesso, falta de água e alimentação impactam nos resultados finais. 

 

Descuidar da sanidade animal

Para que ter gado e deixá-lo sujeito a doenças? As vacinas estão aí e são tão importantes que o MAPA tem um calendário próprio para a imunização. As vacinas protegem os animais de doenças graves que além de serem transmitidas para outros animais, causando dor e sofrimento, trazem impactos econômicos como embargos. 

Programe-se: Calendário sanitário para bovinos: como planejar. 

 

Erros mais graves na pecuária

 

Distribuir as tarefas dos peões de forma desigual

Se você tem uma equipe de funcionários e não faz um planejamento com a função de cada um, sentimos lhe dizer, mas você está gerenciando mau seu negócio. Com certeza, a folha de pagamento tem um peso no seu caixa. Por isso, você precisa fazer com que cada centavo tenha sentido. Já que a propriedade se organizou a ponto de contratar mão de obra, o que é muito importante, vamos entender qual o melhor processo para distribuição de tarefas a ponto de todas serem cumpridas.

Faça uma reunião no começo de toda semana. Indique o que cada um terá para fazer. Converse sobre como estão as atividades e se estão com alguma dificuldade. Compartilhe as metas de arroba. Se puder, implemente premiações. Caso a propriedade bata a meta de arrobas ou até mesmo a ultrapasse, os peões serão recompensados. Esses prêmios poderão ser em dinheiro, folgas, aparelhos de televisão, celular. Apenas se organize para prometer prêmios que realmente possa arcar.

 

pecuária
A pecuária de sucesso é feita de detalhes. Elimine os erros e seja destaque na atividade. – Foto: Rubens Ferreira/@fotodeboi

Não planejar as atividades que serão realizadas

Cada um faz o que quer e quando dá. Sua pecuária está assim nesse momento? Então, a partir do próximo domingo você vai fazer o seguinte: começar a segunda com todas as tarefas da semana organizada.

Algumas sugestões são:

Abastecimento do cocho: horários, quais suplementos serão oferecidos, qual tipo de ração. Leia: Melhor horário para abastecer o cocho para ração de bovinos. 

Ração e suplementos: há quantidade suficiente para a semana? Há necessidade de compra? Vai faltar sal? Então, faça o seu na propriedade. Confira a receita com modo de fazer e os ingredientes clicando nos links abaixo:

Acompanhamento e medicamentos: A propriedade tem alguma animal doente ou que precisa de acompanhamento, como vacas em fase de pré-parto ou bezerros recém-nascidos?

Higiene: remoção do acúmulo de fezes, varredura no pasto para checar parasitas e plantas invasoras, excesso de lama e lixo.

Existem outras atividades que fazem parte da rotina e que entram no planejamento semanal. Por exemplo, aplicação de vacinas, pesagem e negociação para compra e venda de gado que será nosso próximo tópico.

Para se organizar melhor, além da semana, faça planejamentos mensais e anuais. Quanto mais organizada, menos erros e mais lucro.

 

Não acompanhar o mercado da pecuária e não saber o momento certo para negociação

Amigo produtor, estar bem informado e por dentro do mercado te coloca à frente de muitas outras propriedades. Entender os números, acompanhar cotações, checar qual o preço da arroba do dia, te assegura a fazer melhores negócios.

Quando você sabe qual foi o preço da arroba das últimas semanas entende se é possível esperar uma melhoria ou se é o melhor momento para negociação. Não pague para trabalhar! Se tiver a oportunidade de aguardar o melhor preço, espere!

Os produtores que conseguem negociar quando o preço está em alta devido a falta de oferta no mercado estão entre os que lucram mais. Algumas entidades como CEPEA/Esalq, Scot Consultoria, entre outras, liberam a cotação da arroba e do leite todos os dias logo cedo. Então, antes de partir para a negociação e assinar o contrato, verifique se realmente esse será um bom dia para essa ação.

 

Deixar de lado o fluxo de caixa e não atualizar as finanças da propriedade

Qual é o seu lucro do mês passado e quais foram os custos para manter a produção nos últimos 30 dias? Claro que você não precisa ter esse número decorado. Mas ter um documento no qual você consulte e saiba a resposta é uma questão obrigatória na pecuária.

Como saber se o seu negócio está dando certo se nem ao menos o lucro você sabe? É realmente uma situação muito grave e urgente para ser resolvida.

A orientação é simples e direta: toda vez que você comprar para a produção, pagar contas (funcionários, luz, água, veterinários), investir em suplementos ou em novos animais, tome nota. Isso também deve acontecer quando cai aquele dinheiro tão esperado na conta. Dessa forma, você terá condições de cortar gastos sem sentido e focar em melhorias que realmente trarão o resultado esperado na sua pecuária.

Existem diversas formas de você fazer esse tipo de controle. A mais prática e fácil é por meio de uma planilha própria para a nossa atividade. Baixe seu modelo grátis de uma planilha para controle de contas própria para a pecuária desenvolvida pela Boi Saúde. É só clicar aqui e receber a sua sem pagar nada.

 

 

A partir de hoje, foque com empenho na sua pecuária

 

Com todos esses erros eliminados, você será capaz de ser um pecuarista de sucesso e conquistar suas metas e objetivos pessoais. Em primeiro lugar, não desanime. Você tem o poder de organizar toda a propriedade, mesmo que leve um tempo. Em segundo lugar, os resultados positivos chegarão na medida que esses erros sejam totalmente revertidos. Paciência, trabalho duro e paixão. Esses três pilares irão fazer você chegar até onde deseja e ir além.

A Boi Saúde deseja que sua propriedade prospere cada vez mais. Que tal estudar todos os dias? Um vídeo com menos de cinco minutos tira suas dúvidas sobre produtividade e como melhorar seu negócio. Um vídeo por dia vai te proporcionar muito conhecimento ao fim de um ano. E isso é algo que ninguém poderá tirar de você. Então, amigo produtor, clique nesse link, acesse nosso canal do YouTube, inscreva-se e ative as notificações. Vamos juntos mudar a sua realidade agora mesmo!

 
banner banner
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

×