Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária

A ureia é um ótimo componente para a pecuária. Por ter bom valor de mercado, pode salvar muitas propriedades em momentos econômicos críticos e evitar a perda de peso do gado. Além da ureia pecuária, a mais indicada para uso com bovinos, a ureia protegida está cada vez mais popular. Será que esse tipo pode ser oferecido aos animais?

Existem diferentes tipos de ureia, amigo produtor, por isso, fique sempre atento na compra. Atualmente, apenas duas são indicadas para o consumo do gado: a ureia pecuária e a protegida. Para saber os demais tipos, acesse a dica: Diferença entre os tipos de ureia: qual usar na pecuária?. 

Ao ser inserida na alimentação de ruminantes, a ureia reduz os custos ao elevar o consumo de alimentos volumosos, aqueles que são ricos em fibras e pobres de energia.

Assim que o produtor toma a decisão de oferecê-la ao cocho, precisa adaptar a propriedade, principalmente o cocho, para evitar a intoxicação quando chove. A dose diária também deve ser monitorada. O foco é sempre ter mais produtividade. Todos esses cuidados são necessários, pois o uso indevido pode levar o animal à óbito. E isso é prejuízo na certa.

 

ureia protegida - Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária
Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária. – Foto: Reprodução Internet

O que é ureia protegida?

 

A ureia protegida nada mais é que a ureia pecuária. Porém, tem um diferencial muito significativo. Quando entra em contato com água, não causa a intoxicação. Isso porque tem uma camada revestida que pode ser de cera vegetal ou polímeros.

A liberação do nitrogênio no organismo do animal também é mais lenta. Essa ação pode melhorar o desempenho do animal, com eficiência, economia e aumento da produtividade.

Um alerta importante é que a intoxicação pelo contato com a água não acontece, no caso da ureia protegida. Mas a dosagem acima do indicado por sim causa a intoxicação. Ainda, não ofereça aos animais famintos.

A dosagem não pode ultrapassar 49 g/100 kg de peso do animal/dia.

O custo é maior que a ureia pecuária devido ao revestimento em torno do grão. Para saber qual é o mais benéfico para sua propriedade, faça a comparação de preço e também da cobertura do cocho, que é obrigatória. Mesmo com o uso potencializado na seca, é importante ter o cocho preparado para possíveis chuvas.

Para te ajudar a tomar a decisão, acesse: Vale a pena cobrir o cocho?.

 

Referência:

Recomendações técnicas para a utilização da ureia pecuária na alimentação animal. Embrapa Cerrados, 2000.

UTILIZAÇÃO DE UREIA PROTEGIDA SOBRE O DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE BOVINOS CONFINADOS” Osli Barreto Camilo Júnior. Orientação: Clayton Quirino Mendes, Brasília, 2014. Monografia – Universidade de Brasília / Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2014.

 
Programa de Máxima Rentabilidade - Diferença entre ureia protegida e ureia pecuáriaPrograma de Máxima Rentabilidade mobile - Diferença entre ureia protegida e ureia pecuária
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*