Suplemento mineral para bovinos de leite

O uso do suplemento mineral tem diversos benefícios na pecuária. Quando se trata de gado de leite, pode potencializar toda a produção.

Quer saber como? Fique nesta dica e aprimore seus conhecimentos com a Boi Saúde.

Abaixo você terá acesso a respostas das perguntas mais frequentes sobre o tema. E se o que você procura não está aqui, navegue mais pelo nosso blog. Ou, deixe um comentário. Em breve, iremos te responder.

Agora te desejamos boa leitura. E que com essa dica, sua produtividade aumente cada vez mais.

 

Porque devo usar o suplemento mineral?

O que o suplemento mineral? É baseado no oferecimento de compostos suplementares não encontrados na pastagem e ração. São complementares não só na alimentação, mas também na nutrição dos bovinos  O papel principal é evitar a perda de peso. E ainda manter o gado sadio a ponto de estimular e aumentar a quantidade de leite produzido.

Como são classificados os minerais? São duas classificações: macro e microelementos. Os macroelementos são cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Já os microelementos são cobalto, cobre, ferro, iodo, manganês, molibdênio, selênio, zinco.

 

 

suplementacao gado de leite - Suplemento mineral para bovinos de leite
Suplementação mineral para bovinos de leite tem impacto direto na produção. – Foto: Reprodução Internet

 

O pasto não é suficiente? Sabe-se que apenas com o pasto é impossível atingir as metas de produção estabelecidas pelo mercado. Por isso, a suplementação mineral é considerada obrigatória. A variação dos nutrientes do pasto depende muito da região, clima, solo e espécie. Por mais que a sua pastagem seja nutritiva, não oferecerá todos os nutrientes de forma igual e completa, conforme a necessidade do seu gado.

Para saber quais nutrientes faltam no seu pasto, confira: Análise de solo: por que fazer na sua propriedade.

Qual o mineral que mais sofre deficiência no pasto? O fósforo é o mineral mais importante na pecuária leiteira. Quando há falta do elemento, o gado sofre com sintomas que proporcionam uma saúde e desempenho inadequados, abaixo do esperado. Entre os problemas causados, estão:

  • perda de peso, pois reduz o apetite;
  • queda na produção de leite;
  • fraqueza;
  • baixa fertilidade;
  • apetite depravado;
  • morte prematura.

Porém, todos os outros componentes já citados acima são de extrema importância. Eles agem de forma complementar um com o outro.

Saiba mais: Por que devo oferecer cálcio e fósforo para bovinos?

 

Como utilizar o suplemento mineral?

Onde devo instalar o cocho para melhor aproveitamento? Estar em um lugar de fácil acesso sempre. Sem lama, água ou lixo ao redor. Com cobertura para proteção da chuva, já que a umidade empedra o sal. Deve sempre estar com suplementação e nunca vazio. Além disso, precisa ter espaço linear suficiente para todos os bovinos se alimentarem ao mesmo tempo. Dessa forma, todos irão consumir de forma igual e o riscos de conflitos e disputas serão eliminadas.

Complemente:

Qual a dosagem ideal?  Para encontrar o consumo animal/dia, coloque uma quantidade de sal e após a ingestão, divida pelo número de animais e pelos dias de consumo. Por exemplo: Faça a divisão de 10kg/35animais/3 dias. Neste caso o consumo será próximo de 90 gramas/dia.

E no período da seca? A quantidade é a mesma. O alerta é que a suplementação deve ser oferecida durante todo o ano. Não apenas no período da seca. É a melhor forma de evitar grandes prejuízos. Dessa forma, na fase mais difícil para manter o peso, o animal já estará com o organismo bem cuidado e protegido.

No período das águas, quando acontece a reprodução, a produção é intensificada, o uso da suplementação mineral deve ser reforçado. Quanto maior o esforço, maior a necessidade de nutrição.

E mais que oferecer o suplemento mineral adequado, a ração no cocho também merece atenção especial. Confira: Ração para gado de leite: aprenda como fazer.

 

Como escolher

Como escolher para a compra? A principal informação que o produtor deve averiguar no momento da compra é a composição nutricional. Pois a formulação precisa conter todos os itens que a pastagem da propriedade não proporciona aos bovinos.

Para saber sobre quais componentes o solo da pastagem é pobre, basta fazer uma análise. Para isso, acione a vigilância sanitária local, pois algumas oferecem esse tipo de serviço. Ou até mesmo empresas particulares. O custo não é muito alto e conhecer a deficiência é fundamental para complementar a alimentação com o sal mineral correto.

Se houver rejeição do gado, o que posso fazer?  O produtor pode fazer uma mistura com o sal mineral, agregando melaço de cana, farelos, milho, levedura. Ou até mesmo, alguns produtos que auxiliam e mascaram o sabor intenso do sal. O que ajuda a rejeição e também faz com que o gado não o consuma em excesso.

Evite a rejeição com as orientações:

 

Quer entender mais sobre sal mineral? Acesse a dica: Sal mineral deve suprir necessidade nutricional de cada região.

 

Suplemento é um assunto que te interessa? Confira outras opções:

Não pare por aqui! Quer saber mais sobre pecuária? Acesse nossas dicas em vídeo. Conteúdo rápido e prático para você melhorar seu lucro. Clique: Boi Saúde no YouTube.

 
Total Leite Premium - Suplemento mineral para bovinos de leiteTotal Leite Premium mobile - Suplemento mineral para bovinos de leite
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*