Não é porque sua propriedade é pequena que seu lucro precisa ser baixo. Ter estratégias que te façam ganhar mais dinheiro, te dará condições de progredir e aumentar sua extensão de terras e o número de cabeças de gado. E não pense que para ter um lucro maior, precisa de grandes investimentos. Alguns passos são fundamentais e você aprende quais são eles aqui, todos focados no lucro de pequenas propriedades que trabalham com gado.
5 passos para ganhar mais dinheiro em pequenas propriedades que criam gado
- Tenha uma agenda
- Não deixe seu gado doente
- Tem pasto de sobra? Guarde para a seca
- Inove dentro do seu orçamento
- Sonhe alto, mas tenha os pés no chão
Agora, confira os detalhes de cada um desses itens.
1 – Tenha uma agenda
Planejar o presente e o futuro contam muito para quem tem como meta crescer na pecuária, mesmo que no momento, tenha uma propriedade pequena. Ter muito bem organizado o que você vai fazer não apenas nos próximos dias, mas também nos meses seguintes, te garante maior desempenho e até mesmo segurança.
O desempenho acontece, porque você não deixa nenhuma atividade sem ser executada. Mais que manter o gado alimentado, é preciso oferecer nutrição, que não pode faltar no cocho. Com isso, ter um controle de estoque de sal, evita que os bovinos fiquem sem consumir e garante a conquista das arrobas planejadas.
Sobre a segurança, sabemos que preços de insumos e alimentos sobem e descem, como isso, saber o que fornecer em cada época do ano, facilita a compra antecipada e a garantia de bons descontos.
2 – Não deixe o gado doente
Donos de pequenas propriedades têm uma vantagem: acompanhar o comportamento do gado e identificar uma doença logo no começo é muito mais fácil quando comparado com rebanhos grandes.
Qualquer comportamento identificado como anormal deve ser investigado, pois doenças graves começam com sintomas muito sutis e pequenos. Falta de apetite, dificuldade de locomoção, apatia, perda de brilho no pelo e nos olhos e o mais agravante, perda de peso são alguns deles.
Quando um produtor não identifica que um bovino está doente, o animal fica em sofrimento por mais tempo, e a duração do tratamento pode ser maior, assim como os custos veterinários.
Sem contar que muitas doenças da pecuária são virais, ou seja, se espalham rapidamente, principalmente em sistemas de confinamento, quando os animais ficam mais próximos uns aos outros. E mais que identificar, isolar e tratar adequadamente, a prevenção é fundamental. Afinal, a perda de animais por doenças é um dos piores prejuízos que pequenas propriedades podem enfrentam.
- 5 problemas que mais causam prejuízos na pecuária;
- Morte súbita em bovinos: 5 principais causas;
- O que fazer quando bezerro não consegue se levantar
A prevenção é muito mais barata e simples, começando no cocho, ao oferecer nutrientes que fortalecem o organismo como o sal mineral nas águas e sal proteinado na seca.
3 – Tem pasto de sobra? Guarde para a seca
Propriedades com pasto abundante devem aproveitar essa oportunidade para ter alimento garantido na seca. Um método simples e barato é a silagem de forrageira.
Quando produzida aos poucos durante as águas e quando a pasto está no seu ponto mais nutritivo, o gado tem alimentação garantida e que dará mais progressão para a engorda. O importante é que o estoque seja feito de forma correta para garantir que a silagem não mofe e não perca as qualidades nutricionais.
- Silagem de capim para gado;
- Sal mineral, proteinado e ração: saiba como armazená-los;
- Como fazer silagem de capim elefante?
4 – Inove dentro do seu orçamento
Ter um planejamento financeiro para indicar como anda a saúde do seu negócio é importante. E é um hábito que deve começar agora, pois quanto maior o negócio, maiores são os investimentos e demandas para manter a propriedade em funcionamento.
Quando se trata de finanças, ter manter o fluxo de caixa verde é uma das prioridades. Entendemos que nem sempre é possível, e quando chegar ao vermelho, sente e replaneje os gastos. Corte o que não é prioridade e deixe apenas o que é literalmente fundamental para manter as funções que garantem a engorda.
E desde o início, com o saldo positivo, não deixe de inovar. Com estudos, mas inove. Saber o momento certo para expansão e compra de novos maquinários é importante, mas foque em primeiro lugar no que te dará um retorno mais rápido como a venda de animais com mais qualidade.
Um desses investimentos, você tem com a virginiamicina. Ao utilizar diretamente no cocho, você melhora o rendimento do gado, pela atuação direta na digestão. Ou seja, tudo o que o gado consome no pasto ou no cocho, como ração e sal, são mais e melhores absorvidos pelo organismo do gado, aumentando o peso, rendimento de carcaça e índice de gordura. E quem não quer comercializar um gado de qualidade disputado pelo mercado?
Se essa é sua meta, passe a incluir a virginiamicina como um investimento prioritário na sua pecuária.
5 – Sonhe alto, mas tenha os pés no chão
Sonhar nunca é demais e você tem esse direito. Aliás, qual produtor rural não sonha em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a família? Nós assinamos embaixo esse sonho, mas queremos que a realidade esteja 100% presente na sua rotina.
Sonhos e metas são realmente importantes, afinal, para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve. Por isso, tenha foco! Mesmo em momentos difíceis, não desista. Refaça planos, se necessário, analise onde estão os erros e corrija-os. Há sempre um caminho para seguir e se reerguer.
E você pode contar com a Boi Saúde para construir seus planos e metas. Todas as nossas orientações são gratuitas e focadas no aumento do desempenho animal, para que o lucro seja maior a cada ano na sua propriedade!
Acesse mais conteúdos:
- Propriedades rurais pequenas: como aumentar o lucro?;
- Como criar cabeça de gado com lucro no Brasil;
- Margem de lucro com gado de corte