Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteiras

O manejo é essencial em todas as atividades da pecuária. Como a reprodução é o foco de muitas propriedades, adequar toda a estrutura e também a forma de lidar com as matrizes é a garantia de bons resultados. Nesta dica, vamos abordar o manejo pré parto de vacas de leiteiras.

Quando as vacas são destinadas à produção de leite, o pecuarista responsável precisa elaborar planos e estratégias que serão resultado de um bom produto.

E quando se trata das matrizes, nenhum detalhe pode ficar de fora. Desde a estação de monta até a desmama, todo o processo demanda de um manejo focado em alimentação, nutrição e bem-estar animal.

 

Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteiras

 

Assim como todas as fases da gestação, a que antecede ao nascimento do bezerro também precisa de manejo.

Neste caso, estamos focando em vacas leiteiras. Então, além da reprodução, existe também todo o cuidado com o leite que é produzido.

A higiene nem precisamos comentar, não é mesmo? Mais que manter doenças longe do seu gado, garante que o produto não será contaminado.

Manter a temperatura corporal ideal é outro foco de atenção. E que faz parte do manejo pré parto de vacas leiteiras. O objetivo é evitar o estresse térmico.

As vacas leiteiras podem ter a produção afetada em épocas de calor intenso como o verão. Além de sombras oferecidas por árvores plantadas no pasto.

O calor tem reflexos até na taxa de fertilidade, sabia? Confira aqui: Descubra a importância da sombra na pecuária.

E por falar estresse, não é só o por calor que precisa ser evitado. O manejo deve ser tranquilo e sem choques ou demais que causam dor, sofrimento e medo.

Agora, vamos partir para um dos tópicos principais: a alimentação e nutrição.

 

manejo pré parto de vacas leiteiras 1024x918 - Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteiras
Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteiras – Foto: Rubem Ferreira/foto de boi.

Manejo pré parto de vacas leiteiras: Alimentação 

 

No período pré parto, a nutrição não pode ficar de fora. O principal motivo é o escore corporal e a atuação na formação do bezerro.

Porém, mais que essa atenção, o leite produzido também merece a qualidade esperada pelo consumidor.

Uma das formas de proteger o organismo da matriz, garantir boa formação do bezerro e fazer com que o leite seja adequado, o uso da virginiamicina com a monensina sódica.

Esses dois suplementos podem ser oferecidos diretamente no cocho, de forma prática, viabilizando todos os demais cuidados.

Cada um tem função diferente, porém, complementares. Se você ainda não sabe a diferença entre as duas, confira: Diferença entre monensina sódica e virginiamicina.

 

Receitas de ração para potencializar a nutrição 

 

A Boi Saúde oferece duas opções de receita que atende as necessidades nutricionais para cada fase da vida da matriz:

 

Outros conteúdos sobre parto: 

 

 
Se você prefere dicas em vídeo, acesso nosso canal: Boi Saúde no YouTube.

Toda semana, novas dicas sobre pecuária são publicadas para você melhorar a sua produtividade!

 
Total Leite Premium - Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteirasTotal Leite Premium mobile - Cuidados no manejo pré parto de vacas leiteiras
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*